Green IT com virtualização de servidores - Benefícios e Riscos de Implantação

Basicamente, quando se fala em virtualização de servidores vem na cabeça a redução de custos com hardware e servidores. Este é o benefício mais fácil de ser percebido após uma boa implantação de um projeto de virtualização. Um benefício muito importante e pouco percebido está relacionado ao que pode ser chamado de [color=green]Green IT[/color] (TI Verde). TI Verde significa pensar na Tecnologia da Informação de forma sustentável através da definição e utilização de métodos que ajudem a preservar a natureza, seja através da diminuição de substâncias químicas na produção de equipamentos e/ou do descarte inteligente de equipamentos eletrônicos, reciclagem e, quando possível, reuso de materiais, dentre outras ações.

No caso da virtualização, um benefício Green IT bem claro é referente à economia de energia através da eficiência energética que a virtualização proporciona. Projetos de virtualização podem ajudar organizações que estão em busca ou que pretendem manter a certificação ambiental ISO 14001, pois um projeto como este evidencia a responsabilidade ambiental da organização. Esta ISO faz parte da série ISO 14000 que contém uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental.

Além destes benefícios citados, é possível obter: leia mais

Os regulamentos são cada vez mais determinantes nas decisões empresariais, questão de sobrevivência. A ISO 14001 é a bola da vez no mundo de padrões ISO, pois ajudam as empresas a cumprir tal obrigações, reduzindo(de quebra) riscos e custos operacionais. O exemplo da virtualização é interessante, pois ilustra de maneira simples as ações para atender as normas, manter a “TI Verde” e, por conseqüência, cumprir regulamentos obrigatórios.

Parabéns pelo artigo!