GUI Java Bibliotecas

E aí beleza?
Vocês podem me indicar algumas bíbliotecas java para interface gráfica do utilizador, especificando como cada uma funciona ou para que serve.

Sua iniciante no java…

O netbeans ja tem um ferramenta para criação de interfaces graficas

Não, usando código mesmo.

Se fala de desktop, as opções são basicamente Swing, JavaFX e SWT.

Pra saber como cada uma funciona, dê uma pesquisada, pois é um assunto extenso. Mas cada uma dela permite as coisas que todo UI toolkit deve permitir: criar janelas, componentes (botões, campos de texto, etc) e fazer esses componentes responderem à eventos (clique, rolagem digitação).

Se está só estudando e não pretender fazer uma aplicação séria, vá de Swing mesmo. É mais defasado, mas cumpre seu papel. Se for uma aplicação comercial, eu recomendaria JavaFX. Mas, para desktop, você estará mais bem servido com C# e WPF.

Abraço.

É um trabalho da faculdade e eles estão exigindo com código mesmo (swing e awt)… será que você poderia recomendar algumas bibliotecas e suas funcionalidades, eu quero fazer algo bem atrativo… eu só preciso que me recomendem bibliotecas e se possível o modo de aplicação

Se vai usar Swing, o próprio Swing é o toolkit gráfico. Swing sempre foi bem feio e pesado, mas você pode pelo menos dar uma maquiada no visual usando “LookAndFeel” (pesquise sobre).