GWT-Ext em produção

19 respostas
Ironlynx

Estou tentado a usar o GWTExt ( http://gwt-ext.com/ ) em um projeto, mas antes de arriscar, gostaria de saber se alguém já fez algo com ele e pôs em produção.Vi que dá para trabalhar com o Eclipse ( http://www.gwt-ext.com/wiki/index.php/Using_Eclipse ), mas gostaria de informações do tipo: Para quantos usuários foi a sua aplicação, e quantos ela possui concorrentemente, tam da base, se escala entre outros.

OBS.: Que tiro no pé o ExtJS passar de LGPL para GPL e ainda dizerem que está “menos restritivo”! :shock:

19 Respostas

RicardoCobain

Olá amigo, tembem gostei dessa ideia do GWT-EXT… tentei usar ele mais n consegui muito sucesso, acho que é mais pelo GWT que n conheço muito…

Mas quero te perguntar uma coisa. Vc acha o desempenho da EXT satisfatorio ? Ela não é muito pesada n ?
Usei ela em um proj. e ficou muito pesado… muito JS pra carregar…

Acho que essa é a sua pergunta ne ? hheheheh

antoniopopete

Eu tentei usar essa API , mas tive dificuldades em integra-la com meu projeto que eu usava struts, ai deixei ela de lado, mas gostaria de saber se alguém já trabalhou com ela e como ficou o oresultado.

renatocustodio

Bom, estou fazendo meu projeto final da faculdade usando aquele exttld, que são um conjunto de taglibs que geram o código javascript para vc.

É bastante lento da primera vez que vc carrega a página, mas depois quando já está tudo em cache é muito rápido. A quantidade de javascritp deve ser mais ou menos a mesma que o gwt-ext gera…

O problema principal de tudo é aquele ext-all que tem mais de 500kb. Passando ele em um ofuscador muito bom eu reduzi ele para 200kb…

Lá no site ainda tem uma opção para gerar esse arquivo apenas com o que vc precisa, o que ajuda ainda mais.

No meu caso eu fiz integrando ele com o struts 2…

antoniopopete

Conseguiu fazer a integração com struts 2?
Como está sua experiência com essa taglib?

renatocustodio

Até agora ta indo bem legal…
Fazer formulário com ele é meio chato, então estou usando meus próprios inputs (na verdade de uma pequena taglib que fiz pra esse projeto), mas os grids, menus, panels, abas e principalmente grids são uma ajuda e tanto.

Essa integração que fiz foi meio manual mesmo. Uso o método request da classe Ext.Ajax no javascript para fazer uma requisição para uma action e usei i plugin json para converter o resultado em objeto json, assim fica fácil pegar a resposta, inclusive com as validações do struts 2 e tratar de volta no view com javascript…

Parece estranho, mas depois que ta tudo montado é bem melhor que aquele ajax nativo do Struts 2 com o dojo… Na verdade eu gosto mais de usar o dwr, mas o foda é que com o dwr fica meio difícil usar interceptors e a validação do struts 2.

antoniopopete

Eu tentei usar uma vez, mas não lembro qual foi o problema que tive para integrar com struts.
Acabei usando yui oara criar a tree que eu queria.

Ironlynx

Eu ainda não usei em produção.Só testes internos(“standalone”) memso.E realmente parece muuuito pesado.
O ext realmente enche os olhos, olha essa app: http://www.feyasoft.com/home.htm (detalhe: ela tem os códigos lá, é só navegar nas pastas), mas eu me pergunto se isso é viável numa app com mais de 1000 usuários dia, e com largura de banda média.E realmente o Ext-All é muuuito grande, 503KB.Eu imagino se não seria interessante as grandes que fazem os Browsers desenvolverem algo padrão, tipo um FW JS que trabalhasse no Opera,FF e IE por default integrado ao Core.Sonhar não custa nada… :cry:

Emerson_Macedo

Quando usei o GWT em 2006 no começo até me empolguei um pouquinho mas sei lá, não vingou.

lucasap2005

Ironlynx, tenho alguma experiência com GWT e acho que posso responder isso para você.
Em relação ao GWT-EXT até acho uma ferramenta poderosa e com grandes recursos, porém vejo um problema em trabalhar com ela pois ela utiliza somente chamadas nativas a métodos javascript do EXT, isso ao meu ver é perigoso pois a implementação não é puramente Java, ou seja, ela só usa o GWT como forma de mascarar as chamadas a métodos javascript pois o GWT permite isso. Imagina quando ocorrer algum erro, você terá que saber muito sobre Javascript para consertar o que quer que seja.
Eu estou utlizando em um projeto na empresa onde trabalho o EXT-GWT (http://www.extjs.com/products/gxt/) ou GXT que é um projeto próprio da EXT, ou seja, tem uma grande empresa por trás, com suporte, correção de bugs, etc e etc. E além dessas vantagens a aplicação é feita puramente em Java e a maneira de trabalhar-se com ela é bem mais simples e você não corre o risco de ter algum erro e ter que procurar no javascript o que acontece.
A desvantagem do EXT-GWT é que o mesmo está na versão BETA 3, mas eu utilizo e garanto que existem poucos bugs, até agora não encontrei nada que pudesse atrapalhar a equipe de desenvolvimento.
Obs: A versão BETA 3 do EXT-GWT utilizar a versão também beta do GWT 1.5, mas que em breve será lançada, provavelmente até o final desse primeiro semestre. GWT 1.5 que por sua vez utiliza o Java 1.5 e não mais apenas o Java 1.4.

