Grupo de Estudos -- aberto para todos

Oi pessoal, tudo bom? Pesso desculpa ao GUJ que eu vou colocar esse tópico em outras áreas do fórum(inicialmente só aqui, no Avançado e na Certificação para todos terem acesso ao comunicado).

Estou começando a estudar java agora, já possuo conhecimentos em OO, UML(pouco), java(basico - intermediário), jsp, e em várias outras áreas fora da linguagem. Estou querendo iniciar um grupo de estudo aqui em Brasília para melhoria da minha programação, aprendizado e atingir certificação SCJP e outras.

Uma das receitas para um bom desenvolvimento nesta nossa área são grupos de estudo, que possibilitam compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de trabalhos em grupos e diversas outras áreas sem contar a integração dos envolvidos.

Estou fazendo um convite para todos os que estiverem interessados para entrarem em contato comigo, vamos ver se conseguimos reunir um grupo bom de estudo para fazer um bom compartilhamento de conhecimentos e aproveitar e passar o conhecimento para os novatos dessa área também.

Estou sugerindo começarmos com os seguintes livros, o que creio que são mais do que necessários para um bom desenvolvimento, sem contar que são literaturas que a própria sun, guj e caelum:

• Java - Como programar, de Harvey M. Deitel (ou anteriores – dentro do grupo nos auxiliaremos quanto a isso)
  • Use a cabeça! - Java, de Bert Bates e Kathy Sierra
  • Effective Java Programming Language Guide, de Josh Bloch
  • SCJP de Kathy Sierra e Bert Bates

Existem também outras literaturas alternativas que também não dispensamos para aprendizado.

O local para os encontros ainda não será definido, vamos ver o número de pessoas interessados antes para depois darmos continuidade a este projeto ^^

Os que estiverem interessados me enviem uma Mensagem Privada ou me adicionem no msn. Veremos a melhor forma para fazer isso funcionar, se o guj nos apoiar é melhor ainda, caso algum moderador permita, coloque este post fixo neste fórum java básico ^^.

Abraços pessoal
André Rezende

Olá

1. Peço que leia as regras do forum

2. O GUJ é um só, todos leem em todos os tópicos. Não há desculpa ou razão para duplicar tópicos.

3. Peço que não repita tópicos!

Obrigado

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

1. Peço que leia as regras do forum

2. O GUJ é um só, todos leem em todos os tópicos. Não há desculpa ou razão para duplicar tópicos.

3. Peço que não repita tópicos!

Obrigado

[]s
Luca[/quote]

a’right ma’sir,
Ah, só uma coisa Luca, tem muita gente que acessa uma área específica do fórum, muitos deles depois de ter um certo nivel de conhecimento deixam de lado algumas áreas, por isso que eu havia pedido permissão. Eu já havia lido as regras do fórum, por isso já estava me desculpando para saber se havia essa possibilidade. Quanto ao que eu disse acima “… deixam de lado algumas áreas…” podem até acessar estas outras áreas, mas como todos que são assíduos no guj sabem, um post não dura mais de um dia na primeira página, e sem a iniciativa isso não anda, poucos buscam, a forma de interesse é bater o olho e verificar do que se trata. Não estou querendo bater de frente, porém foi somente um comentário, e não uma crítica, tendo em vista que gosto muito do pessoal que utiliza este fórum e tenho grande apreço pelos que iniciaram e dão continuidade a este projeto.

André Rezende.

Olá André!

Possuo interesse em participar.

Ola

Talvez o que voces queiram fazer se enquadre numa lista de discussao… este tipo de lista é até certo ponto pratico, por outro é um tanto irritante ter toneladas de emais cheios de perguntas na sua caixa de emails… mas pra quem ta começando é uma boa! sem deixar de lado o guj que é uma excelente forma de intercambio profissional.

bons codigos!

andré Martins

A idéia para esse grupo de estudo não é um e-mail para discussão, o objetivo é ter um grupo de estudo presencial mesmo, pessoas aqui dentro do guj já expressaram interesse em participar e em alguns posts eu já vi pessoas perguntando da existência de algum grupo em cidades.

O nosso ponto de encontro online é o próprio guj, sem contar o lugar para tirar dúvidas e auxiliar também ^^. A idéia é ter várias pessoas reunidas estudando os livros de java, de forma a servir de motivação uns aos outros a sequência dos estudos. Se ficar estudando estes livros e apostila de java sozinho, em certo momento você irá se cansar muito, e é para isso que serge o grupo, um sempre estará motivando o outro, levantando o ânimo para um objetivo comum.

[quote=andre.froes]A idéia para esse grupo de estudo não é um e-mail para discussão, o objetivo é ter um grupo de estudo presencial mesmo, pessoas aqui dentro do guj já expressaram interesse em participar e em alguns posts eu já vi pessoas perguntando da existência de algum grupo em cidades.

O nosso ponto de encontro online é o próprio guj, sem contar o lugar para tirar dúvidas e auxiliar também ^^. A idéia é ter várias pessoas reunidas estudando os livros de java, de forma a servir de motivação uns aos outros a sequência dos estudos. Se ficar estudando estes livros e apostila de java sozinho, em certo momento você irá se cansar muito, e é para isso que serge o grupo, um sempre estará motivando o outro, levantando o ânimo para um objetivo comum.[/quote]

se for o caso de ter um grupo também por email, eu gostaria de poder participar, pois não moro em Brasilia então presencial pra mim ta complicado.

Valeu

estou mostrando um cronograma de estudos para os interessados também, farei um grupo no gmail. Eu tinha enviado um e-mail para o Bert Bates e ele me passou algumas dicas de como proceder com os estudos. Ele me disse como criar um bom cronograma de estudos e como proceder para não ficar algo muito cansativo também. Passou macetes de como ter um bom estudo e como integrar bem isso com o dia-a-dia.

Aqueles que estiverem interessados em em formar o grupo, seja presencial em brasilia ou seja pelo e-mail estamos a disposição ^^

T+ pessoal

Tamo junto então no grupo pelo gmail, pois não mora em DF.

Valeu mantenha as informações atualizadas…

abraço

só para deixar claro para os que lerem este post: Os interessados enviem me enviem um e-mail que eu adicionarei ao e-mail do grupo, a liberação do cronograma e do grupo deve ser iniciado hoje a noite.

Abraços pessoal