Guia de Estudos JavaEE

Boa tarde pessoal. Me desculpem caso este tópico seja duplicado no fórum, mas preciso de ajuda.
Sou programador Web, mais especificamente, trabalho com PHP, e estou decidido a estudar Java pra Web. Tenho noções básicas do Java, quando ao conceito básico de OO, eu me viro e pesquiso por conta!
A minha dúvida é a seguinte: Estou lendo sobre JSP, JSF (que é framework), servers como Tomcat, JBoss, Glashfish, models como Hibernat, Servelts, porém estou totalmente perdido.

O que é necessário aprender para desenvolver sistemas com Java EE? Quais os estudos básicos que iniciar minha carreira profissional?
Obrigado pela ajuda.

  1. Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
  2. Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
  3. Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
  4. Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
  5. Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=

*Sem um bom OO você vai se lascar.

Concordo! :smiley:

[quote=Hebert Coelho]1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=[/quote]

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?