GUJ - Balanço 2006

Bom, acho que seria mais produtivo ter pessoas responsáveis por isso, e não se “perderia” mais tempo em ficar aprovando ou reprovando uma notícia.

Bom, é uma sugestão.

A Paz!!

1. o site é bem bacana e o pessoal gente fina.
  2. um artigo novo de vês em quando não faz mal para ninguém, ne! :slight_smile:
  3. dos camaradas que são super ultra programadores que de vês em quando estão de mal humor e liquidam com os novatos. Paciência minha gente.
    Mas o pior mesmo é o cara que aprendeu ontem a declarar um variável e liquida com o coitado que ta tentando fazer o trabalho da escola. Parece que a arrogância pega. Viva a humildade pessoal. :smiley:
    E boa sorte a todos em 2007.

Minhas opiniões,

1 Do que mais gosta do GUJ?

eu costumo escrever pouco no GUJ mas acesso praticamente todos os dias, me interesso especialmente pelos assuntos de modelagem, frameworks, etc.

2 Do que sente falta no GUJ?

3 Alguma criítica ou sugestão?

• Sistema de tags nos posts.
  • Maior divisão nas categorias, por exemplos framework, tem de tudo, sendo q o hibernate é um dos assuntos mais pesquisados.
  • Talvez montar um wiki com faqs, se for ver muitas das perguntas (no caso de hibernate) são repetidas, ou seja juntar esse conhecimento numa forma mais fácil de consultar e tirar dúvidas, óbvio q isso toma tempo, por isso o formato de wiki para dividir a carga de trabalho

1 - Com certeza o forum, aqui podemos tirar nossas dúvidas e tentar contribuir com a comunidade, disparado o melhor forum de Java do Brasil.

2 - Um sistema de busca mais eficiente com mais opções de filtros.

3 - Não tenho nehum tipo de crítica, as vezes algum usuário estrapola, quanto a sugestão também seria favorável a uma sessão com um repositório de códigos e bibliotecas, cabe a nós usuários do GUJ mantermos essa excelente reputação do site.

Uma coisa que estou lembrando agora. Poderia ser criada uma área para colunistas que publicariam periódicamente textos, como os publicados em blogs. Acho que esses os tamas aboradados gerariam boas discussões e com certeza todo mundo cresceria com isso. Temos grandes profissionais da área e com certeza eles estão dispostos a contribuir…

• O fórum é um bom local para tirar dúvidas e trocar idéias.

O GUJ tem uma carência enorme por tutoriais e artigos, mas depende também de todos nós para ajuda-lo a ter mais resources. E não depender de moderados, já que alguns não fazem nada.

3 Alguma crítica ou sugestão?

Sim, o ítem 2 serve como sugestão. Também seria interessante os usuários terem mais consciência de onde e como postar suas dúvidas.

1. A camaradagem, além de aprender sobre java e muitas outras coisas, fiz muita amizade com o pessoal daqui. Mais o que mais curto mesmo é aprender com as experiências das pessoas aqui. Tem muito cara que sabe muuito, mas ultimamente tem andado sumido.

2. Ultimamente, sinto falta de assuntos SÉRIOS que rendam bastante, não sei mas os tópicos que estão rendendo são só aqueles de besteiras. Se for procurar por tópicos antigos, é possível ver algumas discussões grandes sobre programação a aspectos, CMM, etc, de onde é possível tirar muita coisa boa.

3. Todo mundo criticando os antigos, eu gostaria de fazer uma aos novatos, é muito bom ter educação. Tá certo que as “figurinhas” tão criticadas as vezes são mesmo ranzinzas. Mas quem não ficaria ao ler pela 5487ª vez uma pergunta sobre setar classpath, sendo que ja existem outros trocentos tópicos sobre o assunto ? Trate com educação e respeito e será tratado igual.

Primeiramente,
parabéns pelo fórum e para todos os integrantes dele.

1 - Gosto principalmente do empenho de todas as pessoas que participam do fórum. Gosto também da organização.

2 - Falta de tutorias sobre as tecnologias novas/usadas.

3 - Sugestão: Organizar mini-projetos para determinados GUJeros participarem dependendo do nível (Criar como se fosse uma equipe por mini-projeto, não concordo que todos participem do mesmo mini-projeto porque pode virar bagunça). Disponibilizar um link paa que os GUJeiros enviem os proprios tutorias (claro que tem que passar antes por uma avaliação dos moderadores) assim aumentará a biblioteca de tutorias do GUJ.
Critíca: Tem algumas pessoas que zombam das outras por escreverem besteiras por falta de conhecimento na linguagem.

Abraços para todos.

1 :arrow: Do que mais gosta do GUJ?
A qualidade das discussões, o design e o layout do site.

2 :arrow: Do que sente falta no GUJ?
De um sistema de busca melhor. Antigamente era possível fazer buscas bem mais completas e que foram removidas do site. Às vezes eu preciso de alguma referência que eu sei que já li no fórum e fico um tempão procurando até encontrar.
Existem em alguns fóruns um esquema de mostrar no rodapé tópicos relacionados ao discutido, que eu acho interessante.

3 :arrow: Alguma criítica ou sugestão?
Não.

Sou cadastrado a pouco tempo, visito o guj quase todo o dia…

Respostas:

1 - Gosto muito do clima de comunidade daqui. O pessoal está sempre disposto a ajudar, e de vez em quando aparecem discussões bem interessantes.

2 - Sinto falta de tutoriais sobre novas tecnologias, e de uma atualização dos existentes.