Creio que você deve analisar o que eu falei e pensar, talvez fazer como eu fiz com minha equipe, fizemos protótipos das 2 ferramentas GWT-EXT e EXT-GWT, no final das contas eu achei melhor e mais seguro utilizar EXT-GWT (http://www.extjs.com/products/gxt/).

Espero ter ajudado, mais dúvidas é só falar…
Abraços

Ironlynx

Passando ele em um ofuscador muito bom eu reduzi ele para 200kb…

renatocustodio, vc poderia zipar essa versão reduzida e postá-la aqui no guj(como anexo)?Reduzir para 200KB é uma boa diferença…

lucasap2005, confesso que não fiquei nada feliz com a mudança da licença do ExtJS(de LGPL para GPL), mas não acho caro para o que ele faz.Agora, para mim o principal sobre o seu uso de EXT-GWT:Quantos usuários tem sua app?Qual a concorrência(máx users por dado tempo), e o tamanho da sua base de dados(se isso não for sigiloso, claro).

lucasap2005

No máximo uns 10 usuários ao mesmo tempo.
E a base de dados creio que deva ter umas 100 tabelas.

Mas porque da pergunta? :lol:

renatocustodio

Ironlynx:
Passando ele em um ofuscador muito bom eu reduzi ele para 200kb…

renatocustodio, vc poderia zipar essa versão reduzida e postá-la aqui no guj(como anexo)?Reduzir para 200KB é uma boa diferença…

Esse é o site, submeta o arquivo javascript lá e ele te retorna a versão mega-compactada dele…
http://www.bananascript.com/

Ironlynx

Para saber o quanto de “tranco”(servers,banda e infra) é necessário para segurar a aplicação.
10 users ao mesmo tempo não é nada, qualquer computaador meia boca aguenta.E eu perguntei o tamanho da base só para ter uma noção da transferência de dados.

Testei aqui, valeu mesmo!!!Não sei como vivia sem isso!O Ext ficou com 216KB!!! :stuck_out_tongue:

antoniopopete

renatocustodio:
Bom, estou fazendo meu projeto final da faculdade usando aquele exttld, que são um conjunto de taglibs que geram o código javascript para vc.

É bastante lento da primera vez que vc carrega a página, mas depois quando já está tudo em cache é muito rápido. A quantidade de javascritp deve ser mais ou menos a mesma que o gwt-ext gera…

O problema principal de tudo é aquele ext-all que tem mais de 500kb. Passando ele em um ofuscador muito bom eu reduzi ele para 200kb…

Lá no site ainda tem uma opção para gerar esse arquivo apenas com o que vc precisa, o que ajuda ainda mais.

No meu caso eu fiz integrando ele com o struts 2…

Você teve esse erro?
http://www.guj.com.br/posts/list/82592.java

antoniopopete

Ext gwt é diferente de gwt-ext?

antoniopopete

renatocustodio:
Até agora ta indo bem legal…
Fazer formulário com ele é meio chato, então estou usando meus próprios inputs (na verdade de uma pequena taglib que fiz pra esse projeto), mas os grids, menus, panels, abas e principalmente grids são uma ajuda e tanto.

Essa integração que fiz foi meio manual mesmo. Uso o método request da classe Ext.Ajax no javascript para fazer uma requisição para uma action e usei i plugin json para converter o resultado em objeto json, assim fica fácil pegar a resposta, inclusive com as validações do struts 2 e tratar de volta no view com javascript…

Parece estranho, mas depois que ta tudo montado é bem melhor que aquele ajax nativo do Struts 2 com o dojo… Na verdade eu gosto mais de usar o dwr, mas o foda é que com o dwr fica meio difícil usar interceptors e a validação do struts 2.

Você já usou que tipo de grid?

renatocustodio

Usei os gris normais mesmo.

bebad

Up!

Galera to usando o gwt ext em um projeto e estou achando muito bom…porem demora um pouco pra carregar na primeira vez mesmo, mas depois fica bem rapido.

Estive observando que se colocar mais memoria pro startup do jetty fica bem melhor!! :slight_smile:

Fiz um deploy no servidor do appengine e ficou show de bola! :smiley:

Um abs

R

ola!
um pouco mais diferente eu tenho de ler um ficheiro e imprimir

1 ; 96123456 ; John Smith ; Rua de Cima ; 253987654 ; hipertens?o
3 ; 96234567 ; Maria Fatima ; Rua de Baixo ; 253876543 ; hipotens?o
4 ; 96345678 ; Maria Luisa ; Avenida Central ; 253765432 ; RC alto
5 ; 96456789 ; Manuel Luis ; Pra?a Comercio ; 253654321 ; RC baixo

como posso imprimir em linhas separadas o que esta separado de ";"

tenho este codigo ate agora

comprimentos