GUJ Respostas, é muito para os usuários?

Tenho um grande respeito pelo GUJ(o fórum de discussão) que foi essencial como ponto de partida na minha carreira de programador Java.

Acesso diariamente o GUJ para ler o que o pessoal anda discutindo e pra isso entro na “página principal” do GUJ para depois vir para o fórum.

Algo que notei como o GUJ Respostas é insuportável de usar devido que os usuários não tem capacidade de formular uma simples pergunta ou não sabem o que é um pergunta. Acredito que a ideia era ser algo como o StackOverFlow que segue a linha de fazer o “dever de casar” antes de perguntar. Ou seja, preciso fazer XPTO > tentei fazer dessa formar > e não deu certo > aqui está o que estou fazendo > agora alguém pode me ajudar?.

Mas o que se vê no GUJ Respostas(existe moderação lá ou algo assim?):

Isso foi que li hoje, todos os dias tema algumas “perguntas” com esse padrão. São “perguntas” que são discussões para o fórum ou nesse caso que o cara pediu empregou, nem é lugar pra isso.

[quote=norbAns]Tenho um grande respeito pelo GUJ(o fórum de discussão) que foi essencial como ponto de partida na minha carreira de programador Java.

Acesso diariamente o GUJ para ler o que o pessoal anda discutindo e pra isso entro na “página principal” do GUJ para depois vir para o fórum.

Algo que notei como o GUJ Respostas é insuportável de usar devido que os usuários não tem capacidade de formular uma simples pergunta ou não sabem o que é um pergunta. Acredito que a ideia era ser algo como o StackOverFlow que segue a linha de fazer o “dever de casar” antes de perguntar. Ou seja, preciso fazer XPTO > tentei fazer dessa formar > e não deu certo > aqui está o que estou fazendo > agora alguém pode me ajudar?.

Isso foi que li hoje, todos os dias tema algumas “perguntas” com esse padrão. São “perguntas” que são discussões para o fórum ou nesse caso que o cara pediu empregou, nem é lugar pra isso.

[/quote]

A idéia é o fórum ser auto-moderado, tanto que os usuários podem negativar perguntas e respotas. Se você achou que uma pergunta é inadequada, o correto é negativar a pergunta e comentar o motivo da pergunta ser negativada. Mas eu acho que faltou esclarecer que a pontuação não vale brinde, pois me parece que a turma fica economizando pontos.

[quote=rmendes08]
A idéia é o fórum ser auto-moderado, tanto que os usuários podem negativar perguntas e respotas. Se você achou que uma pergunta é inadequada, o correto é negativar a pergunta e comentar o motivo da pergunta ser negativada. Mas eu acho que faltou esclarecer que a pontuação não vale brinde, pois me parece que a turma fica economizando pontos.[/quote]
Realmente é desmotivante. Tem usuário economizando até um “obrigado”.

Concordo que os dois produtos no mesmo site causa confusão, mas o mais grave é a falta de moderação mesmo. Auto-moderação é insuficiente.

Lembro que foi um dos pontos que toquei quando se conversou sobre esse formato de pontuação. Sabendo do perfil do brasileiro, nunca achei que esse formato fosse colar fazendo uma breve leitura do perfil do usuário do GUJ.

Eu prefiro o fórum, mas sempre que posso ajudo o Respostas. Acabo não negativando ninguém, pois só entro pra ler perguntas de assuntos que sei que posso ajudar ou então temas que interessem.

Enfim. Nada impede de a partir de agora ajudarmos o GUJ Respostas começando a detonar as perguntas irrelevantes.

Abraços :wink:

Até existe uma categoria de “super-moderador”, mas geralmente eles intervêm em questões mais graves, como floods, xingamentos, etc.

[quote=A H Gusukuma][quote=rmendes08]
A idéia é o fórum ser auto-moderado, tanto que os usuários podem negativar perguntas e respotas. Se você achou que uma pergunta é inadequada, o correto é negativar a pergunta e comentar o motivo da pergunta ser negativada. Mas eu acho que faltou esclarecer que a pontuação não vale brinde, pois me parece que a turma fica economizando pontos.[/quote]
Realmente é desmotivante. Tem usuário economizando até um “obrigado”.
[/quote]

O problema de negativar é que geralmente só um ou dois negativam. Aí a “pergunta” continua lá…

Outra loucura que achei lá foram posts de notícia que o autor sequer deu ao trabalho de traduzir, foi lá no github do projeto, copiou o changelog e postou assim mesmo (como é tudo markdown, fica até “bonitinho” aqui no GUJ Respostas).

