GUI no console, tem como?

Olá pessoal…

Por curiosidade olhando o sistema de um supermercado local, reparei no
sistema que os caixas utilizavam, e notei um “Powered By JAVA” bem pequeno
no cantinho da tela…

Mas as interfaces eram bem “rústicas” do tipo, Clipper, Cobol ou C…
e de acordo com o “fiscal de caixa” as maquinas são todas Pentium 100… :shock:

Poderia esse software (ao menos o módulo ECF/Caixa) ser em java com esse
tipo de GUI? Talvez fosse a GUI feita em C e comunicando via Socket’s, Corba, JNI, sei lá…

Ou o programador teve o gostinho de colocar o “By JAVA” por amor a tecnologia??? :stuck_out_tongue:

Alguém já viu algo no estilo???
aberto ao debate… 8)

Acho que Java = Cafeína, no caso (já que um simples “Hello world” já é muito pesado em Java, exceto no caso de você usar o Java 1.1 da Microsoft.)
De qualquer maneira, para usar telas em formato texto, você pode ter duas alternativas:

  • O “Charva” (http://www.pitman.co.za)
  • Ou então usar um software de terminal serial, e rodar seu sistema em um servidor Linux que não é Pentium - 100.

eu nunca vi, mas há pouco tempo alguém postou aqui uma ferramenta que desenvolve GUI estilo console mesmo, como aquelas antigas que a gente costuma ver porai…

E acho que a JVM roda sem problemas num terminal desse…

pois é, seja o que fosse aquilo, achei interessante a ideia do charva…

no caso de fazer um sistema desktop OnLine,

deve ter um bom desempenho…

Abraço!!!

[quote] pois é, seja o que fosse aquilo, achei interessante a ideia do charva…

no caso de fazer um sistema desktop OnLine,

deve ter um bom desempenho… [/quote]

Olha eu uso Java com Swing no lado do cliente estando 100% onLine e rodando em Desktop

usando a RMI.

Ta Rapido e Bonito !!!

Na parte do Cliente fica a parte Grafica, e la dentro o RMI corre solto !!!

Olá

[quote=j-menezes]Olha eu uso Java com Swing no lado do cliente estando 100% onLine e rodando em Desktop

usando a RMI.

Ta Rapido e Bonito !!!

Na parte do Cliente fica a parte Grafica, e la dentro o RMI corre solto !!!
[/quote]

Repita 3 vezes como um mantra toda noite antes dormir: RPC é obsoleto e raiz de muitos males.

RMI é RPC do modo mais cru possível, logo, RMI pode impedir que sua aplicação cresça. Porque você não faz como muita genta faz desde 2000/2001 e usa um servlet para receber as solicitações do cliente? Envie mensagens por URLConnection (HttpClient).

Ou que tal experimentar enviar mensagens assíncronas para um servidor de mensageria? Provavelmente as respostas demorarão MUITO menos do que você imagina e sua aplicação pode crescer a vontade.

[]s
Luca