Greve dia 21/02

Finalmente esse sindicato está tentando fazer algo para nossa área, infelizmente a adesão vai ser baixa…

Pena que o principal ficou de fora, que é a regulamentação da área, enquanto isso, várias empresas nos tratarão como quebra-galhos.

[quote=naomeencontro]http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40343/40343

Finalmente esse sindicato está tentando fazer algo para nossa área, infelizmente a adesão vai ser baixa…

Pena que o principal ficou de fora, que é a regulamentação da área, enquanto isso, várias empresas nos tratarão como quebra-galhos.[/quote]

Perdoem-me por minha ignorância. Sinto muito por tocar neste assunto… mas preciso. Tenho que tocar numa ferida para entender algumas coisas…

Apesar de sabermos que não existe ‘falta de profissionais’ e que os salários estão realmente muito baixos, concordamos previamente em trabalhar por estes valores.
Acredito que a categoria seja formada por profissionais que são, por natureza, autônomos. Ou seja, nem precisaríamos de sindicatos e temos consciência de que escolhemos fazer o que fazemos por um salário previamente combinado.

Por isso, pergunto: Qual o motivo (jurídico e filosófico) de sermos obrigados à nos filiar a um sindicato (que muitas vezes não é capaz de nos representar) e pagarmos ao menos uma taxa anual a eles? A própria CF nos garante que ninguém deve ser obrigado a filiar-se a nada.

A adesão vai ser baixa porque a demanda é baixa na maior parte do país:

Os Sindicatos já não deveriam estar atentos à bolha que está estourando? Os sindicatos não deveriam ficar atentos ao ‘nepotismo’ citado no link acima? Os sindicatos não deveriam concentrar as ofertas e candidatos em um único site para evitarmos tais discrepâncias entre os estados?

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=naomeencontro]http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40343/40343

Pena que o principal ficou de fora, que é a regulamentação da área, enquanto isso, várias empresas nos tratarão como quebra-galhos.[/quote]

Perdoem-me por minha ignorância. Sinto muito por tocar neste assunto… mas preciso. Tenho que tocar numa ferida para entender algumas coisas…

Apesar de sabermos que não existe ‘falta de profissionais’ e que os salários estão realmente muito baixos, concordamos previamente em trabalhar por estes valores.
Acredito que a categoria seja formada por profissionais que são, por natureza, autônomos. Ou seja, nem precisaríamos de sindicatos e temos consciência de que escolhemos fazer o que fazemos por um salário previamente combinado.

Por isso, pergunto: Qual o motivo (jurídico e filosófico) de sermos obrigados à nos filiar a um sindicato (que muitas vezes não é capaz de nos representar) e pagarmos ao menos uma taxa anual a eles? A própria CF nos garante que ninguém deve ser obrigado a filiar-se a nada.

A adesão vai ser baixa porque a demanda é baixa na maior parte do país:

Os Sindicatos já não deveriam estar atentos à bolha que está estourando? Os sindicatos não deveriam ficar atentos ao ‘nepotismo’ citado no link acima? Os sindicatos não deveriam concentrar as ofertas e candidatos em um único site para evitarmos tais discrepâncias entre os estados?
[/quote]

Ao mesmo tempo em que a maior parte dos profissionais tenham um contrato PJ, ou de autônomos, acabam mantendo uma relação de empregado também, porque de fato não existe relação entre empresas, pela lei é proibido a contratação como “PJ” na área de negócio da empresa, e isso é mais culpa do governo do que qualquer outra coisa, porque ele não fiscaliza, apesar de ter recursos financeiros o suficiente para fazer essa fiscalização. Então o fato de alguém trabalhar como PJ não encerra o vínculo trabalhista por si só, logo não existe muito a conversa de profissionais liberais.

Os sindicatos são todos omissos, a começar pelo SINPD, e esse é um dos motivos do baixo salário e da baixa qualificação, pois nem um piso decente da categoria nós temos, e a maior parte das reivindicações pelas quais o sindicato está lutando, já recebemos, a impressão que eu tenho é que o SINPD luta pelos direitos das faxineiras que trabalham em empresas de TI, esse é um dos motivos pelo qual a adesão vai ser baixo, sem contar a falta de confiança nos sindicatos.

A questão por trás de filiar-se ou não é secundária, porque o problema não é pagar, mas sim pagar algo que não funciona e não serve para nada, porém acredito que nós, os profissionais, não podemos nos omitir e sabemos muito bem o impacto que uma paralisação de CPDs criaria, seria uma ótima resposta as empresas que vem sucateando nossos salários há muito tempo.

[quote=naomeencontro]
A questão por trás de filiar-se ou não é secundária, porque o problema não é pagar, mas sim pagar algo que não funciona e não serve para nada, porém acredito que nós, os profissionais, não podemos nos omitir e sabemos muito bem o impacto que uma paralisação de CPDs criaria, seria uma ótima resposta as empresas que vem sucateando nossos salários há muito tempo.[/quote]

Concordo contigo. Não podemos ser omissos.

