Guia de Estudos JavaEE

15 respostas
G

Boa tarde pessoal. Me desculpem caso este tópico seja duplicado no fórum, mas preciso de ajuda.
Sou programador Web, mais especificamente, trabalho com PHP, e estou decidido a estudar Java pra Web. Tenho noções básicas do Java, quando ao conceito básico de OO, eu me viro e pesquiso por conta!
A minha dúvida é a seguinte: Estou lendo sobre JSP, JSF (que é framework), servers como Tomcat, JBoss, Glashfish, models como Hibernat, Servelts, porém estou totalmente perdido.

O que é necessário aprender para desenvolver sistemas com Java EE? Quais os estudos básicos que iniciar minha carreira profissional?
Obrigado pela ajuda.

15 Respostas

Hebert_Coelho
  1. Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
  2. Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
  3. Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
  4. Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
  5. Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=
joaopaulotds

*Sem um bom OO você vai se lascar.

Concordo! :smiley:

G

Hebert Coelho:
1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=