GUJ - Balanço 2006

1 - O fórum é excelente, os artigos são ótimos, e a massa de usuários é valiosa.

2 - Acho que falta a opção de podermos apagar nossos próprios posts e tópicos.

3 - Minha crítica vai aos usuários: acho que tem alguns usuários no fórum que costumam ser grosseiros em suas respostas, deveriam se conscientizar de que isso é um fórum e não uma guerra de poderes!!

Bom… eu ainda não consegui entender pq os meus posts são os menos respondidos do fórum, hehehe. Será que o problema está nas minhas questões? A maioria dos meus posts não são respondidos.

Fora as coisas ruins, o resto tá bom! hehehe

Ah, não quero ser muito exigente, mas tpw… acho que como o GUJ é o maior grupo brasileiro de compartilhamento de conhecimento, é importante que se mantenha a elegância do site. Vi no link “Sobre o GUJ” uns errinhos básicos de gramática/digitação. Acho que vou encaminhar ele corrigido para um dos administradores, é só trocar a página e pronto, hehehe. É que na minha concepção, uma pesosa que está querendo conhecer o site (o GUJ) potecialmente lerá o texto do link “Sobre o GUJ” e, possivelmente sendo um observador como eu, notaria esses errinhos…

Mas é só uma sugestão!!! Excelente 2007 a todos e parabéns aos administradores do GUJ!

1- Eu gosto da acidez de algumas pessoas, em TODOS os fórum tem um post do DQO cujo título é “Antes de perguntar…” . Convenhamos se a pessoa não se dá ao luxo de ler aquilo, por que quem responde tem que dar uma resposta mastigada e bonitinha? Manda googlar mesmo :). Mas infelizmente tem uns que, em algumas oportunidades, exageram no vinagre.

De resto, em time que está ganhando não se mexe muito. Só se corrigem alguns pequenos defeitos.

2 e 3- Voto com o Thiago

[quote=Thiago Senna]3 - Alguma criítica ou sugestão?

Não sei a viabilidade, mas talvez utilizar wiki como padrão para os artigos e tutoriais do GUJ seria interessante, pois:

[/quote]

Não sei se existe wiki que permita moderação, mas os artigos poderiam ser escritos numa área mais restrita, isto é, uma área não divulgada na página principal, mas de acesso liberado a todos os usuários registrados (ou não). Após aprovação, o artigo seria publicado na página principal.

1 Do que mais gosta do GUJ?
:arrow: Site amigável , pessoas legais e uma ótima fonte de conhecimento

2 Do que sente falta no GUJ?
:arrow:Sinto falta de JME(Jogos) , Ajax e WebService

3 Alguma criítica ou sugestão?
:arrow: o criador do tópico ter o poder de deletar o post , ocorre casos que a pessoa “posta” duas vezes

1 - O que acho melhor no GUJ é a rapidez com que respondem e tiram duvidas. Ja postei duvidas em outros sites que nem foram respondidas, diferente daqui do GUJ que sempre tive um bom retorno nas respostas.

2 - O que sinto falta, é o que muitas pessoas ja escreveram aqui: Tutoriais

3 - Poderia ter mais tutoriais, principalmente de tecnologias novas e conceitos avançadas de java

1 Do que mais gosta do GUJ?
:arrow: Do layout e do fato de ter um bom conjunto de "problemas’ já respondidos…

2 Do que sente falta no GUJ?
:arrow: Quando eu iniciei aqui, tinha umas estrelinhas, depois eu vi em alguns foruns… o porque da decisão de não ter mais. Mas eu acho que ta fazendo falta, avaliar os post e seria legal na pesquisa poder selecionar todo post que tenha mais que n estrelas ou coisa do genero.
E acho que um rank das pessoas que mais participam e suas “médias” de estrelinhas seria legal, bem como poderiamos ter algo oposto das estrelas para também idenficar os ruaceiros…

3 Alguma criítica ou sugestão?
existem alguns links antigos que apontam para .php que não estão funcionando será que poderiamos pesquisar na base a presença deles e tentar arrumar?

