GUJ - Balanço 2006

3 - Alguma criítica ou sugestão?

Não sei a viabilidade, mas talvez utilizar wiki como padrão para os artigos e tutoriais do GUJ seria interessante, pois:

• Fica mais fácil evitar que os artigos/tutoriais fiquem defasados;
  • Aumenta a possibilidade dos usuários do GUJ contribuirem com artigos novos ou melhorar os existentes.
  • Possibilita criar aquelas sessões do tipo: “Você gostaria de aprender … ?”

A idéia do wiki já foi discutida no GUJ outras vezes, mas lendo as colocações do pessoal, acredito que este seja um bom momento para rever o assunto. :slight_smile:

1. Da “boa vontade” e velocidade da comunidade em responder os tópicos

2. Artigos e tutoriais atualizados

3. Sugestão: Talvez criar um mecanismo que fique na página principal com as buscas mais realizadas, colocar uma input com a busca direto na home, para o pessoal não quadriplicar as mesmas perguntas.

1. Usabilidade das interfaces, qualidade e rapidez nas respostas, notícias e das figuras de alguns usuários do fórum. =)

2. Artigos, os que temos no momento são bons, mas podemos melhorar. Os motivos? foram listados já pelas opiniões anteriores.

3. Críticas: apenas uma, gostaria de saber qual é o critério utilizado para a publicação de tutoriais / artigos. Sei por exemplo, do envio de um artigo interessante sobre desenvolvimento de componentes JSF já há algum tempo, mas não o encontro por aqui.

Com relação ao peso das respostas aos iniciantes, acredito que bom senso seja o ponto chave. Não estou tomando as dores de ninguém, tão pouco me referindo a um caso ou outro. Quero apenas dizer que uma pergunta, mesmo sendo simples ou “boba” quando feita de maneira adequada, dificilmente terá respostas agressivas.

Schmidt

:arrow: Do que mais gosta do GUJ?
Velocidade das respostas e a grande quantidade de informações

:arrow: Do que sente falta no GUJ?
Como alguns já citaram, gostaria que tivesse algo do tipo projetos/exemplos. Acredito que assim ficaria bem mais fácil para as pessoas aprenderem.

:arrow: Alguma criítica ou sugestão?
Sugestão
Tutorias e artigos novos e quem sabe até umas video aulas como as da Java Magazine

Críticas
A questão do comportamento de alguns usuários, acho que não custa nada se mais paciente e humilde.
As vezes até fico receoso de postar algumas dúvidas que tenho :cry:
E assim corro pro google e muitas das vezes eu não acho uma solução para o minha dúvida.

Além do mais…
o GUJ esta de parabéns!!! :wink:

Aliás, quem me enviou artigos para revisão e publicação, por favor, enviem novamente para mim (email abaixo) pois eu tive pequenos contra-tempos com meu laptop e alguns artigos sumiram :frowning: (aliás recomendo a quem teve seu artigo não publicado e que não tenha recebido nenhum parecer que envie o artigo para eu revisá-lo).

1- Qualidade e velocidade das respostas e tutoriais.
2- Acho q nao se encaixa aqui, mas muitas vezes links de notícias da home não são encontradas.
3 - [quote=andre_a_s]3 - …só algumas figurinhas carimbadas que acho que deveriam ser menos irônicas e grossas nas respostas… mas todo fórum sempre tem desses neh?[/quote]Concordo.
:slight_smile:

1 - Do que mais gosta do GUJ?

O fórum é o melhor e mais movimentado do Brasil!!

2 - Do que sente falta no GUJ?

Acho que as notícias deveriam ser mais rapidamente postadas. Algumas demoram a aparecer por aqui… Não poderei ajudar por agora, mas bem que poderia “aumentar o quadro” de pessoas responsáveis pelas notícias e criarem metas.

3 - Alguma crítica ou sugestão?

Bom, na questão 2 eu deixei uma sugestão. Agora crítica, humm… Bom os novatos reclamam e as vezes tem até medo de postar por receberem respostas com descaso… Poderiam criar um fórum para os desesperados e/ou novatos ou sei lá, uma coisa que os deixaria “mais a vontade”. Também poderiam colocar algum “leia-me” no ato do cadastro que falava dentre outras coisas pro cara pesquisar no fórum antes de postar uma dúvida, sei lá…

Bom, acho que é isso. Parabéns!!

A Paz!!

[quote=obattousai] As vezes até fico receoso de postar algumas dúvidas que tenho :cry:
E assim corro pro google e muitas das vezes eu não acho uma solução para o minha dúvida.
[/quote]

Viu?! Não disse?!

A Paz!!

