GWT - Migração de PHP para GWT

6 respostas
prchakal

Olá pessoal,

Estou migrando meu ERP de PHP para GWT, e gostaria de criar usando os
controles de janelas do GWT-MOSAIC.

Mas tenho muitas dúvidas em relação aos módulos e como fazer todas as
telas, por exemplo:

• Em meu ERP com PHP + ZendFramework eu tenho tudo no padrão MVC, um
    controller para cada módulo (cliente, mercadoria, fornecedor, venda,
    transferência, estoque, …)

Qual seria a melhor forma de dividir isso no GWT?

• Pois quero criar um menu, e cada menu abrir uma janela com a busca
    do módulo solicitado, por exemplo: se eu clicar em clientes, a
    primeira janela a abrir seria a de pesqusiar clientes com o botão de
    adicionar um novo e um grid com o icone de alterar/excluir.

• Quando clicar no botão ‘adicionar novo cliente’ será aberta uma nova
    janela para adicionar um novo cliente.

Não sei se estão entendo como quero fazer, mas o problema é que não
encontro em nenhum lugar explicações e exemplo de como fazer desta
forma, pois não sei se preciso de vários entrypoints e tal, estou sem
saber como fazer essa divisão de módulos e saber se vale a pena fazer
tudo isso no GWT, pois serão muitas telas.

Eu tenho uma APP usando GWT + APPENGINE (http://
brfotolog.appspot.com), mas so tem 1 entrypoint, o que fica fácil, mas
quero fazer uma aplicação real para rodar com muitas lojas usando.

O que me recomendam e como fazer ou por onde começar?

6 Respostas

rchgonzaga

Fala Chakal, bom dia,

Outro dia tbm estava procurando algo nesse sentido que vc disse no post de cima, entre outras coisas como Flex eu gostei tbm do GWT e achei esse link tbm, de uma olhada.

http://code.google.com/p/smartgwt/

Faça o download, la tem um showcase muito legal, da pra ter uma noção do que da pra se fazer.

ps: eu escolhi usar o flex : )

Abraço

prchakal

Eu conheço o smartgwt e o gwt-ext. Também já trabalhei com flex, mas prefiro o gwt por ser tudo html sendo mais facil criar componentes e tudo mais(pelo menos para mim).

Mas minha dúvida não é essa, minha dificuldade seria em como separar todas estas áreas de modo que fique organizado e que a aplicação não fique pesada.

Qual seria a melhor maneira de dividir tudo isso, sacou?

Se vai ser em janelas, ou vários entrypoints, ou algum modo de cada janela ter um iframe dentro.

Essa é minha dúvida, entendeu?

rchgonzaga

Ahhhhhhhhh, tendi

Então, infelizmente não tem muito como fugir de quando a questão é o tamanho da aplicação, no caso do Flex da pra usar o Modules e dividir a aplicação em Abas, que é o que eu costumo fazer.

Nas aplicação que eu trabalho, como são todas WEB, a gente aqui na empresa tenta manter uma interface mais trabalhada, dando pro usuário a possibilidade de trabalhar com varias telas ao mesmo tempo, mas o que a gente toma cuidado é limitação do numero de telas que podem ser abertas simultaneamente, já que o navegador pode chora se a abertura de janelas for liberada rsrsrrsrs.

Eu não saberia te dizer como fica a liberação de recursos no caso de usar o GWT, por ex., eu clico no menu, abro uma aba e carrego a tela, quando eu fechar esta aba, como fica aquele recurso que foi alocado pra executar as funcionalidades da tela?

O Flex é um pouco pesado tbm, em vista que o FlashPlayer não libera os recursos tão bem quanto faz com o AIR, mas mesmo assim, acho que fica mais “controlável” esse tipo de problema.

Eu já desenvolvi aplicações com multi-telas em formas de abas com o JQuery por ex. e mesmo não seguindo um roteiro de boas praticas não tive problemas, mesmo deixando o usuário abrir varias abas. Você pode se basear pelo próprio showcase do Smartgwt, abra varias abas com navegadores diferentes e se possível em computadores com configuração diferentes também, pode dar uma noção.

Não sei se consegui responder sua dúvida, mais se precisar, vai postando ai

Forte abraço
Att

rchgonzaga

Ahh, outra forma, se for uma aplicação muito grande é dividir em pequenos módulos, por ex:

Módulo RH
Módulo Corporativo
Módulo Administrativo … e etc

Ai o que você faria é criar um centro comum de acesso de todos estes módulos, que poderiam ser acessados separadamente em janelas diferentes também, como se fossem portlest, um conceito parecido … sei lá.

flwwww

prchakal

Com certeza já me deu +/- uma base, com o lance das abas, tinha esquecido disso.

Eu pensei em carregar dentro de cada janela um iframe abrindo a url da aplicação ali dentro, ao invéz de desenhar todas as telas com o GWT, não sei se é viável.

Minha dúvida é mais esta, como as pessoas lidam com esse monte de telas, criam cada tela de pesquisa, cadastro, edição, visualização e exclusão com o gwt mesmo ou usam um window que dentro tem um iframe para cada área?

rchgonzaga

Então, eu por ex. uso as abas mesmo, e em casos de CRUD, eu crio um componente padrao, com os campos, e grid pra visualização e os campos já são criados com validação também.

Acho que usar no caso do GWT window com Iframe dentro perde um pouco o sentido de RIA, pq ai você passa a ter chamadas com reload … sei lá.

Mas acho que seria uma caso pra se poupar recurso tbm … nao sei…

Abraco
Att

Criado 14 de julho de 2009
Ultima resposta 15 de jul. de 2009
Respostas 6
Participantes 2