GUJ@JavaDay

16 respostas
Daniel_Quirino_Olive
Bom, fotos  mais tarde quando o Carlos e a Andréia disponiblizarem.

Bom, esta foi a segunda edição do JavaDay, um evento realizado pelo pessoal da UFSCar e do SouJava cujo foco é basicamente introduzir a plataforma Java e seus “diversos sabores”(clichê4J) :lol: .

Bom, na abertura, nada de excepcional: foi aquele “blablabla” de sempre. Nada a comentar.

A primeira palestra, cujo tema foi “A plataforma Java”, foi dada pelo Fábio Veloso (SouJava) e a intenção desta palestra foi mostrar que o que é Java, como a tecnologia evoluiu, etc etc. Uma palestra ao estilo System.out.println(“Hello World”);. Mas foi muito boa e acredito que cativou muitos leigos que estavam presentes.

A segunda palestra foi de responsabilidade do Einar Saukas, da Summa. Ele falou sobre “A arquitetura J2EE e o futuro da tecnologia Java” durante uns 80 minutos, mesclando apresentação da plataforma J2EE com comparativos com tecnologias concorrentes (notNET) e piadinhas sobre Windows/Microsoft (como se precisasse…). Ahh, claro!! Ele falou sobre Jini e JXTA (uhhuuu!!).

Meio-dia, hora do almoço, hora em que Carlos, Louds, Andréia e Daniel Destro chegaram (ligeiramente pálidos). Fomos a uma churrascaria e nos acabamos de tanto comer (nesta parte eu falo por mim). Durante a tarde nos aguardavam mais 3 palestras:

:arrow: “Produtividade, Escalabilidade e Performance em J2EE”, por Adriano Marcandali (Oracle), nosso companheiro aqui no GUJ;

:arrow: “Programas IBM de apoio a desenvolvedores na era do e-Business on Demand”, por Takeshi Kamimura (IBM);

:arrow: “The best of JavaOne 2003”, por Fábio Veloso (SouJava).

Bom, não assistimos às duas primeiras, pois resolvemos fazer um JavaDay paralelo, sentados em frente ao auditório e papeando sobre coisas aleatórias (muitas delas referentes a Java, surely!). Aliás, na minha opinião, a parte do evento que eu mais aproveitei, logo, a melhor.

Blablabla, enfim, resumindo: o evento em si talvez não valesse a pena para quem mora nas capitais, pois os temas são normalmente apresentados nas reuniões do SouJava ou em keynotes das empresas. Porém, o evento é muito interessante para ajudar a movimentar a comunidade e divulgar cada vez mais a tecnologia Java no interior de São Paulo. E neste aspecto, o JavaDay foi um sucesso. Movimentou gente de várias cidades do interior: Araraquara, Assis, Campinas, Ribeirão Preto, Marília…
E, óbvio, foi extremamente importante para que eu conhecesse pessoas fantásticas como o Andréia, Carlos Villela, Caio Filipini e sua turma, Daniel Destro e Rodrigo ‘Louds’ Kumpera. :smiley:

16 Respostas

E

Olá pessoal do GUJ, também estive em Saõ Carlos mas infelizmente não pude conhecer vocês como vocês viram o pessoal do interior de São Paulo compareceu além da pessoas que estavam junto comigo encontrei o pessoal da Faculdade gente de Taquaritinga,Jabotical,Matão,Araraquara(a maioria) umas 15 pessoas.

Segundo uma pessoal da UFSCAR me disse tinham umas 400 pessoas inscritas agora os que comparareceram eu não mas sei que deu para ficar bem cheio o local das palestras.

E como disse o Daniel o "o evento é muito interessante para ajudar a movimentar a comunidade e divulgar cada vez mais a tecnologia Java no interior de São Paulo. E neste aspecto, o JavaDay foi um sucesso".

Espero na proxima poder conhecer essa galera do GUJ, até!!
cv1

Opa! Aqui vao as fotos! :smiley:

Da esquerda pra direita, em cima:

Rodrigo ‘Louds’ Kumpera
Andreia ‘Armitage’
Daniel Destro
?
Daniel Quirino Oliveira
Carlos Villela (uhh, eu! :D)

Em baixo:

?
?
Caio Fillipini
?

Mais uma, mostrando o pequeno incidente q a gente teve na estrada: :?

Um onibus fechou a gente, e eu tive que jogar o carro pro canteiro, ou ia rolar uma porrada bem feia. Por sorte, nao aconteceu nada (bom, como vcs podem ver, o louds tá sorrindo… huehueuhe), e por eu ter esquecido o documento em casa, eu perdi minha “permissao para mat^H^H^Hdirigir” :smiley:

Mas, tirando esse episodio, valeu muito a pena. Parabens a todo o pessoal que organizou o evento, estava bem legal! Eu acabei nao assistindo nenhuma palestra (pra variar, eu nunca tenho saco de assistir palestra :roll:), mas pelo menos dessa vez eu consegui arrastar um monte de gente la pra fora (Daniel, Rodrigo, Andreia, Caio) e ficamos conversando aleatoriedades. :smiley:

Uma coisa muito legal de notar tambem foi que o pessoal que estava lá é bem novo, todo mundo com cara de estudante… Diferente de outros eventos aqui em sampa, ou mesmo do JavaOne, onde a maioria é engravatada e já tem lá seus cabelos grisalhos… forca pra toda essa galera que ainda tá na facu, e ja manda muito bem em Java, ou pelo menos está interessada em faze-lo! :smiley:

caiofilipini

O cv e o Daniel já disseram tudo sobre o evento, mas eu gostaria de complementar a legenda da foto. Os nomes que faltaram na legenda do cv são a galera que estuda comigo, e que eu to evangelizando :wink:.

