Olá pessoal, estou buscando parceiros interessados em montar um grupo de estudos (on line) para tirar a certificação scjp 1.6 (até o fim do primeiro semestre de 2008 ), a ideia principal é trocar experiências.
poderíamos agendar isso para o fim de 2008, porém, entretanto, se tiver mto tempo ninguem vai estudar com afinco. (penso eu).
“Nenum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”
Grupo de estudos scjp 1.6 - 2008
54 Respostas
Grupo de estudos eu acho dificil montar… mas poderiamos montar um grupo de email… aonde postariamos dicas, resumos… acho que só de resumo o LPJava tem 543858904353 mil folhas hehehehehehe =)
Eu já tirei a mha (85% =D)… mas topo participar =P
[]'s
montar lista de email?!
discuti aki no GUJ msm… :twisted:
A idéia da lista era mais troca de material… compartilhar resumos… resolução de questões… =)
Anyway, pode ser pelo guj… mas ainda acho o email mais pratico =)
A idéia da lista de email me parece muito interessante, realmente montar um grupo de estudos talvez tenha sido um pouco longe demais. principalmente pq sei o tempo eh curto.
mas a ideia consiste na troca de experiencias, troca de resumos, dicas, pegadinhas.
estudar java eh simples, trabalhar com java tb eh simples. agora as questoes da prova sao coisas que vc quase nao usa no dia a dia. ai eh que entra o grupo, justamente para preencher essa lacuna.
toda ajuda do pessoal certificado será mto bem vinda. (ninguém melhor do que quem já percorreu o caminho pra dizer as pedras que tem la)
eu estava pensando no seguinte:
fazer a coisa por partes, (como Jack estripador).
escolher um bibliografia como referencia.
montar um ‘cornograma’ (so pode ser coisa de corno, um veraozao desse e agente estudando), mas blz, alguem tem que fazer o trabalho sujo.
estabelecer milestones (marcos de acompanhamento), ou seja, metas a serem alcançadas durante o periodo de estudo.
montar uma bateria de testes, e executá-los exaustivamente.
por fim correr pro abraço.
pessoal tudo isso eh so sugestao, toda ideia sera bem vinda.
Eu topo, mas minha meta é até 31 março
To dentro tb…gostei da ideia do Anderson_pqdt, pq assim nos forca a seguir um ritmo pesado de estudo, e assim iremos compartilhar as duvidas aki no forum.
Sobre o a bibliografica, vamos utlizar as da Kathy Sierra(sei que eh da 1.5, mas dara uma BOA BASE), ja que quase todos temos. A ideia e estipular mais ou menos 30 paginas por dia (isso em uma hora de estuda muito bem).
Tipo assim:
1 ° dia -> Capitulo 1, ate a pagina 47.
Ai toda noite criamos um topico(ou cria um grupo de discurcao sobre o assunto) com esse assunto colocando as coisas mais importantes, pegadinhas que descobrimos, exercicios mais chato e provaveis de cair na prova.
Seguindo esse ritimo em 10 dias de estudos terminaremos o livro todo.
O acham da minha ideia?
Olá pessoal, estou buscando parceiros interessados em montar um grupo de estudos (on line) para tirar a certificação scjp 1.6 (até o fim do primeiro semestre de 2008 ), a ideia principal é trocar experiências.
poderíamos agendar isso para o fim de 2008, porém, entretanto, se tiver mto tempo ninguem vai estudar com afinco. (penso eu).
“Nenum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”
beleza uma boa ideia!!tambem gostaria de partecipar!!!
Boa iniciativa!
Pretendo tirar a minha certificação até março e achei a idéia do grupo de estudos ótima. Alguém sabe o que cai a mais na prova da 1.6?
Boa iniciativa!
Pretendo tirar a minha certificação até março e achei a idéia do grupo de estudos ótima. Alguém sabe o que cai a mais na prova da 1.6?
Copiei isso do www.javaranch.com (fala sobre as diferenças não só de conteúdo, mas também de características do exame). Se alguém souber o q cai a mais de conteúdo, agradeço. Esse descritivo está resumido, sem muitos detalhes.
