Grupo de estudos sobre o livro do Deitel(Java:Como programar

10 respostas
H

Senhores,

Resolvi criar um grupo de discurssão pra incentivar o uso do livro do Deitel,atraves da discurssão dos exercicios.E´uma forma tambem de criar um estimulo pra quem esta começando em programação Java e resolveu apostar nesse livro.

Detalhe:Discurssão sobre outras literaturas não estarão descartadas do novo grupo,quem tiver um pouco mais de experiencia peço que se inscreva e ajude os colegas iniciantes.

Aqui uma descrição do grupo
http://br.groups.yahoo.com/group/deitel/

Grupo de estudo Java pra iniciantes e intermediarios. Destinado a reunir o pessoal que adquiriu esse livro e tem como interesse discutir exercicios do livro bem como outras literaturas sobre Java e aspectos tambem relevantes como: apostilas interessantes,IDE´s,certificação,tendencias de novas tecnologias da SUN.

10 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Boa iniciativa, mas qual o problema com o GUJ? É inadequado demais para este propósito?

ricardolecheta

concordo com o daniel… discutir algo é aqui mesmo :wink:

Ironlynx

Tb acho uma ótima iniciativa!
Daniel e ricardolecheta,
ás vezes,para um iniciante(principalmente os q aprendem Java em facul),estão muito mais interessados em código,e respostas o mais rápido possível,ás vezes,não conseguimos dar suporte a isso… vira e mexe alguém pergunta se um tem um mergesort pronto ou uma torre de hanói…é incrível,mas algumas pessoas q as quais indiquei o fórum,olharam,olharam,sugaram os tutoriais…e me reclamaram…pow o pessoal sabe,mas não tem um banco de códigos…daí eu falei:“Vai no javaalmanac q vc resolve a maioria das suas dúvidas…”
A verdade(Calma a q eu constatei,não sou o dono da verdade)eh q muitos dos aspirantes querem a coisa mastigada e depois se mandam…(pois so querem passar…)não sei se cabe ao fórum entrar nesse assunto,mas se for o caso seria necessário criar um tópico do tipo:“exercícios resolvidos e suas resoluções”,ou algo assim…
Q acham?

ricardolecheta

será que exercícios resolvidos ajudam tanto assim? Faz parte do seu aprendizado aprender a pesquisar sozinho e sofrer um pouco, quando tudo vem fácil demais vc nao aprende…

É como usar o Eclipse sem nunca ter dado um “javac”, é facil demais…

por exemplo, como a abrir uma conexão JDBC? isto é legal ter um código de exemplo, pois é apenas código! Agora ter resolvido um exercícios de algoritmos, como um de busca ou ordenação não acho legal… pq isto cada um deve exercitar sozinho… faz parte do aprendizado…

mas é claro, quando surgirem dúvidas sempre existirão pessoas para ajudar, agora dar algo simplesmente pronto… nao :wink:

H

“Ironlynx”:
Tb acho uma ótima iniciativa!
Daniel e ricardolecheta,
ás vezes,para um iniciante(principalmente os q aprendem Java em facul),estão muito mais interessados em código,e respostas o mais rápido possível,ás vezes,não conseguimos dar suporte a isso… vira e mexe alguém pergunta se um tem um mergesort pronto ou uma torre de hanói…é incrível,mas algumas pessoas q as quais indiquei o fórum,olharam,olharam,sugaram os tutoriais…e me reclamaram…pow o pessoal sabe,mas não tem um banco de códigos…daí eu falei:“Vai no javaalmanac q vc resolve a maioria das suas dúvidas…”
A verdade(Calma a q eu constatei,não sou o dono da verdade)eh q muitos dos aspirantes querem a coisa mastigada e depois se mandam…(pois so querem passar…)não sei se cabe ao fórum entrar nesse assunto,mas se for o caso seria necessário criar um tópico do tipo:“exercícios resolvidos e suas resoluções”,ou algo assim…
Q acham?

Senhores,

Acho que deixei de esclarecer que não há nada mal aqui no GUJ ,inclusive se o achasse ruim ,não teria aqui comunicado a lista.O GUJ tem sim um otimo “arsenal” de perguntas e respostas ,e não há como competir mas sim somar! Aqui não tem como objetivo especifico ,como a literatura do Deitel mas sim questões sobre Java em geral ,por isso ,dado o sucesso do livro Java Como programar(que por 2 anos consecutivos ,configura entre um dos melhores livros de JAva pela Revista INfo) resolvi criar um grupo onde o objetivo seria discutir exercicios dali.Mas não seriamos preconceituosos se alguem tivesse alguma duvida de um livro de outro autor.