Aí vão os nomes (só dos que faltaram):

Em pé:
:arrow: Carlos Milan

Agachados:
:arrow: Marcos Braulo
:arrow: Reginaldo Pirolla
:arrow: Ricardo Hornung

Eu e o pessoal da minha faculdade achamos muito válida a idéia do evento, e tentaremos realizar algum evento parecido por aqui. Só falta convencer o coordenador do meu curso! :wink:

[]'s

louds

Foi muito legal o evento.
Sobre a foto fora do carro do cv, tava sorrindo da sorte, de não ter acontecido nada pior, pq uns segundinhos a mais não teria foto…

caiofilipini

Galera, aí vai um link com as fotos oficiais do evento:

http://www.dc.ufscar.br/album/album.php?id_colecao=12&page=1

[]'s

danieldestro

Valeu pelas “emoções” de sábado, e que, algumas delas, simplesmente não se repitam.

Abraços a todos e prazer em vê-los.

Airton Senna da Silva

tatibrogna

Olá Pessoal…
Gostaria de deixar resgistrado aqui o qto este evento foi importante para mim.
Cheguei em Sanca pensando apenas que iria passar um dia ouvindo… e ouvindo… e ouvindo sobre a tecnologia JAVA. Nada mais que acrescentar algumas noções sobre a tecnologia…
Mero engano! Saí da Federal com uma vontade louca de começar aprender a programar… e de aplicar isso em cima da área de meu interesse: redes.
Quem diria, heim!? :lol:
[color=“darkblue”]Parabéns aos organizadores… e obrigado![/color]

Tati :roll:

Daniel_Quirino_Olive

Opa!! Mais uma araraquarense!! UHU!! Não estou sozinho nesta cidade que cheira a laranja!! :smiley:

danieldestro

Pelo menos Araraquara é a cidade do Mauro Maurício.

Quem se lembra?

Daniel_Quirino_Olive

Quem é Mauro Maurício???

Os únicos araraquarenses famosos são Zé Celso Martinês Corrêa (dramaturgo) e Ignácio de Loyola Brandão (escritor).

danieldestro

Oooo loco, não lembra?

Ele falava assim:

“Meu nome é Maudo Maudício de Adádaquáda”…
Tinha a lingua presa…

Fazia parte da “Praça É Nossa”, quando era legal, se é que um dia foi legal.

B

Aproveitando a empolgação do Daniel, vou fazer um acréscimo:

Bem Vinda Tati!!!

Gustavo Guilherme BacK

marciolx

onde fica Araraquara? o que tem lá ou por perto pra fazer sem ter que vir pra São Paulo? :?: :idea: :slight_smile:

caiofilipini

hahaha putz, eu lembro disso! :smiley:

Daniel_Quirino_Olive

Araraquara fica a 270 km ao norte de São Paulo. É uma cidade de médio porte, com uma população em torno de 200 mil habitantes. O que tem aqui de legal? Eu, ué?!! hahaha… Brincadeira. O setor de TI aqui é bem fraco. As grandes empresas da região (Nestlé, Kaiser, Sachs, Lupo, FMC, Cutrale) costumam terceirizar o setor de TI para consultorias que não necessariamente estão na região. Em AQA tem uma consultoria da Oracle, uma da Apple ( :!: ) e acho que só. Em São Carlos (40km de AQA) há mais empresas do setor de TI, algumas realmente muito interessantes, como a 3WT (wireless) e a Radium Systems (Linux). Mas o forte desta região ainda é a agroindústria de laranja e cana, além da indústria têxtil, alimentícia e de auto-peças. Aahhhh, claro, a indústria de aeroespacial que está começando a se instalar na região. Num raio de 100km de Araraquara há 2 campi da Unesp (Araraquara e Rio Claro), dois campi da USP (Rib. Preto e São Carlos), dois campi da FATEC (Jaú e Taquaritinga) e dois bons times de basquete (Uniara/Araraquara e COC/Ribeirão Preto).

A

Ae Pessoal,

Também rolou uma descontração no Dia de Java da Ufscar. Ah lá Silvio Santos Domingo no Parque, eu e um brother da Oracle fizemos uma gincana com bixigas para dar brindes para o pessoal.
Foi muito massa a brincadeira… Confira ai…

Aquele abraço!!!

Criado 24 de agosto de 2003
Ultima resposta 27 de ago. de 2003
Respostas 16
Participantes 10