gridLayout

Bom dia galera a minha duvida e a seguinte!

como manipular o tamanho de cada celula do grid lay out?

Se você olhou a documentação ( http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/awt/GridLayout.html ) vai ver que isso não é possível:

Ou seja, todas as células do grid têm o mesmo tamanho (“equal-sized rectangles”). Use um outro layout (BoxLayout, GroupLayout se estiver usando o NetBeans, ou null layout).

Se você quiser fazer um código que é difícil de escrever e impossível de manter (ou seja, uma bomba-relógio que pode estourar no seu colo ou no colo de um colega seu), use o GridBagLayout.

Uma solução interessante é a utilização do GridBagLayout que permite dimensionar as células. O framework JGoodies Form fornece uma forma menos trabalhosa para criação de layout. Vale a pena conferir!

cara eu nao entendi o JGoodies Form

Você precisa, para usar o JGoodies, ler a documentação.

Baixe o pacote, e comece pelo arquivo docs\tutorial\quickstart.html.

Como não sei exatamente que tipo de tela você quer fazer, é melhor achar a tela que é mais parecida com o que você quer fazer na documentação.

Outra dica: papel e lápis não machucam! Para usar o JGoodies, é bom saber usar papel e lápis.

Numa série de edições do Java Magazine trata a criação de formulário desktop, binding… Se não me engano a partir da edição 38. Com uma didática
super bacana ensina os passos para criação de um formulário utilizando o JGoodies Forms. Mas nda substitui a documentação =)

:lol: Comsegui
Agora entendi porque o lapis e caneta!

muito obrigado!