GWT - Posicionamento e layouting

7 respostas
Tchello

Boa tarde queridos colegas.

Bom, atualmente estamos desenvolvendo um piloto em GWT.
Ficou a cargo da minha equipe desenvolver esse piloto afim de obtermos conhecimentos na tecnologia GWT e SmartGWT (framework de componentes) para exibirmos a produtividade e tudo mais… além de isolar código para reutilização.

Enfim, achei GWT fantástico, extremamente produtivo e cheio de recursos, definitivamente uma nova maneira de se programar para web.

Porém o que está me tirando MUITA, mas MUITAAA produtividade e paciência é ficar posicionando os diachos dos componentes na tela e sub-telas (modais, windows, seja lá como preferirem chama-las).
Sério, pra colocar um componente alinhado a esquerda num VLayout, HLayout, por exemplo, tem sido um parto. Na verdade só funciona quando quer.
Lógico que boa parte disso dá-se a minha inexperiência mas poxa vida, isso ta me empacando demais, como o caso citado acima.

Será que existe algum artigo, documento sagrado milenar que explique os gerenciadores de layout (se fosse igualzinho do swing eu já tava feliz) que possa me dar uma ajuda?
Fiz algumas pesquisas no google mas não tenho obtido resultados satisfatórios, na verdade a maior parte de minhas dúvidas de GWT carecem de documentação e posts em foruns e maillists.

Qualquer help seria de grande ajuda, quero e irei aprender a domar direitinho esse framework, ele tem uma capacidade absurda inexplorada.

Muito obrigado a todos!

7 Respostas

serathiuk

Se você quer algo ainda mais parecido com Swing, com gerenciadores de layout e etc, recomendo você testar o GXT(Ext-GWT). Pessoalmente acho ele melhor que o SmartGWT, mas tem algo que pode ser um problema. Para uso comercial ele é pago. Mas eu acho ele mais produtivo que SmartGWT e por esse motivo, talvez seja recomendado para um projeto maior. Caso queira testar, baixe a versão não-comercial e opensource(licenciado em GPLv3) em http://extjs.com.

Tchello

Na verdade não queria bem sugestões de novos frameworks, queria mais sugestões de como trabalhar com aqueles citados acima.
Pra encurtar a história: Quais são as formas mais eficientes de se trabalhar com layouting e posicionamento em gwt?

serathiuk

Tchello:
Na verdade não queria bem sugestões de novos frameworks, queria mais sugestões de como trabalhar com aqueles citados acima.
Pra encurtar a história: Quais são as formas mais eficientes de se trabalhar com layouting e posicionamento em gwt?

Então. Pelo o que conheço do SmartGWT, você vai ter que trabalhar utilizando VLayout, HLayout e BorderLayout mesmo. Acredito que não tenha atualmente como fugir disso. Eu recomendei o GXT porque ele é mais parecido com Swing mesmo e em questão de criar telas com ele é menos trabalhoso e ele tem mais opções de layout’s.
O GWT “puro”, sem nenhuma framework de componentes, tem algumas poucas opções a mais, mas nada de tão fantástico e que não seja possível fazer utilizando os componentes do SmartGWT.

Tchello

Então cara, mas dentre essas possibilidades com SmartGWT e GWT queria algumas dicas dos assuntos tratados, ta difícil aqui >.<

Enfim, pesquisei sobre o ExtGWT (GXT) e pensei na possibilidade de pedir pra compra-lo aqui, mas a licença mais adequada pra cá custa 8.6 mil dolares anuais, duvido muito que seja aprovado.

serathiuk

Tchello:
Então cara, mas dentre essas possibilidades com SmartGWT e GWT queria algumas dicas dos assuntos tratados, ta difícil aqui >.<

Enfim, pesquisei sobre o ExtGWT (GXT) e pensei na possibilidade de pedir pra compra-lo aqui, mas a licença mais adequada pra cá custa 8.6 mil dolares anuais, duvido muito que seja aprovado.

Realmente o custo do GXT é um problema. Na parte de layout com o SmartGWT, acredito que você esteja fazendo tudo certo. O problema é que ele realmente não possui muitas opções de layout mesmo. Dá para melhorar a produtividade “componentizando” algumas coisas. Você criar componentes seus utilizando os componentes do SmartGWT para criar algumas facilidades e resolver alguns problemas, que ele não resolve.

Tchello

serathiuk:
Tchello:

Realmente o custo do GXT é um problema. Na parte de layout com o SmartGWT, acredito que você esteja fazendo tudo certo. O problema é que ele realmente não possui muitas opções de layout mesmo. Dá para melhorar a produtividade “componentizando” algumas coisas. Você criar componentes seus utilizando os componentes do SmartGWT para criar algumas facilidades e resolver alguns problemas, que ele não resolve.

Exato!
Esse piloto tem exatamente esses propósitos: capacitar a equipe e isolar os componentes comuns.
O problema é que to brigando tanto mas tanto com o layout que não consigo entender por que é tão trabalhoso assim, o que me leva a crer que to deixando escapar alguma coisa. Compreende? Algum bom hábito, alguma… coisa hehe.

Obrigado!

serathiuk

Tchello:

Exato!
Esse piloto tem exatamente esses propósitos: capacitar a equipe e isolar os componentes comuns.
O problema é que to brigando tanto mas tanto com o layout que não consigo entender por que é tão trabalhoso assim, o que me leva a crer que to deixando escapar alguma coisa. Compreende? Algum bom hábito, alguma… coisa hehe.

Obrigado!

Entendi. heheh. Mas uma idéia: Baixe o fonte do Showcase do SmartGWT e veja como eles fazem algumas coisas lá. As vezes você consegue ver como o pessoal que desenvolve a framework resolvem algumas coisas. Acho que isso pode ajudar.

Criado 10 de maio de 2010
Ultima resposta 11 de mai. de 2010
Respostas 7
Participantes 2