Não precisa ter uma grande percepção para entender o que acontece.
O GUJ tanto de Resposta como do Fórum já tem muitas postagens de maneira que quando você realiza uma breve pesquisa na internet sobre uma dúvida especifica, você termina encontrando 6 á 10 respostas sobre aquele assunto, isso é sensacional!
Quanto mais pessoas postando perguntas, mais respostas serão possíveis de ter e menos postagem será necessário realizar no Fórum do GUJ.
Eu especificamente prefiro indicar o GUJ para iniciantes em programação pelo simples fato dos caras serem bastante receptíveis, eu já fiz postagem no site do StackOverFlow, e se você fizer uma pergunta mau elaborada tem o risco de ser duramente criticado, não é exatamente que um iniciante de programação espera, é claro que obviamente existem pessoas no GUJ que dão respostas indelicadas, mas acreditem, os caras tem as boas intenções de ajudar, tem uns caras do StackOverFlow que são impiedosos. E faz uma critica sem medir palavras, é claro que as politicas do Fórum do StackOverFlow são um pouco diferentes que o GUJ.
Ainda existe um fórum de ajuda como o Java Ranch Moose dependendo da pergunta que for feito somente são respondidas se você pagar uma grana, porque a própria cultura das pessoas que ajudam nesse site é totalmente diferente do GUJ e StackOverFlow.
Essa postagem foi realizado sem ter um minimo de um bom senso, mas tudo bem, eu acho que de qualquer forma foi valido e acredito que ninguém iria ter coragem de fazer. Qualquer coisa estamos ai para ajudar.