Grupo trabalha em clone do Windows XP

10 respostas
B

Quinta-feira, 21 outubro de 2004 - 09:31
IDG Now!
Um pequeno grupo de 30 pessoas residente em Bangladesh e nos EUA está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto cujo objetivo é ser 100 % compatível com Windows XP.

Batizado de Ekush OS, a iniciativa é liderada por Shamsuddoha Ranju, engenheiro executivo da Siemens Bangladesh Ltd. e teve início em 2003, época em que kernel e o Boot Loader foi escrito. Segundo o cronograma do projeto, a previsão é que a primeira versão esteja pronta até o final de 2005.

Segundo o site do projeto, o Ekush é baseado na tecnologia Windows NT e todos os seus componentes como o Kernel, gerenciador de dispositivos e até mesmo a camada de aplicativos é baseada no arquitetura Win32. Isso permite, na teoria, que esse SO seja compatível com API’s, drivers e programas escritos para Windows.

Além disso é desejo do grupo que o Ekush OS seja capaz de aceitar API’s de outros sistemas operacionais de modo que ele possa executar aplicações criadas para outros ambientes como Linux, Java e até mesmo Mac.

Um dos motivos que levaram à criação dessa iniciativa veio da própria Microsoft que nunca disponibilizou uma versão do Windows no idioma local de Bangladesh, o Bengali. Como na Índia, lá também se fala Inglês.

Se o mundo precisava de um clone gratuito do Unix, descobrimos que também precisamos de um clone gratuito do Windows, concluiu o grupo.

Mais informações sobre esse projeto pode ser encontrada no site www.ekush.com.
Mário Nagano, PC World

10 Respostas

C

Q coisa!!!

Agora parece q a coisa ta ficando quente!! rsrs

:razz:

D

MAssa, eu particularmente gosto muito do windows XP, gerencia muito bem as besteiras de um computador…
Para notebooks então, ele é perfeito.

D

Bom, cada louco com a sua mania neh!?!? No minimo a microsoft vai exterminar todos eles :pum: :pum: antes de sair o primeiro beta!

H

Apreciadores de porcaria
:lol: :lol:

D

Huahauhauaha BOA!

F

desde q eles n “clonem” os bugs tb, essa eh uma boa! qndo tiver pronto acho q vou testar :grin:

dai se for bom, ao invez de deixar o RUwindowsUxpORCARIA pra jogo, eu deixo o clone :grin: mas agora pra usar mesmo, eh LINUX!

S

é isso ae…pode ser 1 boa testar…vai ver q eles conseguem pelo menos reduzir em 50% a quantidade de bugs ehhehee…e melhorar o desempenho :grin: :grin:

H

"100 % compatível com Windows XP. "
Compativel com os mais variados tipos de virus :frowning:

• Se eles fizerem o sistema compativel com windows Xp, sem os bugs e com melhor desempenho…rsrsrs… A M$ compra e lanca no lugar da nova versao do windows rsrsrsrs
D

Acho q isso nao vai dar em nada, se fosse facil criar compatibilidade como win, ja teria no linux a muito tempo. Eu sei q emula e tal mas nao é tudo.
8O

F

“Duende_Macabro”:
Acho q isso nao vai dar em nada, se fosse facil criar compatibilidade como win, ja teria no linux a muito tempo. Eu sei q emula e tal mas nao é tudo.
8O

tipo, na verdade os programas sao todos iguais seja pra linux, ruwindows ou o q quer q seja, afinal qm vai executar o programa eh o processador, q vai executando instrucao por instrucao independentimente de programa…

um programa roda do ruwindows e nao no linux (ou vice versa) pq a API dos dois eh diferente, o modo como o sistema se organiza eh diferente…

imagina no linux, se um programa tenta acessar o disquete pelo A: :grin:

por isso que qndo se vai se comunicar com o SO em java precisa usar JNI, o que acaba comprometendo a portabilidade…

e qnto ao wine, eu jah vi em alguns locais (inclusive na descricao do projeto na pagina do sourceforge onde eu baixei) que ele NAO eh um emulador, e sim uma representacao da API do ruwindows pra linux…

fazer algo compativel eles podem fazer sim, o negocio eh eles se esforcarem para fazer melhor…

Criado 26 de outubro de 2004
Ultima resposta 28 de out. de 2004
Respostas 10
Participantes 8