3 - Uma área de artigos por usuário (como um “blog técnico”)… A idéia de artigos/tópicos relacionados no final de cada página me parece bom também.

A velocidade de troca de informações. Graças à boa vontade de muitos, e dependendo do assunto abordado, as respostas vêm em minutos.

Mais GUJeiras  :D

3 Alguma crítica ou sugestão?

Concordo com a maioria: o GUJ não merece nenhuma crítica, mas os usuários sim. Vejamos:

a) Alguns jamais respondem um tópico com um esclarecimento, preocupam-se somente em alimentar trolls.

b) Com relação aos usuários novatos, temos que convir com o seguinte: está certo que ninguém nasce sabendo. Eu também tenho algumas dúvidas bem básicas, às vezes. Mas como foi lembrado pelo [b]lucao[/b], o cara abrir um tópico para perguntar sobre classpath, quando o GUJ já tem trocentos outros tópicos sobre o mesmo assunto, é dose. Demonstra, no mínimo, falta de interesse.

c) Pessoas que se cadastram, criam um tópico do tipo "URGENTE: TRABALHO DE FACULDADE" e ainda ficam putas quando os outros se recusam a fazer o trabalho por elas.

Pensando bem, acho que o meu item 3 deveria ter o título "Coisas Que Me Tiram do Sério no GUJ"...

Galera, alguns esclarecimentos sobre sugestões recorrentes:
:arrow: artigos e tutoriais: Quem estiver interessado em contribuir com novos artigos/tutoriais, por favor veja como contribuir aqui.
:arrow: notícias: é complicado manter uma equipe especial para manutenção da área de notícias, pois pessoas tem suas vidas e prioridades fora do GUJ. Então, acredito que é muito melhor ter uma equipe de 18000 potenciais colaboradores do que apenas uma meia dúzia. Mas o trabalho de aprovação de notícias ficaria muito mais fácil se as pessoas que contribuissem conosco postassem notícias que contivessem um texto claro e objetivo sobre o assunto. Muitas vezes temos que editar todo um texto de uma notícia antes de publicá-la aqui e isso é um trabalho complicado. Uma dica para postar notícias: poste um texto que você gostaria de ler e que você certamente iria achar bom (pessoalmente, gosto muito do estilo editorial do pessoal do BR-Linux, acho que pode ser um modelo a ser seguido para notícias).

1 - De ter sempre alguém com conhecimento, paciência ou boa vontade pra responder as dúvidas de todos. Já houve vezes que deixei de perder a cervejinha de fim de sexta por causa de uma dúvida tirada aqui.

2 - De novas apostilas e tutoriais, acho que deveria haver mais um concurso, como houve há um bom tempo atrás para incentivar o pessoal a produzir mais material. Fica ai a dica.

3 - Além da já dada acima não tenho mais nenhuma não.

É isso ai, salve o GUJ!!!

[quote=Daniel Quirino Oliveira]Galera, alguns esclarecimentos sobre sugestões recorrentes:
:arrow: artigos e tutoriais: Quem estiver interessado em contribuir com novos artigos/tutoriais, por favor veja como contribuir [/quote]

Pois é, o pessoal tem reclamado tanto de falta de tutoriais. Estudo o assunto que você sente falta e escreve um tutorial sobre ele, oras! :roll:

Eu poderia falar que são as discussões técnicas, artigos, tutorias, etc. Eles são muito legais, mas o mais legal mesmo é ver o pessoal zuando o Thiagosc :smiley:

Acho que a boa vontade de várias pessoas em ajudar.
Em especial, sem desmerecer os demais. As dicas de migração para Strut2 do Alexandre lima. Foi muito bacana da parte dele.

Para ser sincero, o contexto me agrada.

A sugestão não é nem para o GUJ, e sim para todos, e que assim tenhamos um ótimo 2007.
Sejamos mais gentís. Conhecimento, raça ou sexualidade não adiciona nem tão pouco subtrai ninguém, em hipótese alguma.
O ministério da ciência e tecnologia adverte: Cortesia e Gentileza fazem um bem danado para saúde tecnológica do país. Tendo em vista que a mesma anda na UTI http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012007/03012007-4.shl

Sucesso à todos !!
Feliz 2007.

1 - A dedicação de algumas pessoas em responder perguntas cabreiras que eu faço às vezes…

2 - Que o RSS funcionasse melhor, tipo, não dá pra adicionar um feed pra cada tópico, no fundo acho que isso deve ser limitação do RSS mesmo, teria que haver um “feed de feeds”…

3 - fazer o fórum no formato wap e/ou uma app personalizada para visualizar e interagir com o GUJ via celular

[quote=renato3110]
3 - fazer o fórum no formato wap e/ou uma app personalizada para visualizar e interagir com o GUJ via celular[/quote]

O guj funciona em qualquer celular com um browser decente :slight_smile:

http://flickr.com/photos/fmcamargo/251725215/

Mas tem um site wap? Pq o que eu abri foi o site normal, que não cabe na tela e gasta muita banda…

R: Das respostas rápidas com qualidade no forum

R:
*Apesar das respostas serem muito rápidas no forum, acho que valeria por no ar uma sala de batepapo afim de ajudar naquelas horas em que vc precisa de algo “para ontem”.

*Atualização dos artigos

*Iniciar uma série de artigos em relação a um tema, tipo:
-Swing
-JSF
Onde, por exemplo, cada semana falaria de um componente e suas principais funcoes

Venomtotal