No mais, está ótimo o trabalho da equipe do guj.

Acho fantastico o GUJ e o uso muito ,principalmente para aprender e ver sobre material da certificação.
Gosto de navegar pelo forum e tento responder colegas com nivel iniciante como eu.
Acho legal a ideia do GUJ ter projetos.
Mas…Não sei como isso poderia ser feito.
Feito pela comunidade e que tipo de projeto.
Projetos de todos níveis,iniciantes,intermediários e avançados,onde todos que participassem ,e todos da comunidade pudesse ajudar,opnar.
Não sei,se estou viajando,mas…acho legal.

1 :arrow: Gosto muito do forum, que me ajuda muito, ja que estou ainda começando com Java. Gosto também dos tutoriais que são bem didáticos.

2 :arrow: Os tutoriais são bons, mas acho que faltam ser abordados alguns temas

3 :arrow: Utilizei muito o forum no meu inicio com Java, mas nem havia me cadastrado, ja que via que algumas perguntas de iniciantes eram respondidas de forma as vezes um pouco grosseira demais. No geral o pessoal é super solícito e ajuda bastante, mas tem algumas pessoas que gostam de fazer os outros se sentirem inferior por não saber tanto quanto eles… Como não acho legal esse tipo de atitude, acabei por nem me registrar no GUJ. Agora me registrei por sentir que ja posso ajudar um pouco os iniciantes que tiverem dúvidas básicas como as que eu tive no meu início.

Este topico jah rolou muita coisa, mesmo sabendo que algumas idéias minhas já foram postadas por outros colegas, vou somar com outras.

[quote]a. feed’s rss por grupos no ofrum
b. acervo de tutoriais [ bom tamanho, mesmo faltando muitos outros assuntos :^) ]
c. respostas rápidas e comunidade bastante ativa
d. pessoas muito bem entendidas no assunto [tem muita gente que trabalha, estuda e ainda dá uma força aqui] parabéns!!! eh um trabalho bonito por parte de vcs!
e. itens [favoritos] e [minhas mensagens] :: bom conteúdo organizacional
f. manter a tradicionalidade, tipow muitas mudanças estruturais atrapalham a exclusividade deste espaço deixando um pouco perdido algumas idéias. acho bom manter o foco do guj e objetivar no conhecimento[/quote]
2.

[quote]a. utilizar alguns bons recursos do wiki e twiki
b. melhoria da busca, tipo um link para busca avançada para quem quer algo específico [exemplo, sendo que com alguns campos e informações internas a partir dos indexadores do próprio guj, assim como base de dados]
c. poderiam cativar mais os usuários, mas não sei se vir a desenvolver projetos por aqui seria a melhor saída, eh um assunto a se discutir melhor [um fato interessante que funcionou e deu certo, foi o caso do pessoal do brazilUtils, discutido aqui no guj, e acabou sendo uma idéia que deu certo, mantido fora do guj pelo java.net. Dá pra reusar legal!]
d. elaborar um novo modelo de tutoriais, que possam incluir referências bibliográficas + links de outros artigos + webgrafias + link p/fonte + etc.
e. um notificador para nosso e-mail que tal tópico foi respondido, ou um agendador que o seu tópico ficou parado e/ou ninguém respondeu ou re-respondeu.
f. elaborar um modelo a longo prazo, visando práticas colaborativas para que tenhamos uma maior participação e que possamos também estarmos diretamente envolvidos no assunto [sei que eh meio complexo, mas considero um ponto a se pensar]
g. alguns faq’s como existem no javaranch, sobre determinados assuntos em geral
h. não sei se seria o melhor momento para realizar grandes mudanças, mas andei repessando, e achei um ponto interessante, um recente quadro que a yahoo abriu para perguntas e respostas, buscando uma melhor resposta para uma determinada pergunta, ainda com esquemas de votação, [algumas perguntas respondidas sobre java]. Mas olhando bem a utilidade desta ferramenta, a maioria tem usado para resolver pequenas broncas. Mas não deixa de ser um esquema interessante diante de um grupo com tantas pessoas, apesar de não estarem envolvidas, mas estão interessadas no assunto. É assim que funciona a comunidade open-source, de certa forma é claro! :^)
i. outra coisa também, seria dar uma melhorada no editor, tipo um pouco pequeno a caixa de diálogo, os hiperlinks sujam e se misturam com os textos, assim como o editor para codigo. Vamos tentar usar mais hiperlinks e deixar o texto mais limpo no forum!!![/quote]
3.

