Olá Pessoal!
Meu nome é Kleber e sou desenvolvedor VB a muitos anos. Estou começando me aventurar nos dominios do Java e estou encontrando algumas dificuldades que talvez vocês, com maior experiencia, possam me ajudar.
Estou montando uma interface no Netbeans 3.6 usando o GridBagLayout. Fiz o seguinte: coloquei um JFame, selecionei o nulllayout, criei um JMenuBar que ficou no topo da janela e depois inclui 2 JPanels: um logo abaixo do JMenuBar e outro no canto esquerdo do JFrame.
Feito isso, “setei” o GridBagLayout. Quando rodo o programa, e maximizo a janela, o JMenuBar acompanha o tamanho da janela mas os 2 JPanels não.
Eu li que o Layout Managers servem para isso. Ele configura a janela e os objetos quando a mesma é redimensionada. Mas será que não fazem automaticamente !!!??? Está faltando configurar algo ???
Creio que seja pq seu JFrame estaja com o Null Layout.
K
KleberdeOliveira
Na verdade eu uso o nulllayout apenas para colocar os outros objetos no JFrame. Logo após estarem todos no lugar, mudo para GridBagLayout.
Kleber
brlima
Se eu fosse vc , dava uma lida a mais no gridBagLayout. Ele é bem complicadinho no começo, pois vc tem que marcar o que cada componente deve fazer num redimensionamento, onde cada um deve ficar… Dá uma liga na api. Nao tneho nenhum link aqui comigo, dá um look no google.
Abraços!
K
KleberdeOliveira
Desculpem minha pergunta de novato mas o Netbeans não arruma tudo isso automaticamente ?
Kleber
paulohbmetal
Olá Kleber, blz?Bom para que seus objetos redimensionem junto com o Frame, seria bom que todos os JPanel’s estivessem com o mesmo Layout do Frame.Daí quando vc redimensionar o Frame, os JPanels redimensionam também, e colocam todos os objetos em seus devidos lugares.Mas se vc estiver começando mesmo, aconselho vc pegar um editor mais simples e fazer tudo no “braço” para entender melhor como funcionam os layouts, inclusive o GridBagLayout.É um pouco trabalhoso, mas recompensador.
A Paz!!
K
KleberdeOliveira
Obrigado pela dica.
Paulo, você teria uma sugestão mais adequada em termos de editor ?
Kleber
paulohbmetal
Bom cara, aí vem a questão do gosto.O pessoal aqui defende até a morte o Eclipse(hehehehe), que é uma ótima IDE.Eu uso o NetBeans e o JCreator.Mas quando comecei a estudar java, o professor nos orientava a usar o EDIT(argh!!)…Mas acho que vc não precisa ser tão radical(hehehehe).Pode usar o Notepad(heheheh) ou o JCreator(o profissional é pago) ou o Eclipse (que é muito bom, além de ser open source também) e vários outros aí.Profissionalmente falando, os mais produtivos são o Eclipse e o NetBeans. Bom, fica a aí uma opnião minha e que vc possa fazer sua escolha.