Agora ,discordando dos comentarios acima, “discutir exercicios” não é sinonimo de “entrega de codigo-fonte pronto” não! Objetivo de orientação dos exercicios ,pode ser uma pequena dica ou ate mesmo uma olhada em alguma resolução nova que alguem tenha feito,enfim não necessariamente um problema só tem uma resolução.Com certeza os professores de Java poderão indicar o novo grupo aos seus alunos que estão iniciando no mundo Java atraves do Deitel. :smiley:

Quanto ao comentario de “pessoas de faculdade só querem o codigo fonte pronto”(comentario infeliz) :? ,prefiro citar um exemplo de uma colega minha que tinha como questão na prova dela ,fazer uma classe simples que convertesse um numero inteiro(de um a cem) em um numero “por extenso”.Sabem como ela fez? Assim:

switch(num)

{

case 1:System.out.println(“um”);break;

case 2://System.out.println(“dois”);break;

case 22 :System.out.println(“vinte e dois”);break;

//depois de 99 linhas de codigo

case 100:System.out.println(“cem”);break;

}

Bom não posso dizer pra ela que o codigo esta errado e que ela é uma burra,mas numa discurssão de exercicio (como é o objetivo) do novo grupo apontariamos o melhor caminho,só isso.O Deitel tem uma serie de exercicios que têm varias soluções,algumas serão inteligentes outras nem tanto.

Quanto a dizer que discurssão deve ser aqui e não no meu grupo ,ok aceito suas opiniões ,só esclareço que não seremos “garçons de codigo” como vcs estão comentando.Se alguem quiser o codigo prontinho ,sem pensar nada,não se preocupem vou recomenda-los a voces aqui do forum GUJ,ok?

Bons estudos…! E com certeza se alguem quiser ajudar e “discutir exercicios” passem lá,ajudem! :wink:

http://br.groups.yahoo.com/group/deitel/

I

Eu estou usando esse livro para aprender Java (tb uso os tutoriais daqui é claro), mas creio que essa sala é adequada para se discutir sobre o livro.

Ironlynx

Sr HumbertoJr,
fico extremamente feliz com sua iniciativa;

Quanto ao meu comentário,foi duro,mas não infeliz…
Seria ingenuidade de sua parte,acreditar q um grupo q primariamente estaria voltado a resolução de exercícios(logo do Deitel!-mais utilizado em facul)não estaria exposto aos vampiros de código!
Eu mesmo,jah fiz uns 3 trabalhinhos para os outros,e achar q todos numa turma estarão dispostos a aprender Java é Javacentrismo d+!Grupos de discussão estão mais sujeitos aos predadores do q o fórum…(participo de um,sei como é…)

Quanto a dizer que discurssão deve ser aqui e não no meu grupo ,ok aceito suas opiniões ,só esclareço que não seremos “garçons de codigo” como vcs estão comentando.Se alguem quiser o codigo prontinho ,sem pensar nada,não se preocupem vou recomenda-los a voces aqui do forum GUJ,ok?

Senhor,se entendeu como ofensa peço desculpas,mas a intenção era apenas de alertar…

Antes de codar feito um louco é necessário planejar…(nem q seja uma mãodelagem…),ou seja primeiro se pensa em todas as possibilidades,depois se executa! :wink:

I

Apesar da minha opinião em mensagem anterior me cadastrei nesse novo fórum, todo conhecimento e troca de informações a respeito de uma linguagem é valioso.

D

Olha… sou recém formado na universidade e sou obrigado a concordar com o Ironlynx onde ele cita que muitos (alunos) entram nos fórums pedem algo mastigado reclamam se não for assim e depois que conseguem o t,0 saem fora… Tenho inúmeros exemplos…

Acho que o lugar aqui é muito bom para discussões, mas antes de falar que não há um suporte adequado a iniciantes (no qual eu AINDA estou incluso!), os “reclamões” de plantão deveriam tentar usar a busca do fórum e verão que lá já existem vários tópicos com a resolução de dúvidas básicas que dão um verdadeiro nó em nossos neurônios.

Um abraço!

ozielneto

Sugiro tbm o uso do Forum, por ser mais democrático e acessivel…

E na minha opnião, o livro da Deitel é amador demais quando se trata de ensinar Java…

[]'s

Criado 17 de janeiro de 2004
Ultima resposta 19 de jan. de 2004
Respostas 10
Participantes 7