[quote]críticas
As minhas críticas são para as pessoas que fizeram ofensas a alguns colegas. galera vamos usar o bom senso!!!
Por favor, que não aconteça mais também o crash do guj!!! Acho que sinto falta de alguns bons posts que existiam antigamente. Pois já tentei na busca e nada. [considerem uma crítica construtiva/preventiva][/quote]

[quote]sugestões
Uma sugestão seriam cativar mais a comunidade a tentar responder alguns tópicos não respondidos. Ah bronca eh que alguns são tão difíceis, mas pelo menos tentar ajudar com algo. Só um ponto a ter atenção também. Precisamos de mediadores![/quote]
Parabéns não só aos administradores/moderadores do guj, mas também a comunidade em si, que com certeza, vem se destacando pela busca e repasse do conhecimento [sem frescuras + na hora + free + bem coeso] :^)

1 - Muito bem organizado, bom sistema de objetividade e atração de respostas.

2 - Falta muito: Dicas (list tips), tutoriais, material para download (codigos fontes, exemplos), video aulas, etc. Isto ajuda muito no aprendizado.

3 - Não.

1. o que mais gosto é da velocidade das respostas e saber que até de madruga tem gente apta (na maioria das vezes) pra te dar uma luz;
  1. Isso é meio chato. Tem cara que nem vê qual o erro que deu e já posta logo. Nem uma pesquisa por palavras chave… Meio over (e o pior que às vezes eu até respondo, por pena).

abraços,

otávio

1 - A boa vontade da galera guj, que sempre respondeu as minhas perguntas e me ajudaram bastante… geralmente as respostas vêm bem rapido… e as conversas sobre Metodologias e Arquiteturas tb sao D++

2 - Artigos ou Tutoriais de Java acessando dispositivos (microterminal, scanner, etc…)

3 - Pessoas q nao procuram nada, e axam q o forum guj e um lugar onde vao pedir algo e ja vao entregar tudo mastigado, pronto, pra ele so usar…

Antes de qq coisa, acho que o GUJ só é o que é por causa das pessoas que controlam esse forum e tambem das pessoas participam, seja com duvida ou respondendo.

Do que mais gosta do GUJ?
Acho muito bom o senso de ajuda do pessoal, tanto da adm quanto do ‘povão’, em ajudar os outros. Sei que existem coisas e acontecimentos desnecessários no forum mas, faz parte. Se continuarmos assim, praticando essa boa vontade de ajudar, a comunidade vai agradecer bastante!

Do que sente falta no GUJ?
De pessoas que se habilitem a escrever mais tutoriais… Exemplo? Porque o GUJ não tem um tutorial porradão de Mentawai??? Porque não temos ainda um tutorial de EJB3/JPA por exemplo??? Sei que muitos que estão aqui sabem, utilizam e se forem ver mesmo, esse tutorial já está até pronto. Cabe a nós melhorarmos essa quase ferramenta de desenvolvimento (help).

Alguma criítica ou sugestão?
Melhoras no sistema de busca e, se possivel, inclusão de palavras chave no topico não só por quem criou, mas por quem está respondendo tambem.

Eu acho que também poderia ter um sistema de busca onde procurariamos algum assunto pelo titulo do topico e poderiamos incentivar o uso do topico explicando,pq geralmente as pessoas falam para não criar tópicos repetidos,mas…Alguém pesquisa 4,5,6 páginas do forum para saber se existe algo correlacionado aquilo que queremos saber?
Portanto,achop que um sistema de busca,seria muito interessante.