Fala pessoal tudo beleza?
Seguinte estou um uma p**a dificuldade em gravar um registro em uma tabela e em outra q usa chave estrangeira. O esquema é o seguinte:
Tenho uma tabela com os usuarios do sistema e um campo dela chama código (int auto_increment) e tenho também uma outra tabela que guarda os privilégios para o cada usuário (com uma chave estrangeira cod_user que é o que falei da outra tabela).
O que eu quero, assim que eu incluir um usuário no sistema ele já inclui esse usuario na tabela de privilegios com os valores default que já estão no banco.
Alguém pode me ajudar com isso? Eu nao estou vendo uma maneira de gravar por causa desse bendito codigo… rsss…
Abraços…
Bem você pode fazer o seguinte, inserir na tabela usuário depois pode dar um select max pegando o último código inserido (não use dessa forma caso você insira muitos usuários ao mesmo tempo, não é seguro) após pegar o código insira na tabela de privilégios com os valores que você quer… Simples…
abraços.
Obrigado pela resposta amigo.
Eu tinha pensado em fazer dessa maneira, para o que eu estou fazendo resolve, mas se for um sistema utilizado por vários usuários isso vai me dar problema. Se eu fizer desse modo eu teria que dar um select antes pegando o maior numero e inserindo. Ai fica fácil mesmo… Foi isso né que quis dizer?
Mas ai fica aquele problema que você mesmo citou… Tem alguma outra ideia amigo? Eu to perdido é a primeira vez que faço isso (noob, rsss…).
Grande abraço
Sim essa é idéia mesmo você dar um select max após a inserção…
Um outra forma seria usando sequencias, generators… mas isso depende do banco que você esta usando…Mas caso seja pouca movimentação utilize dessa forma mesmo… Pois a chance de você ter problemas é pequena…
Abraços…
bendito seja vc!!1 kkkk… Estava procurando essa palavra e nao lembrava, os generators, vou dar uma relembrada neles… Mas eu acho que vou acabar usando o esquema do select max mesmo… Menos trabalho, é para um trabalho de facul isso…
Agradecido novamente amigo… Precisando de algo, soh entra em contato (assinatura)…
Abraço…
rsrsrs… Falou…
Coloque o caso tenha esclarecidos suas duvidas coloque o tópico como resolvido…
Abraços…
Qualquer duvida posta ai…