Pior ainda foi o pessoal agradecendo e dizendo que o resumo dele tinha ficado ótimo e que ele estava de parabéns… Com essa o cara ganha pontinhos (que não valem pra trocar por milhas ou dotz) e continua a poluir as notícias com isso.

Poquíssimas pessoas sabem usar o GUJ Respostas (e outras pouquíssimas tem paciência de tentar instruir os usuários). Eu até vi que alguns usuários pararam de tentar ajudar os que não entendiam que aquilo lá não é fórum e passaram a responder as perquntas que deveriam estar aqui lá mesmo.

Juntando isso com a falta de investimento no fórum (já disseram que ele não é mais prioridade e o foco é o GUJ Respostas), acho que o GUJ Respostas vai absorver o fórum. Espero estar enganado…

E, antes que critiquem… os moderadores desse GUJ não necessariamente são super moderadores lá no respostas. Eu mesmo, não tenho privilégio nenhum especial (exceto os que a pontuação garantem).

Tem várias coisas que não gosto lá. Uma delas é o fato de não ser um fórum de discussões. Um tópico como esse, por exemplo, já seria impossível.

Vários comportamentos errados são complicados.

a) O sujeito responde a pergunta no comentário. Não há como o autor, nesse caso, marcar isso como correta e isso se transformar numa resposta.

b) O sujeito usa a resposta para comentar a própria pergunta. Esse é um erro bem clássico;

c) A pessoa ainda tagueia o título das dúvidas.

d) Faltam tags no mecanismo de tags - não há como os usuários sugerirem.

e) A automoderação não impede usuários mau educados. Só evita que se reclame do “poder arbitrário” dos moderadores…

[quote=Ataxexe] Eu até vi que alguns usuários pararam de tentar ajudar os que não entendiam que aquilo lá não é fórum e passaram a responder as perquntas que deveriam estar aqui lá mesmo.
[/quote]
o/ eu já cometi esse pecado… :frowning: Mas juro, é porque eu realmente esqueço, não é por maldade ou pelos pontos. Gosto tanto desse molde de discussão de opinião que parece que o fato de ter acontecido lá, me motivou a “ajudar”.

Realmente é complicado e essas coisinhas deveriam ser negativadas sumariamente, afinal o molde é outro, o propósito é outro.

[quote=rmendes08]
Até existe uma categoria de “super-moderador”, mas geralmente eles intervêm em questões mais graves, como floods, xingamentos, etc.[/quote]

Bom, pra questões mais simples pode fazer um robô.

[quote=ImpossiveI][quote=rmendes08]
Até existe uma categoria de “super-moderador”, mas geralmente eles intervêm em questões mais graves, como floods, xingamentos, etc.[/quote]

Bom, pra questões mais simples pode fazer um robô.[/quote]

Como um catalogo de ofertas, interessante…

[]'s

[quote=rmendes08][quote=norbAns]Tenho um grande respeito pelo GUJ(o fórum de discussão) que foi essencial como ponto de partida na minha carreira de programador Java.

[/quote]

Votar, negativar, etc não necessariamente precisava ser no formato do stackoverflow.

[quote=norbAns]Tenho um grande respeito pelo GUJ(o fórum de discussão) que foi essencial como ponto de partida na minha carreira de programador Java.

[/quote]
Também não gosto do formato novo. Vou muito pouco lá e não perco tempo com essas perguntas estilo “dever de casa”, não perco tempo nem entrando pra negativar.

Um grande erro que achei foi mover as notícias para lá. As notícias podem gerar boas discussões e no formato novo isso fica inviável.

Talvez se o espaço estivesse nos dois. (Na verdade o fórum de notícias ainda está no fórum, dá pra acessar via URL. Só não adianta postar nele porque não tem visibilidade mais.)

[quote=Ataxexe]Um grande erro que achei foi mover as notícias para lá. As notícias podem gerar boas discussões e no formato novo isso fica inviável.

