Curiosidade minha, alguém possui alguma dica ou melhores práticas para armazenar algumas linhas de códigos da qual não utilizamos frequentemente e quando vamos usar em outros projetos esquecemos como funciona? Tipo uma cola salva em algum lugar, como hd, e-mail, etc…?
Eu tenho uma pasta raiz chamada códigos, nela contém subpastas com os nomes: interface swing, modelos de componentes, sistema de validação, interface javafx, comunicação com banco, testes de código…
Assim separo o que o código faz e salvo em documento txt, uso o Notepad++ para facilitar a visualização.
Todo código possui um comentário no código exemplo:
/* Classe padrão d ComboBoxModel
A classe é responsável por controlar um modelo de ComboBox
- Não é útil, talvez seja lento por extender de um Default
*/
public class ComboBoxModelAll extends javax.swing.DefaultComboBoxModel<Object> {
public ComboBoxModelAll(java.util.List<? extends Object> c) {
Object[] elementData = c.toArray();
int size;
if ((size = elementData.length) != 0) {
if (elementData.getClass() != Object[].class) {
elementData = java.util.Arrays.copyOf(elementData, size, Object[].class);
}
for (Object ob : elementData) {
this.addElement(ob);
}
}
}
}
Você poderia criar uma conta no Bitbucket(sistema de controle de versões distribuído) para armazenar seus códigos, é permitido repositório privado. Assim você poderia baixar ou visualizar seu código em qualquer lugar com acesso a internet e também teria um histórico detalhado.
Apenas complementando o que o amigo @Francisco_Chaves disse, você pode usar sistemas de versionamento de código fonte.
Essa é a melhor forma de você guardar seu código, fazer backup, versionar e até trabalhar em equipe caso necessário.
Existem dois grandes “players” no mercado. São eles o SVN e o GIT.
Dá uma procurada em algumas ferramentas de git tipo GitHub e Bitbucket (conforme citado pelo amigo).
GIT ou SVN são a melhor prática para armazenar código fonte.
Não sei se entendi bem, mas se quer guardar templates de código, uma das formas é usar recurso da própria IDE. Se estiver usando Eclipse por exemplo:
http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-eclipse-code-templates/
(Como não tenho Java na minha máquina, printei em PHP só pra te mostrar, mas é a mesma coisa para Java).