GridBagLayout no Netbeans

7 respostas
fabioebner

Pessoal, estou com as seguintes duvidas sobre o GridBagLayout:

1º Qdo eu falo que um painel usa o GridBagLayout e adiciono os componentes, ele nao preenche todo o painel, ele vai jogando no centro do painel, ja montei meu formulario inteiro, porem nao consigo fazer ele comecar poe exemplo com x = 10 e y = 10 (ou seja bem la no canto superior esquerdo do painel)

2º Definir um tamanho para um componente, tipo eu quero um Combobox com width = 200, dai os outros componentes da mesma coluna posso escolher ou nao em deixar do mesmo tamanho.

por enquanto sao so essas. alguem sabe como arrumar isso?? ou uma outra forma de fazre um layout complexo no netbeans sem ser o free desgn, pq ele e complicado mexer, tu poe um comp ele mexe nos outros, tu deixa o painel de um determinado tamanho, dai qdo roda o painel esta menor do que a tela. etc…
mto merda

valeu

7 Respostas

E

Tio Ebner, dá para você usar um outro layout? Toda vez que tentei usar isso, fiquei igual ao carinha desta animação:

http://madbean.com/anim/totallygridbag/

Se seu formulário é tradicional, você pode usar o MigLayout ou o JGoodies Forms (ok, sei que você vai ter de fazer o código na mão, mas fazer o quê…)

fabiofalci

Siga a dica do entanglement, fuja com todas as forças desse layout

fabioebner

Resumindo: se eu quiser agilidade, tenho q tentar usar o free??? :frowning:

E

Já tentei usar o free, também, mas o meu problema era mais simples, porque a resolução da tela era fixa.

Acho que se você quiser algo reaproveitável e decente, deve usar o MigLayout ou o JGoodies Forms. Dá um pouco mais de trabalho no começo, mas logo você se acostuma.

fabiofalci

Netbeans com o matisse não te serve? Group Layout é bom, mas não tente editar na mão.

Ok, agora vi que tu já testou. Os já citados MiGLayout e JGoodies são ótimos tb.

fabioebner

Entao e a parte de binding essas coisas, eu teria q fazer na mao neh?? dai nao rola… entendeu,

E

É, de fato a parte de binding é difícil fazer na mão mesmo. É bem chatinho (se bem que o binding do NetBeans você precisa se acostumar a ele, já que é bem complicado por sinal se você quiser fazer as coisas direito, sem editar manualmente o código gerado.)

Criado 21 de outubro de 2009
Ultima resposta 21 de out. de 2009
Respostas 7
Participantes 3