Talvez se o espaço estivesse nos dois. (Na verdade o fórum de notícias ainda está no fórum, dá pra acessar via URL. Só não adianta postar nele porque não tem visibilidade mais.)[/quote]

Concordo. Para notícias puras existem outras fontes mais tradicionais e completas. O diferencial do GUJ era exatamente a discussão em cima de noticias e não só a notícia em si.

Perderam uma grande oportunidade de fazer um novo forum moderno, até mesmo podendo votar/negativar ou denunciar, o que for, mas sem perder a tradição e formato de fórum. MSDNForum e HTForum são exemplos que passaram por modernizações mas sem perder a identidade e cultura.

Agora restou o forum aqui abandonado, com bugs por exemplo na visualização em tablet/celular, onde não se consegue fazer scroll pra ler toda a mensagem.

Mas nunca é tarde…

Concordo.
Eu gosto muito desse formato,realmente é uma pena não conseguir acessar do smartphone…
As vezes gostaria de deitar antes de dormir e dar uma passadinha aqui para ler etc…
Sempre que sobra um tempinho eu entro aqui,as vezes nem logo apenas fico lendo etc.
E está bem abandonado o forum realmente é uma pena.
Com tantas pessoas boas experientes,que sempre ajuda os mais novos.
Os caras lá chega e pede praticamente pra você fazer o codigo pra ele triste --’

[quote=lucasvvasconcelos]Concordo.
Eu gosto muito desse formato,realmente é uma pena não conseguir acessar do smartphone…
As vezes gostaria de deitar antes de dormir e dar uma passadinha aqui para ler etc…
Sempre que sobra um tempinho eu entro aqui,as vezes nem logo apenas fico lendo etc.
E está bem abandonado o forum realmente é uma pena.
Com tantas pessoas boas experientes,que sempre ajuda os mais novos.
Os caras lá chega e pede praticamente pra você fazer o codigo pra ele triste --’
[/quote]
E isso nem é pedir mais do que já tinha, foi um bug introduzido após colocarem essa barra de noticias na lateral. Antes funcionava, eu usava. Independente de ter ou não a barra lateral, era só permitir scroll horizontal na área das mensagens.

Eu particularmente gosto da discussão nesse formato, nada contra o stackoverflow, já encontrei muitas respostas para meus problemas lá, mas acho o formato difícil de ler e confuso.

Percebi também o abandono do fórum, o Java Básico que era muito ativo, com ajuda quase que instantânea, agora tem muitas perguntas não respondidas e pouca participação.

Para mim é triste, usava esse fórum como referência da comunidade Java no Brasil, ver esse fórum enfraquecer é como ver o Java enfraquecer no Brasil. Sei que não é assim, mas é um sentimento, a interação aqui era muito boa!

Eu por exemplo que comecei a tomar coragem para partir para a prática depois de estudar muito, não sei onde postar dúvidas de modelagem SQL, ou na verdade sei mas temo que a pergunta em si fique sem resposta, mofando no fundo do fórum heheh

Por ser menos do que um novato com relação a Java não sei o que poderia fazer, mas vocês mais experientes, pensem em algo para aproximar a comunidade novamente! Conto com isso!

Abraços!

[quote=fggs]Eu particularmente gosto da discussão nesse formato, nada contra o stackoverflow, já encontrei muitas respostas para meus problemas lá, mas acho o formato difícil de ler e confuso.

Percebi também o abandono do fórum, o Java Básico que era muito ativo, com ajuda quase que instantânea, agora tem muitas perguntas não respondidas e pouca participação.

Para mim é triste, usava esse fórum como referência da comunidade Java no Brasil, ver esse fórum enfraquecer é como ver o Java enfraquecer no Brasil. Sei que não é assim, mas é um sentimento, a interação aqui era muito boa!

Eu por exemplo que comecei a tomar coragem para partir para a prática depois de estudar muito, não sei onde postar dúvidas de modelagem SQL, ou na verdade sei mas temo que a pergunta em si fique sem resposta, mofando no fundo do fórum heheh

Por ser menos do que um novato com relação a Java não sei o que poderia fazer, mas vocês mais experientes, pensem em algo para aproximar a comunidade novamente! Conto com isso!

Abraços![/quote]
Muitos tem o mesmo sentimento que você não tendo nada contra o StackOverflow. GUJ só deveria ter evoluído seguindo sua própria identidade.