Olá

Todos os 18.600 usuários do GUJ podem colocar notícias e elas vão direto para a primeira página como manchete.

Quando a notícia é bem escrita, refere-se a um fato relevante e provém de uma fonte boa como por exemplo não ser da INFO, ela é aprovada pelos moderadores quase que imediatamente após ser incluída.

Mas quando o autor da notícia não inclui informação nenhuma além de um link ou copia notícias de sites que não tem preocupação se a notícia é recente ou não (como por exemplo o cara que copiou aqui esta semana a notícia do Javafree desta semana falando do lançamento do java 6) ou então de sites leigos como INFO, UOL, geralmente a maioria dos moderadores evita aprovar e a notícia fica esperando um que aprove. Notícias assim eu demoro bastante para aprovar para ficar claro que quem colocou precisa se esforçar mais um pouco.

[]s
Luca

1 do Fórum que está sempre bem movimentado e cheio de pessoas dispostas a ajudar, isso é muito bom e é possivel obter respostas de uma maneira extremamente rápida, muitas vezes em questão de minutos. Neste quesito o guj está de parabéns

2 Mais artigos/tutoriais, eles não são atualizados com muita frequencia, e são muito úteis para quem está começando.

3 Seria interessante um maior insentivo aos usuários para que escrevessem mais artigos/tutoriais. Ajudaria a corrigir o problema acima citado.

1 - o mais interessante no GUJ, é o compretimendo de todo o grupo em manter sempre vivo o forum, onde as informações passadas sempre existe a clareza, e a preocupação da se a mesma é verdadeira. Não consigo ficar um dia sem acessar, entro em depressao.

2 - Sinto falta de existir uma seleção para pessoas comprometidas, e que passe por teste para ser administrador por categoria do forúm, houve um certa epoca em 2006 que ficou meio ocmplicado de administrar devido ter muita categoria no forum para pouco administradores. Falta o certo Relacionamento entre GUJ e os usuarios. As os usuarios tinha um estrelinha sumiu pq?

3 - Minha sugestão nesse ano é que os objetivos do administradores aqui do site sejam alcançados, onde todos nos us venha se beneficiar com essas novas mudanças que venha ocorrer, e que os artigos e tutoriais sejam atualizados que tenha colunistas que poste em uma parte do forum os assuntos mais basicos e perguntados no forum como: instalação, herança, tipos primitivos. Na area de certificação que tenha uma explicacao de todo o processo para obter seu certificado. O sistema de Emprego deveria ser atualizado o site www.empregosnaweb.com oferece vagas na area de java frequentemente…

Sou novo no forum… mais essas sao meus elogios e sugestoes a serem feitas.

Ok, eu também sou usuário aqui :slight_smile:

1. Acho que o fato da grande maioria dos usuários aqui serem iniciantes e usarem esta comunidade para aprender é uma demonstração de que o GUJ possui grandes méritos e por isso continuamos a atrair novos usuários a cada dia. Gosto também de ver que esta é uma comunidade de quase 20 mil usuários totalmente independente de uma figura central, em que usuários de diferentes níveis de conhecimento ajudam a construir a maior base de conhecimento sobre Java e tecnologia em língua portuguesa do planeta sem necessitar que alguém tome iniciativas. Por fim, acho que isso não seria se não fosse o senso de independência que o GUJ incentiva que seus usuários cultivem. Para mim este é seu maior mérito.

2. Acho que precisamos prestar mais atenção no fato de que isso é um fórum e todas as nossas mensagens ficam registradas para que, futuramente, alguém possa consultá-las e resolver seus problemas. Desta forma, acho que precisamos muito melhorar na forma como nos expressamos aqui no fórum. Além disso, acho que apesar de toda a independência e pró-atividade dos usuários do GUJ, ainda falta esta comunidade dar um passo adiante em colaboração. Fazendo uma continha bem boba, se 1% dos nossos atuais usuários contribuíssem com 1 artigo, teríamos quase 200 artigos novos. E quais os benefícios de se escrever um artigo aqui? Bom, coloque sua lista de artigos no seu currículo e veja o resultado :wink:

3. Adoraríamos que vocês nos ajudassem cada vez mais a manter o GUJ. De todos os atuais colaboradores do GUJ, nenhum tem uma agenda muito folgada, mas ainda assim conseguimos fazer um trabalho de manutenção por aqui. Assim, acho que seria legal que vocês nos ajudassem a policiar o fórum, fazendo com que as pessoas respeitassem as regras, a manterem o foco das discussões iniciadas aqui, a evitarem a criação e discussão de assuntos non-sense, etc etc etc…

Desculpem o Off-topic =p

Qual o procedimento para contribuir com um artigo?

