Guia de Estudos JavaEE

Boa tarde pessoal. Me desculpem caso este tópico seja duplicado no fórum, mas preciso de ajuda.
Sou programador Web, mais especificamente, trabalho com PHP, e estou decidido a estudar Java pra Web. Tenho noções básicas do Java, quando ao conceito básico de OO, eu me viro e pesquiso por conta!
A minha dúvida é a seguinte: Estou lendo sobre JSP, JSF (que é framework), servers como Tomcat, JBoss, Glashfish, models como Hibernat, Servelts, porém estou totalmente perdido.

O que é necessário aprender para desenvolver sistemas com Java EE? Quais os estudos básicos que iniciar minha carreira profissional?
Obrigado pela ajuda.

  1. Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
  2. Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
  3. Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
  4. Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
  5. Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=

*Sem um bom OO você vai se lascar.

Concordo! :smiley:

[quote=Hebert Coelho]1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=[/quote]

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.

[quote=Hebert Coelho]1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=[/quote]

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.

[quote=Hebert Coelho]1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=[/quote]

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.

[quote=guilherme90][quote=Hebert Coelho]1) Tenha certeza que você tem boas noções de OO com Java. Sem um bom OO você vai se lascar. Indico os livros: Use a Cabeça Java e Use a Cabeça Orientação Objeto
2) Estude JSP e Servlet para aprender Web. Ele é a base de JSF, SpringMVC, Struts e assim vai. Indico o livro Use a Cabeça Servlet e JSP
3) Estude persistência de dados. Aprenda JDBC antes de tudo: indico as apostilas grátis da Caelum
4) Estude algum ORM, como JPA/Hibernate. Indico o livro: Pro JPA 2
5) Quando chegar aqui, aprenda EJB, Spring. [=[/quote]

Eu já programei em Java pra Desktop, então quanto a noções de OO, consigo me virar. Eu sinceramente não gosto dos livros da série Use a Cabeça, não me pergunte o por que, simplesmente não gosto.
Alguma outra sugestão de livros?

Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.[/quote]Só quero deixar claro que o “consigo me virar” soa igual = meu código, mesmo com OO de qualquer modo, funciona! Cuidado.

JSF é um JSP. Conheça a base antes de querer ir para o topo. Não adianta querer pintar uma parede com a melhor cor, se você não sabe como colocar cimento/tijolo para firmá-la.

Web achei esses livros na amazon que estão muito bem avaliados:
http://www.amazon.com/Pro-JSP-Experts-Voice-Java/dp/1590595130/ref=sr_1_10?ie=UTF8&qid=1362683657&sr=8-10&keywords=jsp
http://www.amazon.com/Murachs-Java-Servlets-JSP-Edition/dp/1890774448/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1362683657&sr=8-2&keywords=jsp
http://www.amazon.com/Servlet-JSP-Tutorial-Budi-Kurniawan/dp/0980839629/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1362683657&sr=8-3&keywords=jsp

Entendido amigo. Estou olhando os links que me recomendou.
Ah, no sou expert em OO, porém sempre procuro fazer o melhor que posso.

Aprendi Java lendo os mesmos livros que o Hebert Coelho indicou. São muito bons.

Se quiser material bom para estudar dê uma olhada aqui também.

Já ouvi falar das apostilas K19, parecem muito boas.

Realmente as apostilas da K19 são muito boas, e só reafirmando o que foi citado acima, firme bem seus conceitos básicos, uma boa base vai evitar muita dor de cabeça durante o aprendizado, aprender Java OO antes de ir pra web, depois aprender JSP e servlets antes de ir pra algum framework.

Estou fazendo isso. No momento, to de brincadeira com Servlets com ExtJS 4, desenvolvendo uma app pra estudar mesmo.
Depois disso, vou pra JSF e algum framework de mapeando, Hibernate é o candidato.

Quando eu precisei estudar os pontos mais importantes do JavaEE, eu segui o tutorial da própria Oracle. Segue:

http://docs.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/

Opa amigo, obrigado pela referencia. O problema que vejo é a questão do mercado de trabalho do Java, empresas já exigem experiência, a grande parte Frameworks, etc.

Quem desenvolve em outra linguagem também percebeu isso?

Essa questão de frameworks é algo complicado no mundo java,pois na minha opinião a linha de aprendizado é muito alta,e abrange uma quantidade grande de tecnologias e especificações ,isso comparando com outras linguagens e plataformas de desenvolvimento de software, esse é um dos motivos que eu estou querendo sair um pouco do mundo java web, e focar mais no android.
Eu particularmente prefiro o vraptor, mas a maioria das empresas estão utilizando o JSF, logo ele tem mais mercado. Até hoje não trabalhei com JSF , mas por força do mercado vou ter que começar a estudar com mais dedicação, e digo o mesmo do Spring MVC.

[quote=guilherme90]
Ah, eu preciso mesmo aprender JSP antes de JSF? Se sim, porque? Preciso saber o porque desta sequencia, se não for perguntar demais.[/quote]

Vc começou a correr antes de engatinhar por acaso? :smiley: