[quote=misterzire][quote=rmendes08][quote=misterzire]Posso falar do setor de informática por ser a área que trabalho mas de um modo geral as pessoas sempre acham a grama do vizinho mais verde .
Em informática estamos sempre desatualizados , precisamos trabalhar e estudar muito e no final das contas a maioria das pessoas recebem salários que não são compatíveis com o trabalho realizado.
Muito fácil dizer ATUALIZE-SE quero ver provar que esta ATUALIZADO em relação ao MERCADO. Principalmente recebendo um salario de 2K por mês.
Acho que os sindicatos não nos representam mas é melhor do que nada pois ao menos conseguem repor a inflação. Já trabalhei como PJ e sofria para conseguir repor minhas perdas salariais.
Meritocracia nas consultorias brasileiras nunca vi .As empresas mais organizadas até dizem que possuem um plano de cargos e salários mas na prática ocorre um monte de metas absurdas !
Profissionais medíocres estão em todas as áreas !
Acredito que Medicina , Advocacia e Engenharia estão a nossa frente por conta do BOM NÌVEL DE ENSINO e por conta de uma BOA REGULAMENTAÇÃO.
[/quote]
Bom, mas já que chegou no assunto da regulamentação, o que exatamente deveria ser regulamentado que já não o é ?[/quote]
A minha principal preocupação atualmente é que qualquer um pode trabalhar na área de TI ,Isso é ruim pois faz com que o setor fique cheio de curiosos.
Não tenho nada contra desde que a pessoa ESTUDE para isso. Por que só TI tem que ser diferente ? O negócio esta tão largado que qualquer pessoa formada em qualquer profissão pode assumir a vaga de analista de sistemas.[/quote]
Na boa mesmo ? Esse é argumento além de velho é furadíssimo. Primeiro, porque na atual situação qualquer um faz curso superior na área de TI, o que mais tem hoje em dia é gente com diploma em TI que não sabe fazer absolutamente nada.
Segundo, isso o que você descreveu se chama reserva de mercado, particularmente, eu não vejo nenhum embasamento legal para se criar tais reservas. A regulamentação da medicina, direito, engenharia, etc. existe antes de mais nada na atividade profissional: código de ética, normas técnicas, etc. Coisa que pelo menos até o momento, não existe em TI, em lugar nenhum do mundo (existem padronizações, que é diferente de norma).
Até hoje quando se fala em regulamentação da TI eu nunca vi ninguém tocar no assunto da normatização técnica, só se fala em criar reserva de mercado. Sendo assim, se nem de longe existe uma normatização da atividade, não há motivo algum para que se exija educação formal para exercer a profissão.
Enfim, particularmente não tenho nada contra greves. As empresas cometem/são coniventes com uma série de abusos: assédio moral, terceirizações ilegais, abuso nas horas extras, etc. Penso que sindicatos e greves são instrumentos válidos para garantir direitos mínimos para trabalhadores de TI ou de qualquer área. Por outro lado, sou bastante realista. Vivemos em uma economia de mercado e como o nome diz, que vai ditar o valor do salário é o mercado, pro bem ou pro mal. E aí eu começo achar engraçado, porque o sujeito passa a faculdade inteira praguejando do porque de aprender matemática ou física na faculdade e depois não entende porque a indústria nacional é tão atrasada e porque o salário não pode comprar as bugigangas importadas que poderiam ser feitas aqui.