Gravar PDF no postgreSQL

Boa Tarde galera. Estou tentando encontrar algum tutorial que me ajude a desenvolver um arquivo PDF através de um formulário, e ao clicar em gerar ele geraria o PDF e armazenaria no banco de dados. É possível isso, se alguém tiver alguma dica agradeço. Obrigado.

Vc vai salvar o PDF ou o Caminho do PDF?

Não salva no banco. É só abrir direto no browser sempre que alguém querer baixar o .pdf em questão.

Aqui um exemplo simples:

é possivel vc salvar os bytes de um arquivo pdf no banco de dados sim.

mas isso traz tantos problemas que eu não aconselho.

vc vai ter uma carga muito forte no banco ( leitura e escrita ), vc tem a questão de lock de tabelas, etc.

fica muito mais simples vc salvar no banco o caminho do arquivo e salvar o arquivo em si em um storage compartilhado. servir um arquivo estatico é muito mais facil do que ler bytes e remontar um arquivo.

a unica justificativa é se vc não tem esse storage compartilhado entre seus servidores E se o seu banco de dados não é um gargalo no seu sistema. ainda assim eu acho mais facil corrigir isso numa aplicação que ja existe do que usar o banco de dados para armazenar isso.

se for absolutamente necessario, pense em ter uma tabela só pra isso. e boa sorte.

o PDF

Entendi, vou procurar mais dicas, obrigado

obrigado

Opa Robson
Segue um artigo :slight_smile:

obrigado