How is the SCJP 1.6 exam different from the SCJP 1.5?
Exam objectives: Several new API classes/interfaces have been added: java.io.Console, java.util.NavigableSet, java.util.NavigableMap. Explicit garbage collector calls (i.e. System.gc()) will no longer be tested, but candidates will still be expected to understand garbage collection and the finalize() method. Also, the following topics will be tested in greater depth: exception handling, collections, assertions, threads, and flow control. See the SCJP forum for more details.
Number of questions: 72 (no change)
Time: 210 minutes (increased from 175 minutes)
Passing score: 65% (increased from 59%)
Format of questions: No change.
Também topo participar dos estudos…estou precisando bastante…e também acho legal seguirmos o livro da Kathy…eu já até tenho…hehe
gostei muito da idéia
a sugestão do ceeduardo foi muito boa!
apesar de estar estudando pra scjp 5, gostaria de participar deste grupo, talvez eu até animo e marco a prova pra scjp 6!
Bom pessoal,
pelo que me parece tem uma equipe com disposição pra estudar, apesar de ser uma equipe pequena dá pra ver que todos estão em sintonia com um mesmo propósito.
Dito isso, agora precisamos organizar a coisa de modo que seja viável pra todo mundo. eu por exemplo tenho tempo livre de ‘meia noite as cinco da manhã’. não pensaram que eu ia usar esse tempo pra dormir??
piadinhas a parte, assim como eu, acredito que a grande maioria de nós no horário comercial desempenham alguma atividade diferente de ler o livro da Kathy.
a ideia do ceeduardo foi mto boa mesmo.
mas pra isso eh preciso que todos tenham o livro a mao. aqueles que arranham no inglês existe esse livro no formato pdf disponivel na net, agora os que nao, vão ter que coçar o bolso. de qualquer forma eh um investimento que vale a pena. vejam bem eu disse “investimento” nao despesa. pois eh assim que penso.
alguem tem disponibilidade de montar um cronograma, ainda que subjetivo?
eu estava pensando em devorar um capitulo do livro por semana, haja visto que nao tenho mto tempo. mas isso de forma alguma será um impecilho para o grupo. se for decidido que sera um capitulo por dia (la se vao minhas noites de sono) assim será.
mas o nosso tempo ja esta correndo.
pessoal, eu estava pensando em criar uma lista de email em paralelo pra esse fim o que acham da ideia?
o nosso ponto de partida pode ser na semana que vem (segunda semana de janeiro/08 ) , isso porque ainda deve ter gente em ritmo de natal/reveillon.
nesse meio tempo vou esboçar um cronograma de estudos para publicar aqui para que seja aprovado pelo grupo.
bom pessoal por enquanto eh isso.
ate amanha (04/01/08 )
Também quero participar!
A idéia de lista de e-mail em paralelo é interessante até porque o fórum é para discussão e não para grupos de estudos.
Abraços
Tb estou me dedicando à SCJP. Não sei se criar uma lista paralela ao GUJ seria interessante…
Como falei antes, poderíamos discutir no GUJ msm, mas se for a escolha de todos, montar uma lista paralela, por mim tudo bem…(Vms usar o grupo do GOOGLE?)
Estou nessa…
Agora, quanto a fazer 1 capitulo por semana acho interessante tb…assim poderemos discutir cada capitulo de forma BEM clara…
a leitura de alguns capitulos é bem “rapida”, como o cap1 por exemplo, mas existem coisas nele de suma importância e que devem ser estudadas com cuidado…
Otimo, a idéia esta crescendo, agora é colocar a mão na massa, esse final de semana, vou olhar o que relamente é pedido para esse essa para ver se o livro da Katty atende, ontem dei uma pesquisada e há bastante literatura que podemos utilizar como apoio também, realmente os livors existem na NET (ingles) , e para pessoas que como eu estão sempre duras, e uma alternativa. veremos se na segunda estamos com um grupo fechado ai fazemos um cronograma de estudo, o que vocês acham?