Só que pelo número de profissionais que existem no mercado (culpa dos baixos salários), tal atitude poderá é resultar em muitas demissões. Os inexperientes e novatos do ramo seriam os primeiros a sofrerem.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=naomeencontro]
A questão por trás de filiar-se ou não é secundária, porque o problema não é pagar, mas sim pagar algo que não funciona e não serve para nada, porém acredito que nós, os profissionais, não podemos nos omitir e sabemos muito bem o impacto que uma paralisação de CPDs criaria, seria uma ótima resposta as empresas que vem sucateando nossos salários há muito tempo.[/quote]

Concordo contigo. Não podemos ser omissos.

Só que pelo número de profissionais que existem no mercado (culpa dos baixos salários), tal atitude poderá é resultar em muitas demissões. Os inexperientes e novatos do ramo seriam os primeiros a sofrerem.

[/quote]

Então, eu acho que uma quantidade x de serviço, precisa de uma quantidade y de pessoas para fazer, e como eu sei que as empresas na média tem menos funcionários do que precisam, elas não vão conseguir cortar muita gente não, acho que se houvesse fiscalização, elas seriam obrigadas a contratar mais, isso sim.

Discordo. Voce soh pode definir X e Y se: 1) a solucao ja eh conhecida (raro no caso de desenvolvimento de software), e 2) a capacidade de todas as pessoas eh conhecida (mais dificil ainda). O que eu vejo na pratica eh justamente o contrario: projetos com muito mais funcionarios do que precisam por conta de desorganizacao e/ou os profissionais mediocres. Fiscalizacao nao vai ajudar a resolver nenhum dos dois. Obrigar a contratar mais vai soh piorar as coisas.

É preciso muita cautela com greve em TI.
Se TI não for a atividade fim da empresa, então, TI é uma área com status diferenciado com relação a segurança, confiabilidade e responsabilidade.
Isso não quer dizer que a área não deva ou não tenha como fazer reivindicações.

Esse papo de greve não vai dar em nada pois a única coisa que funciona no sindicato é o desconto que eles fazem nos contra-cheque dos CLTs.

De qualquer forma , falta maturidade em nosso setor .

Vejo um monte de pessoas que são excelentes técnicos mas desprezam a experiência de pessoas que estão a muito tempo no setor sendo que
essas mesmas pessoas serão desprezadas no futuro.

Muitos aceitam trabalhar sem contrato.

Temos muita pirataria de software .

Muitas vezes não sabemos COBRAR um VALOR justo por nossos serviços.

Existe muita QUARTEIRIZAÇÃO .

Falta Educação , Falta Profissionalização e não vejo nos sindicatos pessoas interessadas em melhorar essa situação .

Discordo. Voce soh pode definir X e Y se: 1) a solucao ja eh conhecida (raro no caso de desenvolvimento de software), e 2) a capacidade de todas as pessoas eh conhecida (mais dificil ainda). O que eu vejo na pratica eh justamente o contrario: projetos com muito mais funcionarios do que precisam por conta de desorganizacao e/ou os profissionais mediocres. Fiscalizacao nao vai ajudar a resolver nenhum dos dois. Obrigar a contratar mais vai soh piorar as coisas.[/quote]

Não é questão de obrigar a contratar mais, é obrigar que as leis sejam cumpridas, você não pode contratar um funcionário pagando um salário baixo e obrigar a cumprir várias horas extras no mês. Se as empresas não tem capacidade de organizar um projeto, isso é problema delas, é falta de competência delas, mas essa falta de organização não pode ser descontada nos funcionários…

[quote=misterzire]Esse papo de greve não vai dar em nada pois a única coisa que funciona no sindicato é o desconto que eles fazem nos contra-cheque dos CLTs.

De qualquer forma , falta maturidade em nosso setor .

Vejo um monte de pessoas que são excelentes técnicos mas desprezam a experiência de pessoas que estão a muito tempo no setor sendo que
essas mesmas pessoas serão desprezadas no futuro.

Muitos aceitam trabalhar sem contrato.

Temos muita pirataria de software .

Muitas vezes não sabemos COBRAR um VALOR justo por nossos serviços.

Existe muita QUARTEIRIZAÇÃO .

Falta Educação , Falta Profissionalização e não vejo nos sindicatos pessoas interessadas em melhorar essa situação .

[/quote]

Pois é, existem várias falhas, desde o ministério do trabalho até gerentes de empresa que só servem para ganhar salários altos e realmente, nosso sindicato parece que vive na lua e também concordo que essa greve não vai dar em nada, mas aquela coisa, a incompetência do nosso sindicato não tira nossa necessidade de se mobilizar.

