Groovy e Jython

3 respostas
RafaelRio

Recentemente, andei “brincando” com Python e fiquei impressionado! Isso acabou me levando para o Jython e, depois, até Groovy… Quando vi que estava chegando em Ruby, parei! Afinal de contas, é impossível aprender tudo.

Enfim, mais do que o poder e a simplicidade do Jython e do Groovy, o potencial para aumentar a produtividade no desenvolvimento, me interessou a possibilidade de utilizar embedded scripiting.

Já estou com tudo pronto aqui para utilizar qualquer uma dessas duas linguagens. Mas, antes de arregaçar as mangas, gostaria de ouvir a opinião de quem já utilizou, ou utiliza, Groovy ou Jython.

Primeiro, ainda estou na dúvida sobre qual vou usar. E tirando a questão dos embedded scriping, também tenho dúvidas onde usar, sempre pensando em aumentar a produtvidade, claro!

Mas, nem é só isso. O código fica mais enxuto, mais claro, até mais bonito - se é que se pode dizer que um código é bonito…

3 Respostas

RafaelRio

Só um exemplo para ficar mais claro:

import java.lang as lang
import javax.swing as swing
import java.awt as awt

names  = ["Groucho", "Chico", "Harpo"]
quotes = {"Groucho": "Say the secret word", 
          "Chico": "Viaduct?", 
          "Harpo": "HONK!"}

def buttonPressed(event):
     field.text = quotes[event.source.text]

def exit(event):
    lang.System.exit(0)

def createButton(name):
    return swing.JButton(name, preferredSize=(100,20), 
            actionPerformed=buttonPressed)

win = swing.JFrame("Welcome to Jython", size=(200, 200),windowClosing=exit)
win.contentPane.layout = awt.FlowLayout(  )

field = swing.JTextField(preferredSize=(200,20))
win.contentPane.add(field)

buttons = [createButton(each) for each in names]

for eachButton in buttons:
    win.contentPane.add(eachButton)

win.pack(  )
win.show(  )
Esse código feito em Jython é suficiente para griar um JFrame, com um JTextField, três botões, cada um com o seu rótulo, respondendo aos eventos e ainda ajustando o tamanho dos componentes!

Também ilustra uma série de características: listas e dicionários, por exemplo, são próprios (built-in) da linguagem.

Fonte: http://www.oreilly.com/catalog/jythoness/chapter/ch01.html

pcalcado

Eu usei bastante Groovy para alguns casos que comentei na palestra que minsitrei no Rio Java Summit 2006, dê uma olhada nos slides.

RafaelRio

Jython: Vivo e Bem (Procurando por amor)

Esse é o título de uma artigo no JavaLoby, retratanto o apelo de um dos desenvolvedores do JRuby para que a comunidade de desenvolvedores Java e Python contribua para a continuidade do desenvolvimento do Jython.

Aqui vai o link: http://www.javalobby.org/java/forums/t84455.html

O pouco contato que tive com o Python foi suficiente para me convencer da sua utilidade, e o Jython está na minha mira! Se não for pra frente, vai ser realmente uma pena…

Criado 21 de setembro de 2006
Ultima resposta 16 de nov. de 2006
Respostas 3
Participantes 2