Bacana…
Eu tenho um cronograma que fiz para mim, se quiserem, posso adaptá-lo melhor e mandar para vcs verem…
=)
É isso ai pessoal, concordo em começar a semana que vem 1 capítulo por semana. Quanto a lista de e-mail pra mim fica indiferente, caso optem por isto tudo bem, caso contrário podemos usar o guj mesmo.
Abraços
Blz se puder mandar o cronograma agradeço
Eu conheço uns três livros (guia de certificação), por unanimidade o da Kathy vai ser nossa referencia. existem mais dois que tambem pode ser usados como fonte de consulta.
tudo em ingles, mas eh uma alternativa.
SCJP & SCJD - Complete Java 2 Certification Study Guide - Sybex(2006)
Apress.SCJD.Exam.with.J2SE.5.2nd.Edition.Dec.2005
se estiverem interessados, basta dar uma olhada em www.4shared.com e digitar “SCJP” que vai aparecer mta coisa.
Ótima idéia pessoal !!!
Quero participar do grupo !!! 
Tbm tenho alguns resumos e simulados pra compartilhar com vcs !!!
Pretendo fazer a prova entre março ou abril … e com certeza … dicas são mto bem vindas !!!

Chegando em casa, anoite, eu mando
=)
Então pessoal, como vamos fazer: Criar uma grupo no email ou aqui no GUJ mesmo?
Eu estou dentro 
Penso que uma lista de emails seria a melhor opcao. Levando em conta que isso evitaria posts de pessoas que não compartilham do mesmo objetivos que nós.
E Também vale ressaltar, que aqui no guj teriamos que respeitar todas as normas do forum. Entendem ? Em um grupo onde todos vao querer compartilhar informações, pode ser que tenhamos problemas em relacao as normas daqui.
Acho uma boa ideia seguirmos um cronograma.
É isso aí,
Att,
Renan
Ok, faremos o seguinte
tentarei criar ainda hoje pela manhã um grupo no yahoo ou google , e posto aqui, o pardal ficou de enviar um cronograma e no mais tardar quarta feira da proxima semana já estaremos fechados e com tarefas agendadas.
Abraços
Fernando
criei um grupo la no google pessoal…
me mandem seus emails via MP para que eu possa enviar o convite!!
EDITADO
OOOOOOOOOooooops, Fernando, vc ja chegou a criar ai?! criei no google …nao tinha visto sua msg
Sem problemas utilizaremos o que já criou
Também quero participar 
O pessoal esta entrando em qual grupo?
Preciso concordar com o renan, realmente eh preciso respeitar as regras do forum, nao que algum de nós seja terrorista ou algo parecido, mas com será um grupo fechado não terá porque usar exclusivamente o forum como veículo de comunicação entre os participantes.
eu não imaginei que fosse encontrar tanta gente com disposição pra encarar uma batalha dessa, estou mto empolgado com a equipe que está se formando.
e continuo batendo na mesma tecla:
“nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”
essa ideia de um capitulo por semana é boa…
o unico problema com listas de email pra mim é q aki na empresa todos os emails tipo gmail,yahoo e etc são bloqueados então vou poder comunicar só a noite… bem a noite mesmo depois da facul!
mais vamos ver se consigo qbrar meu o galho aki no guj mesmo acso tenha alguma dúvida no decorrer do dia!
me mandem o convite do grupo que vai ser utilizado:
[email removido]
Tô dentro!
legal a ideia, tb estou dentro!!!
to me preparando para tirar a minha até a metade de fevereiro.
mas esse grupo de estudos vai ser pelo google groups???..como ele será??
mas independente podem me incluir!!
flw um abraço
Ola pessoal
Primeiramente gostaria de dizer que estou muito animado com o grupo, isso pode substituir muito cursinho e fazer que com economizemos uma BOA GRANA aehuae.
Bom a ideia de utilizar o forum(poderiamos falar com a moderação) é de que outros usuarios externos ao grupo poderiam ter acesso aos resumos, e partes que achamos mais importantes. Mas claro, se a moderação permiti.
