Grupo de estudo java

52 respostas
D

alguém interessado em formar um grupo de estudo sobre java?

é uma idéia vaga, mas tenho alguns pontos em mente que acho que seriam interessantes…

por exemplo…formar um projetinho e todo mundo ir desenvolvendo em casa e ir matando as dúvidas…coisas que façam fixarmos o nosso conhecimento…

alguém disposto?

52 Respostas

ze_kiefa

É um começo: http://tech.groups.yahoo.com/group/em_busca_certificacao/.

R

Legal a sua idéia. Você poderia também trabalhar em algum projeto opensource existente ou até começar um. É uma boa forma de aprender bastante e contribuir com a comunidade. Tem muitos projetos que precisam de gente e não são tão complexos de se começar a ajudar, além de se aprender muito por ver código pronto.

A medida que vai tendo resultado e se o pessoal gosta, acaba tendo mais motivação para continuar e fazer coisas mais legais. Aí se torna um círculo virtuoso :slight_smile:

Abraços,
Rodrigo

D

rcastro

gostei da idéia :slight_smile:

tem alguma sugestão de projeto para começar ou algum existente que de para entrar?

youta

boa ideia…

podiamos continuar do começo do java até ir avançando . que tal ?

ou estudar Jsf ou Struts ?

e este grupo :http://tech.groups.yahoo.com/group/em_busca_certificacao/.

?? posso me inscrever nele ?

D

Fala youta

Curti a idéia…

qm tiver interessado, vamos ir deixando o msn e vamos conversando no msn :slight_smile:

[]'s

zzzhhh

é uma ideia bem legal…e para todos envolvidos no grupo e uma otima fonte de aprendizado…
vlw

D

vamos começar a ver isso esta semana…qlqr novidade, eu vou postando aqui no fórum!

L

Gostaria muito de participar, se poder claro ^^ :wink: vamos esquematizar um canal irc ou coisa assim ?

Deh

Idéia legal!
mas vamos supor que quem entre no grupo não saiba nada, mas praticamente nada além de um Hello World… montar um projeto logo de cara ficaria ruim, não?

=S na minha opnião, acho que o primeiro passo, seria uma criação de “apostilas” é apostilas mesmo, para dar uma base da API, da sintaxe em Java… para que todos podessem começar já tendo idéias situadas… e conceitos a mais… e com a criação disso, acho que seria muito bom…

eu gostaria de participar de algo assim, um projeto pra mim ficaria meio complicado… as vezes fico super sem tempo… mas se formos começar um projeto, precisamos primeiro de uma base, objetivo e o que nós vamos criar de verdade… =]

qualquer coisa contem comigo ! mandem pm e tal
até!

editado: canal no IRC seria uma idéia ótima =]

D

Deh

Gostei da idéia da apostila, hj eu vou criar o grupo e mando o link pra vcs!

A gente poderia dividir os conteúdos da apostila entre os participantes e cada um fazer uma parte, vamos trocando as partes entre a gente e arrumando o que for preciso! Sempre tem aquela coisinha que foge :smiley:

jaboot

Canal IRC? A maioria só pode acessar de casa, fiquem espertos.

A idéia das apostilas é bem legal, o que eu sugiro é fazer a tradução de alguns artigos, geralmente os que caem na prova como Generics ou Sincronização de Threads.

D

Sim…mas acho que seria legal um material básico pra qm está começando mesmo!!

Não sei se é uma idéia viável…gostei da tradução de arquivos!

Tem algum em mente para começarmos a traduzir agora? :smiley:

ps. hj vai estar um transito bizarro e seu fretado vai quebrar :twisted: ( rogando praga :smiley: )

Deh

nem todos podem acessar o IRC, e se quando fizermos alguma aula mais didática no IRC, nós salvarmos os Logs?
e depois quando o cara tiver tempo, ele pode rever o log, ler o material de resumo, e mandava um e-mail com a dúvida, ou aparecia no mIRC mesmo se desse…
nem rola de eu entrar no mIRC aqui no trampo, só em casa

mas, o porque de traduzir artigos? acho que temos capacidade de criar os nossos…
sincronização e threads, generics? primeiro temos que nivelar o pessoal que irá participar do grupo… e depois vamos começar a coisa em prática =P

davidhc
, pode mandar o grupo pra mim depois…

=] até!

L

Alguem ve uma forma mais dinamica que o irc ?? Quem não pode acessar pega os log dos estudos. A gente podia criar um forum simples tb, para poder discutir os exercicios propostos. essas Caotica

D

acho que uma lista de discussão via-email seria suficiente…e-mail vc sempre tem acesso!

se no trabalho for bloqueado, vc pode usar o e-mail da empresa!

D

Finalmente criei o grupo hehe

Link: http://groups.google.com/group/estudandojava

Email: [email removido]

Vamos se cadastrar lá e começar a enviar emails :smiley:

brunoviana

Me cadastrei ontem no forum e hoje ja encontrei isso… hehe muito bom, era o que eu tava procurando.

Venho de outra linguagem com web e me interesso muito por Java, acho que vai ser um otimo primeiro passo.

Ja estou me cadastrando la hehe

D

de ql vc veio?

M

E ai galera bom dia, achei a idéia ótima e já me cadastrei na lista

t+

R

bom dia pessoal, tb gostei da idéia e gostaria de participar do grupo, só que não tenho um bom conhecimento da lingagem :oops:, tudo bem…

M

Bom na minha opinião tendo força de vontade tá valendo

t+

Grinvon

Eu queria estudar Echo2, mas não acho ninguém que utilize esse framework, fora que os materiais disponíveis na net sobre ele são horríveis.

