Guia de Estudos JavaEE

15 respostas
G

Boa tarde pessoal. Me desculpem caso este tópico seja duplicado no fórum, mas preciso de ajuda.
Sou programador Web, mais especificamente, trabalho com PHP, e estou decidido a estudar Java pra Web. Tenho noções básicas do Java, quando ao conceito básico de OO, eu me viro e pesquiso por conta!
A minha dúvida é a seguinte: Estou lendo sobre JSP, JSF (que é framework), servers como Tomcat, JBoss, Glashfish, models como Hibernat, Servelts, porém estou totalmente perdido.

O que é necessário aprender para desenvolver sistemas com Java EE? Quais os estudos básicos que iniciar minha carreira profissional?
Obrigado pela ajuda.

15 Respostas

Hebert_Coelho
  1. Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
  2. Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
  3. Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
  4. Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
  5. Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=
joaopaulotds

*Sem um bom OO você vai se lascar.

Concordo! :smiley:

G

Hebert Coelho:
1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.

G

Hebert Coelho:
1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.

G

Hebert Coelho:

Hebert_Coelho

guilherme90:
Hebert Coelho:

Só quero deixar claro que o “consigo me virar” soa igual = meu código, mesmo com OO de qualquer modo, funciona! Cuidado.

JSF é um JSP. Conheça a base antes de querer ir para o topo. Não adianta querer pintar uma parede com a melhor cor, se você não sabe como colocar cimento/tijolo para firmá-la.

Web achei esses livros na amazon que estão muito bem avaliados:
http://www.amazon.com/Pro-JSP-Experts-Voice-Java/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_10?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-10&keywords=jsp
http://www.amazon.com/Murachs-Java-Servlets-JSP-Edition/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-2&keywords=jsp
http://www.amazon.com/Servlet-JSP-Tutorial-Budi-Kurniawan/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-3&keywords=jsp

G

Entendido amigo. Estou olhando os links que me recomendou.
Ah, no sou expert em OO, porém sempre procuro fazer o melhor que posso.

gmmascarin

Aprendi Java lendo os mesmos livros que o Hebert Coelho indicou. São muito bons.

Se quiser material bom para estudar dê uma olhada aqui também.

G

Já ouvi falar das apostilas K19, parecem muito boas.

C

Realmente as apostilas da K19 são muito boas, e só reafirmando o que foi citado acima, firme bem seus conceitos básicos, uma boa base vai evitar muita dor de cabeça durante o aprendizado, aprender Java OO antes de ir pra web, depois aprender JSP e servlets antes de ir pra algum framework.

G

Estou fazendo isso. No momento, to de brincadeira com Servlets com ExtJS 4, desenvolvendo uma app pra estudar mesmo.
Depois disso, vou pra JSF e algum framework de mapeando, Hibernate é o candidato.

V

Quando eu precisei estudar os pontos mais importantes do JavaEE, eu segui o tutorial da própria Oracle. Segue:

http://docs.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/

G

Opa amigo, obrigado pela referencia. O problema que vejo é a questão do mercado de trabalho do Java, empresas já exigem experiência, a grande parte Frameworks, etc.

Quem desenvolve em outra linguagem também percebeu isso?

R

Essa questão de frameworks é algo complicado no mundo java,pois na minha opinião a linha de aprendizado é muito alta,e abrange uma quantidade grande de tecnologias e especificações ,isso comparando com outras linguagens e plataformas de desenvolvimento de software, esse é um dos motivos que eu estou querendo sair um pouco do mundo java web, e focar mais no android.
Eu particularmente prefiro o vraptor, mas a maioria das empresas estão utilizando o JSF, logo ele tem mais mercado. Até hoje não trabalhei com JSF , mas por força do mercado vou ter que começar a estudar com mais dedicação, e digo o mesmo do Spring MVC.

R

guilherme90:

Vc começou a correr antes de engatinhar por acaso? :smiley:

Criado 7 de março de 2013
Ultima resposta 3 de abr. de 2013
Respostas 15
Participantes 8