GUI fica "Freeze" enquanto metodos processam... Por que?

Ola Galera,

[i]Sou novo aqui e novo tambem no java! Conheci o forum quando li a apostila da Caelum gratuita disponivel no site!

Talvez esse pergunta ja tenha sido respondida, entao nao vou perguntar por uma soluçao, mais sim por uma guia…[/i]

Eu nao sou programador e aprendo java nas horas extras aqui do trampo e faço umas ferramentinhas para automatizar oque der e aprender java no processo.

Recentemente fiz uma ferramenta com interface grafica para o user poder colocar as infos e programa executa/processa a info. Eu tentei colocar um botao chamado “Pause” ao lado do “Start” para poder dar um pause no processo ou ateh mesmo um Stop, assim quando a pessoa ja tem info suficiente ela pode parar o dai o Java libera os outros programas que ele esta interagindo (nesse caso).

Mais oq acontece eh que esse botao fica inacessivel enquanto os metodos estao rolando… isso eh um caso que poderia ser resolvido por threads? E de threads eu so sei o nome…
Eu vim ao forum procurar por info, mais me encontrei em uma situaçao que eu nao sabia o nome do que eu estava procurando… se vcs puderem me apontar na direçao correta, eu faço minha pesquisa! Obrigado!!

kleklezin
A resposta está no estudo de theads mesmo. Toda aplicação/processo que você iniciar em seu programa tente utilizar de uma nova thead para aquele processo, assim evitará essas travadas no programa

Dá uma olhada na parte de tutoriais do GUJ, tem uns artigos legais sobre Thread

Dá uma pesquisada tbm em SwingWorker, ajuda muito no desenvolvimento em Swing. É bem simples de usar.

Ahh legal!! Entao esse eh o caminho! Vou estudar sim!

Galera, vlw mt a ajuda e disposiçao! sem preço!

Abraço!!!

Ahh uma outra duvida… vc teriam links sobre o assunto facil ae??
To lendo ja uns aki no Guj mesmo… mais a maioria que encontrei vem na forma de duvida… queria saber um artigo bom :smiley: mais tb nd mt elaborado/avançado to no começo ainda!

Vlw