Proteu_Alcebidiano

http://www.guj.com.br/posts/list/47325.java#251902

D

Podemos nos esforçar e tentar bolar algo sobre echo2 :smiley:

Grinvon

Seria uma boa idéia, curto muito a idéia dele, mas como disse, a documentação é inexistente.

Grinvon

Nem tinha olhado mais a threat que iniciei, valeu, poderemos reunir um grupo para estudá-lo, fazer alguns exemplo além dos helloworld.

adelsus

Blz galera!!

Gostei da idéia, mas etou estreando nessa visão de mundo java!
O que estou necessitando é alguma informação (guia, tutorial, apostila) do netbeans 5.5
Valeu

iwallas

galera… seguinte,

proponho uma coisa, que tal cada um pegar um objetivo da prova, montar uma classe(s) com exemplos e tudo q for possível? comentado tal… eu to estudando o capítulo 3 e montei uma classe sobre Wrapper Classes, dai se cada um fizer algo e postar fica mais rápido o estudo… pq ler ingles ta fodinha hehehehe

D

capitulo 3 da onde??

iwallas

como assim da onde… do livro da kathy ué!

D

não tenho etse livro =o

por isso q eu perguntei!!

iwallas

como não?? está estudando para a certificação e não tem o livro da kathy sierra? rapaz… precisa providenciar! procura aki no fórum q um dia desses vi um link para ele no googleBooks acho q alguem scaniou!

Certificação Sun para Programador Java 5 - Exame 310-055 KATHY SIERRA & BERT BATES

A

Gostei da ideia, to dentro.

G

To dentro xDDDDD

herbertins

to dentro galeraaa, quem quiser adicione meu msn

abs

tecgirl

Olá meninos, como posso participar?

cidaum

Opa… galera sou novo no GUJ, mas ja tenho algum conhecimento de Java, gostei da iniciativa e vou participar!!!

:slight_smile:

M

Excelente idéia galera. Eu como estudante de Sistemas de Informação fico muitas vezes em dúvida quanto a minha capacidade. Por quê? Bom, eu fico estudando e estudando conceitos e exemplos simples de aprendizado mas a prática mesmo não tenho. Esses projetos seriam muito bons para todos.

Gostaria de ficar informado sobre esse projeto, contem comigo!

RooseveltDorea

Olá tenho um projeto concluído em java, minha sujestão é a seguinte:
Eu não sei como colocar no ar, já tenho um espaço na web chamvado jovemjava, onde poderemos colocar nossas páginas e testalas, irei disponibilizar os logins e senhas para os participantes, mas para não virar um fuzue, vamos limitar até 6 participantes ok.

meu e-mail pessoal é [email removido]

Abraços

Roosevelt

gust4vo

Gostei muito da ideia pessoal…gostaria de fazer parte do grupo tb
sou iniciante em java e kero muito aumentar meus conhecimentos na liguagem

M

A idéia é interessante! Não sei se a galera concordaria, mas o treinatom é uma ferramenta que poderia ajudar bastante na busca e compartilhamento do conhecimento. Palestras, video-aulas entre outros, seria um complemento muito forte para todos os participantes. Até 3 pessoas seria gratuito, mas a quantidade de usuários seria muito mais que isso para valer a pena todo esse esforço da comunidade.

Então, poderia ser dividido os custos entre todos. Ficaria um valor minúsculo com tanta gente interessada.

Qualquer coisa é só entrar em contato!

M

E ai galera…

Vamos marcar sim esse grupo de estudos…

Anota meu MSN

[email removido]

Abço t ++++

tinorberto

como esta o grupo de estudo atualmente?

K

Gostaria de entrar no grupo também…
[email removido]

E também indico esse grupo…o pessoal ta começado, mas são gente boa.
[email removido]
[]´s

N

Galera essa idéia de grupo de estudos é uma ótima idéia se forem iniciar um grupo eu estou dentro. me enviem e-mail, OK.

Bom eu iniciei um blog onde procuro escrever coisas para ajudar quem está em busca da SCJP, quem quiser dar uma olhada e deixar sugestões o endereço é http://houseofjava.blogspot.com

Vlw Galera um abraço.

Ahh meu e-mail é.: [email removido]

tinorberto

kl@rq vc faz parte deste grupo ? não estou achando ele…

K

Tinorberto, faço parte sim…é só adicionar o grupo como um contato do msn…mas o grupo só fica mais serio a noite, durante o dia é mais bate papo.
[]

maior_abandonado

um grupo de estudo foi feito anteriormente…a um bom tempo atras …a iniciativa começo de varios iniciantes aki no guj mesmo…

o msn é [email removido]

no inicio tavam querendo fazer um projeto de algum software, mais a ideia não deslancho e o grupo fico mais mesmo pra ajuda mutua mesmo… as vezes duvidazinhas mais simples de iniciante o pessoal la (e vez ou outra quando eu posso) ajuda… embora para outras coisas mais complexas, quando precisa colar códigos maiores…ai ja é mais indicado aki no guj mesmo…

bom…pra quem quiser o endereço ta ai…

aleandro

Olá!!

Gostei da sua idéia, poderia entrar em seu grupo de estudos davidhc??

flws!

GabrielCardelli

[email removido]

Projeto to dentro…

X

Ola
faz tempo que vcs fizeram o grupo
posso entrar?
[email removido]

Meth

O Guj nao seria exatamente isso?
Nao ficaria muito confuso aulas no Mirc?
Acho que se querem fazer “aulas”,poderia ser algum material que preste no you tube!!
Mas se tem que ser ao vivo,tem o twitcam,se podem fazer sexo la;vamos aprender Java =D

Criado 29 de novembro de 2006
Ultima resposta 11 de set. de 2010
Respostas 52
Participantes 32