[quote=A H Gusukuma]É preciso muita cautela com greve em TI.
Se TI não for a atividade fim da empresa, então, TI é uma área com status diferenciado com relação a segurança, confiabilidade e responsabilidade.
Isso não quer dizer que a área não deva ou não tenha como fazer reivindicações. [/quote]

Pois é, tem que haver cuidado para não criar terrorismo, derrubar sistemas do SUS, por exemplo, causaria um impacto caótico em todo o sistema de saúde, mas mesmo sabendo disso, parece que os sindicatos não estão muito interessados em mostrar isso para o “sindicato patronal”

Nada é, por natureza, autônomo.

Mas nem precisa falar, só o fato de alguém vender sua mão de obra no mercado prova isso.

É de representação que me referia. Vender mão de obra é uma opção, não uma obrigação. Não me é imposto como devo negociar com clientes e patrões nem se devo ou não participar de Cartéis.

Por que alguém optaria por vender sua mão de obra no mercado quando poderia ganhar muito mais vendendo seu código?

Além disso, ele poderia abrir uma banquinha de cachorro quente, ou vender bolo na porta das escolas, ou ser pedreiro, ou rodar bolsinha… Se alguém tem um fonte interessante, ainda terá a opção de vender sua mão de obra pra quem achar melhor, pelo preço que quiser. Mesmo assim, isso não tem nenhuma relação com a obrigatoriedade de alguém representa-lo.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=JDesenvolvedor]
Nada é, por natureza, autônomo.
Mas nem precisa falar, só o fato de alguém vender sua mão de obra no mercado prova isso.
[/quote]

É de representação que me referia. Vender mão de obra é uma opção, não uma obrigação. Não me é imposto como devo negociar com clientes e patrões nem se devo ou não participar de Cartéis.
[/quote]

Só para constar, cartel é crime…

Além disso, ele poderia abrir uma banquinha de cachorro quente, ou vender bolo na porta das escolas, ou ser pedreiro, ou rodar bolsinha… Se alguém tem um fonte interessante, ainda terá a opção de vender sua mão de obra pra quem achar melhor, pelo preço que quiser. Mesmo assim, isso não tem nenhuma relação com a obrigatoriedade de alguém representa-lo. [/quote]

Ao meu ver a pessoa perde autonomia quando vende sua mão de obra no mercado.

Além disso, ele poderia abrir uma banquinha de cachorro quente, ou vender bolo na porta das escolas, ou ser pedreiro, ou rodar bolsinha… Se alguém tem um fonte interessante, ainda terá a opção de vender sua mão de obra pra quem achar melhor, pelo preço que quiser. Mesmo assim, isso não tem nenhuma relação com a obrigatoriedade de alguém representa-lo. [/quote]

Ao meu ver a pessoa perde autonomia quando vende sua mão de obra no mercado.[/quote]
Não ia me envolver nessa discussão, mas…
A primeira coisa é que o modelo de sindicalismo existente no Brasil, ainda hoje, é uma cópia do modelo proposto por ninguém menos que Benito Mussolini, isso mesmo, o líder fascista italiano. Além disso, o Brasil é o único país do mundo a tê-lo mantido após a queda deste regime. Além disso, é o único país que ainda obriga os trabalhadores a se filiarem a um sindicato definido por órgão governamental e não um à sua escolha e que melhor represente suas idéias. Além disso, é o único país a manter como obrigatória a contribuição sindical, aquela que surrupia 1 dia do suado trabalho no mês de abril.
E ainda querem que o(s) sindicato(s) represente o trabalhador?
(O trecho a seguir contém declarações baseadas em minha própria vivência, pode não ser 100% verdadeiro e nem refletir a realidade)
Até hoje, nunca vi um “sindicalista” fazer nada. Nunca vi eles trabalhando em suas funções na empresa. Como alguém quer representar uma classe, sem ser dela?
(Fim do trecho)
Pois bem, outro ponto que achei curioso é o discurso sobre mão de obra x produto.
Com um mercado tão amplo e complexo, ser freelancer pode até ser bom para alguns, mas, certamente não é para todos. Não há segurança nisso. Assim como não há em ser PJ ou CLT, porém, há uma grande diferença da última para as primeiras: a CLT (isso mesmo, essa baseada nos ideais de Mussolini) garante alguns privilégios. Cada um sabe o que lhe parece melhor (não que realmente venha a ser), mas vender a mão de obra pode ser sim, mais efetivo e lucrativo que vender o produto, afinal, nem todos são bons negociantes.

Segue link sobre a greve , será que os blackblocks irão aparecer :slight_smile:

http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40461/40461

Pelo que entendi, você não quer ser obrigado a precisar de sindicato. O que estou dizendo que a sua opção é vender o código no mercado.

Só é obrigado se filiar ao sindicato da categoria quem opta por vender sua mão de obra no McDonalds ou na Stefanini.