Bom, fotos só mais tarde quando o Carlos e a Andréia disponiblizarem.
Bom, esta foi a segunda edição do JavaDay, um evento realizado pelo pessoal da UFSCar e do SouJava cujo foco é basicamente introduzir a plataforma Java e seus “diversos sabores”(clichê4J) :lol: .
Bom, na abertura, nada de excepcional: foi aquele “blablabla” de sempre. Nada a comentar.
A primeira palestra, cujo tema foi “A plataforma Java”, foi dada pelo Fábio Veloso (SouJava) e a intenção desta palestra foi mostrar que o que é Java, como a tecnologia evoluiu, etc etc. Uma palestra ao estilo System.out.println(“Hello World”);. Mas foi muito boa e acredito que cativou muitos leigos que estavam presentes.
A segunda palestra foi de responsabilidade do Einar Saukas, da Summa. Ele falou sobre “A arquitetura J2EE e o futuro da tecnologia Java” durante uns 80 minutos, mesclando apresentação da plataforma J2EE com comparativos com tecnologias concorrentes (notNET) e piadinhas sobre Windows/Microsoft (como se precisasse…). Ahh, claro!! Ele falou sobre Jini e JXTA (uhhuuu!!).
Meio-dia, hora do almoço, hora em que Carlos, Louds, Andréia e Daniel Destro chegaram (ligeiramente pálidos). Fomos a uma churrascaria e nos acabamos de tanto comer (nesta parte eu falo por mim). Durante a tarde nos aguardavam mais 3 palestras:
:arrow: “Produtividade, Escalabilidade e Performance em J2EE”, por Adriano Marcandali (Oracle), nosso companheiro aqui no GUJ;
:arrow: “Programas IBM de apoio a desenvolvedores na era do e-Business on Demand”, por Takeshi Kamimura (IBM);
:arrow: “The best of JavaOne 2003”, por Fábio Veloso (SouJava).
Bom, não assistimos às duas primeiras, pois resolvemos fazer um JavaDay paralelo, sentados em frente ao auditório e papeando sobre coisas aleatórias (muitas delas referentes a Java, surely!). Aliás, na minha opinião, a parte do evento que eu mais aproveitei, logo, a melhor.
Blablabla, enfim, resumindo: o evento em si talvez não valesse a pena para quem mora nas capitais, pois os temas são normalmente apresentados nas reuniões do SouJava ou em keynotes das empresas. Porém, o evento é muito interessante para ajudar a movimentar a comunidade e divulgar cada vez mais a tecnologia Java no interior de São Paulo. E neste aspecto, o JavaDay foi um sucesso. Movimentou gente de várias cidades do interior: Araraquara, Assis, Campinas, Ribeirão Preto, Marília…
E, óbvio, foi extremamente importante para que eu conhecesse pessoas fantásticas como o Andréia, Carlos Villela, Caio Filipini e sua turma, Daniel Destro e Rodrigo ‘Louds’ Kumpera. 

.