O cronograma de um capitulo por semana e exelente, já que assim como existem capitulos mais faceis, existem os mais pesados, e com esse “tempo” grande, podemos dar enfase aos que achamos mais dificeis, nao eh mesmo?
Outra sugestao, e usar o material do LPJava, já que eh completo e tem VARIOS simulados…
Nosso cronograma poderia: Segunda - Terca e Quarta, estudo da parte teorica e quinta e sex e sabado simulados e tirar as duvidas.
Abracos a todos e VAMOS PASSARRRRRRRR
é uma boa ideia 1 capitulo por semana, mas quando dara inicio??..
semana q vem. Manda seu email por MP para q eu possa te enviar o convite
Pelo que estou sentindo o grupo esta andando bem, esse final de semana talvez de para fecharmos um cronograma de estudos e fechar o grupo no inicio da próxima semana, ai começaremos os estudos e faremos as correções que acharmos necessárias em nossa metodologia
A gente também poderia criar um blog onde postaríamos os melhores resumos e dicas.
Assim qualquer um poderia achar material da prova mesmo fora do grupo.
putz estão surgindo umas ideias bem legais ai… vamos conversar mais esse fim d semana pra pelo menos definirmos o cronograma e comerçarmos os estudos segunda feira e estas ideias extras a gente vai discutindo durante os estudos !
A gente também poderia criar um blog onde postaríamos os melhores resumos e dicas.
Assim qualquer um poderia achar material da prova mesmo fora do grupo.
Bacana a ideia, mas nao acho que seja algo para ser feito num primeiro momento. Acho que seria melhor se disponibilizarmos aqui no GUJ mesmo os materiais.
Concordo, e insisto vamos fechar a metodogia de estudo ainda este final de semana para podermos já dar inicio na proxima semana
concordo e assino em baixo
To dentro também!!!
adicionem o [email removido] no msn então poderemos tirar duvidas online uns com os outros, ja tem vários programadores com scjp no grupo.
Grupo de estudos eu acho dificil montar… mas poderiamos montar um grupo de email… aonde postariamos dicas, resumos… acho que só de resumo o LPJava tem 543858904353 mil folhas hehehehehehe =)Eu já tirei a mha (85% =D)… mas topo participar =P
[]'s
acho que faltou mais uns digitos viu uhahhuauhauhuha rs… tem isso tudo nao…
o resumo do LPJava da uns tres livro da Kathy… rs
Vou tentar ajudar com o que posso! =)
Nao sei se vou fazer o UPgrade para a 1.6… mas nao custa reforçar as coisas =)
Pô to dentro, estava “meio” offline graças ao feriado de final de ano e estou de volta 100%.
Essa semana tenho treinamento da caelum e pretendo tirar o certificado esse semestre mesmo, vou ter que me esforçar bastante pois sou meio que “leigo” no java.

Estou nessa também
:lol:
Gostaria de participar também, pretendo tirar a certificação ate março.
Iai pessoal, não vão mais fazer? :?
Gauss, já está rolando o grupo…dê uma olhada nos posts acima que tem uma pessoa cadastrando no grupo do gmail.
Abraços
Estou dentro.
Tenho umas apostilas ótimas.
Já encontro vcs lá;
To dentro também, podem me adicionar.
- BOA ESTOU DENTRO !!!
Oi,
Não sei se repararam, mas essa thread é do começo do ano…

Bom ainda deve ter aquele Grupo que ainda não tirou a Certificação , engraçado já que vc disse que a Thread é do começo do ano, entretando quem desse Grupo prestou a prova é passou ninguem aqui se manisfestou !!!
:arrow: Bom, a idéia é boa, resta saber para aqueles que vão prestar para daqui alguns meses já poderia, colocar aqui realização da prova.
:arrow: Essa Threads antigas deveriam ter um alerta de inicio tipo data de ativação ou o Guj poderia, expirar colocando um bloqueio automatico e deixando que outros, reinicia-se para um novo Grupo de Estudo.
:arrow: Não é necessário dizer o score, isso fica a cargo de quem passou !!!
:arrow: Dizer se valeu apena, o Grupo de estudo !!!