Tenho trabalhado com algumas coisas legais, acho que seria legal criar alguns artigos… ainda mais que é extremamente raro eu achar algo sobre eles em português, somente em inglês.

[quote=Deh]Desculpem o Off-topic =p

Qual o procedimento para contribuir com um artigo?

Tenho trabalhado com algumas coisas legais, acho que seria legal criar alguns artigos… ainda mais que é extremamente raro eu achar algo sobre eles em português, somente em inglês.[/quote]

http://www.guj.com.br/posts/list/40119.java

Sou novo aqui, tanto que esse é meu primeiro post, mas o GUJ já me ajudou bastante. :slight_smile:

1 - A seção de artigos e tutoriais, tem alguns ali muito bons e pra mim que estou começando está sendo de uma utilidade ENORME. Tem muitos com conteúdo melhor que muito livro de Java por aí. :wink:

2 - Como alguém já mencionou aí em cima, mais tutoriais para iniciantes tipo: “Introdução ao JEE” ou “Tudo o que você sempre quis saber sobre GWT mas tinha vergonha de perguntar”. Coisas desse tipo e também acho que seria muito legal uns tutoriais para iniciantes para as IDEs: Eclipse, NetBeans, JDeveloper etc.

3 - Minha sugestão é que todos contribuam mais, muita gente nem sabe que escreve muito bem porque nunca parou para tentar. Acho que deveria haver uma seção no fórum para tutoriais, assim o autor colocaria primeiro ele no fórum, melhoraria de acordo com o retorno dos outros usuários e aí o tutorial ou artigo seria movido para a seção do site dedicada a isso.

1 - do forum , sempre que tive alguma duvida ela foi tirada aqui no guj

2 - mais artigos relacionados sobre JEE e algum tipo de insentivo para o pessoal começar a escrever artigos para o guj

3 - Humildade entre todos dos usuários do guj, porque ninguém nasceu sabendo

abraços

bravox

3- uma sugestão q acho q seria legal seria a criação de areas de colunistas onde cada colunista se comprometiria a postar mensalmente o semanalmente materiais artigos sobre um determinado assunto semelhante ao do imaters

até mais

1.Do que mais gosta do GUJ?
Eu não frequento muito os foruns, apesar de gostar das discussões nos poucos tópicos que leio.
O que eu gosto mais são as notícias, tomo aqui no guj aquele cafezinho matinal. :slight_smile:

2.Do que sente falta no GUJ?
Houve grandes mudanças do Java 1.4 -> 5, o mesmo não aconteceu nos artigos e tutos.

3.Alguma criítica ou sugestão?
Mais paciência com novatos, já fui um deles. Em outros fóruns quando tinha dúvidas sobre classpath e outras trivialidades eu recebia respostas como: “Morri”, “Hoje, só amanhã”, é desestimulante. Claro que quem está realmente interessado em aprender Java, aprende aos trancos e barrancos, ele só deixa de frequentar determinado fórum.

No mais, sem mais! 8)

Então, o que eu mais gosto por aqui é o fórum, :smiley: Temos muita liberdade pra perguntar, responder, dar opinião, enfim, tudo aquilo que é possível fazer em espírito de comunidade. Até parece que é todo mundo vizinho, mas não aqueles vizinhos de condomínio, e sim aquela galera que passa a tarde na clçada, falando da vida, :smiley: (é, também não sei se a comparação foi lá das melhores…)

Isso sim é difícil dizer. Eu olho pro menu ao lado, tem notícia, Artigos e tutoriais, a boa ferramenta de busca… Essa pergunta não é para mim, porque eu estou satisfeito (nota 10 pra equipe GUJ!!!)

Rapaz, mexem no time que ganha é ariscado… Mas vamos ver: sabe os tutoriais? bom, no menu dos usuários logados poderia ter a opção “contribuir com tutorial”, e dessa forma os moderadores teriam apenas de dizer ou não via PV se a coisa vai pro ar, e se não, o motivo, :smiley:

1. O que mais gosto no GUJ é que todos aqui são sempre amistosos e companheiros, de um modo como não vejo em outras comunidades.

2. Sinto falta de mais artigos e tutoriais.

3. Bom… como vem sido citado. Criticas ao GUJ tbm nao tenho. Mas algumas pessoas poderiam sim ser menos “agressivas” nas respostas. Dúvida sempre existe a todos desde os iniciantes até os experientes. Não nos cabe julgar o conhecimento de ninguem. Pois o que pode ser fácil pra gente pode ser uma dificuldade para outra pessoa e vice-versa.

Grande Abraço a todos! Que 2007 possa ser produtivo a todos nós.