GridBagLayout - ajuda com esta classe horrivel

Olá, meu projeto inteiro foi feito com null layout, e usei um código de redimensionamento do JFrame principal apra ficar em tela cheia e não perder a posição dos Components:

private void maximizaFrame()   
    {   
        Insets in = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenInsets(this.getGraphicsConfiguration());   
        Dimension d = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();   
        int width = d.width-(in.left + in.top);   
        int height = d.height-(in.top + in.bottom);   
        this.setSize(width,height);   
        this.setLocation(in.left,in.top);   
    } 

Porém, ao testa rm outros monitores a os components ficam feios, parecem “gordos” e estranhos e os JInternalFrames acabam não cabendo no DesktopPane do meu JFrame principal, então resolvi trocar tudo para o GridBagLayout.

Más como estou fazendo pelo designer do Netbeans, é HORRíVEL!!! TERRÍVEL, tudo que adiciono fica no centro da tela(padrão da posição do gribaglayout) eirrita, pq n sei arrumar issono arraste da paleta, não tem como eu arrumar o design e deixar bonito com um layout, agora estou desmotivado, pq vou precisar que este programa execute em outros PCs, o null layout estraga e nao consigo inserir o gridbaglayout pelo IDE Designer, entao como posso proceder? ou então, como desenhar no gridbaglayout pelo netbeans?

se fosse pelo eclipse te ajudava… nao curto netbeans…

Eclipse é mais facil fazer esssa parte de layout ?

pra mim é rsrs

é só criar uma gridbagLayout e gridBagConstants

aqui tem alguns exemplos

http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/gridbag.html