GUJ respostas está morrendo?

Olá pessoal,

Antes de me xingarem, eu só coloquei um título sensacionalista para chamar atenção de vocês, hehehe. Mas eu queria a opinião dos ADMs sobre uma coisa que notei.

Me parece que depois que o GUJ Respostas passou a ser um subdomínio dentro de guj.com.br o movimento dele diminuiu muito, e o do Forum aumentou.

Isso realmente aconteceu, ou estou enganado?

Será que as pessoas, principalmente os novatos, não notam de primeira que existe uma seção específica para perguntas e respostas?

Nasceu morto.

Eu entrei no fórum este ano, e no msm dia criei uma conta no guj.com.br e no guj respostas. Talvez seja a interface mais amigável deste fórum… mas não gosto muito do Respostas.
Acredito q este seja mais organizado por isso é preferencia.

Opiniões de um Usuário.

Don´t let GUJ Respostas die!

Não precisa ter uma grande percepção para entender o que acontece.

O GUJ tanto de Resposta como do Fórum já tem muitas postagens de maneira que quando você realiza uma breve pesquisa na internet sobre uma dúvida especifica, você termina encontrando 6 á 10 respostas sobre aquele assunto, isso é sensacional!

Quanto mais pessoas postando perguntas, mais respostas serão possíveis de ter e menos postagem será necessário realizar no Fórum do GUJ.

Eu especificamente prefiro indicar o GUJ para iniciantes em programação pelo simples fato dos caras serem bastante receptíveis, eu já fiz postagem no site do StackOverFlow, e se você fizer uma pergunta mau elaborada tem o risco de ser duramente criticado, não é exatamente que um iniciante de programação espera, é claro que obviamente existem pessoas no GUJ que dão respostas indelicadas, mas acreditem, os caras tem as boas intenções de ajudar, tem uns caras do StackOverFlow que são impiedosos. E faz uma critica sem medir palavras, é claro que as politicas do Fórum do StackOverFlow são um pouco diferentes que o GUJ.

Ainda existe um fórum de ajuda como o Java Ranch Moose dependendo da pergunta que for feito somente são respondidas se você pagar uma grana, porque a própria cultura das pessoas que ajudam nesse site é totalmente diferente do GUJ e StackOverFlow.

Essa postagem foi realizado sem ter um minimo de um bom senso, mas tudo bem, eu acho que de qualquer forma foi valido e acredito que ninguém iria ter coragem de fazer. Qualquer coisa estamos ai para ajudar.

Pois é, mas a ideia é seguir o padrão popularizado pelo StackOverflow, onde através da “gameficação” você incentiva aos usuários a ganharem pontos através de respostas, votos, edições de formatação.

O ambiente fica organizado, as melhores respostas são evidenciadas e com isso se cria uma base de conhecimento muito sólida.

1 curtida

Sim, eu inclusive passo para meus alunos como atividade de responder perguntas de determinados assuntos no GUJ Respostas.

Mas a questão é que, depois que ele saiu da página inicial, o movimento caiu drasticamente.

1 curtida

Não estou desqualificando o StackOverFlow, você deve somente tentar extrair as coisas boas que foram ditas.

Eu particularmente só uso o StackOverflow (original, em inglês). Mas realmente o GUJ Respostas é mais receptível para iniciantes.

1 curtida

Esse negócio de criar pontinho nunca curti. É a infantilização do desenvolvedor.

1 curtida

Diga isso para eles: https://stackoverflow.com/users?tab=Reputation&filter=all

E me diga qual pessoa/organização no mundo duvidaria da expertise de qualquer um desses aí.

Se eles são bons, ‘qualquer organização do mundo’ não precisa de um ‘game’ pra ver. A capacidade profissional basta.
Claro, é a minha opinião pessoal, ninguém é obrigado a concordar.

Ah, com certeza, a visibilidade deles seria a mesma sem o “gamezinho”.

Ter opinião, gostar ou não gostar, é uma coisa. Agora dizer que é infantilização, ou algo inútil, ou que o esquema tradicional de fóruns é tão eficiente quanto ao esquema de perguntas e respostas popularizado pelo StackOverflow, é total ignorância sobre a ferramenta.

Ah, e manda um recado tbm pro Facebook e para o tio Google, pois eles usam o StackOverflow como plataforma oficial para solução de dúvidas relacionadas a seus projetos open-source.

Sim, considero infantilização e não acredito que ninguém bom aumente seu valor porque ganhou mais ponto no joguinho.
Da mesma forma, considero ficar nervosinho por ler um post falando sobre uma ferramenta seja a prova que estou certo. Kkkk
Se Facebook ou outra empresa gostam do sistema, não creio que seja pela pontuação, pelo menos não exclusivamente. A não ser que conheçam bem seus usuários e os tratem da mesma forma.

Poderia dizer que lamento sua opinião mas a verdade é que pouco me importa ela.

Quem está de mimimi não sou eu não, rsrsrs. E nem sou eu quem veio expor a opinião onde não faz nenhuma diferença. Releia o título do tópico. :slight_smile:

Especificamente em relação ao GUJ Repostas, para quem acompanhava no início realmente rolava algo nesse sentido de “infantilização”, com discussões bobas por causa das regras de pontuação pela pessoa se sentir desfavorecida. Eu particularmente não me importo com isso, mas tem gente que se importa e vai se sentir melhor se você pontuar ela.

O Stackoverflow nasceu com essa identidade e ponto, é a cultura deles, eu nem participo lá pois seria banido por não ser politicamente correto. Lá deu certo, nem tenho o que criticar, participa quem quer, eu só uso para consultar e não estou nem ai para saber quem são TOP 10. Mas sempre fui contra a esse modelo para o GUJ e a favor da remodelagem do forum de discussão sem fugir da cultura original. Criticava desde o início, embora não deixasse de participar nos conteúdos que achasse interessante. Mas depois finalmente atenderam o que a maioria dos usuários desejavam.

Alguem pode me ajudar pff?
segue o link

Se você disser pontualmente qual sua dúvida inicial lá aumenta as chances de te responderem, do jeito que está lá a pessoa tem que trabalhar por você.

1 curtida

vlw

Mudei la