GWT x Thinwire x Prototype.js

E ai pessoal blz? Então… aprendi a usar um pouco de ajax usando alguns métodos da classe prototype (javascript mesmo) e gostei é bem legal e fácil de usar… dai dei uma lida sobre esse tal de google web tookit e thinwire, que é usado o “javascript” e o “html” dentro do código java, ou seja, sem javascript e sem html.

Tá… agora qual é a vantagem disso? Eu sempre aprendi a não misturar as coisas… fica até mais fácil de programar, aqui estão os JS… aqui os HTML… e aqui o php (sou programador php e asp mas estudo java).

Dai vejo uns exemplos misturando tudo… código java mechendo com divs e etc e tal… sei lá, eu sou iniciante, mas aprendi da seguinte forma:

o javascript faz a comunicação usando o Updater e o Request, por exemplo, do prototype.js entre o html e o código dinâmico. Tá, então quer dizer que isso é ruim? o melhor é fazer tudo no java??

estava tão contente de ter aprendido o mínimo de ajax usando a prototype etc e tal… dai vi esses tutoriais ai… fiquei zuado hahahaha… eh isso ai galera.

se vc está iniciando, o legal é separar as coisas, deste jeito vc evita uma bagunça…

no seu caso o prototype seria o mais indicado mesmo.

estas dúvidas sobre quando misturar as coisas no java, é algo que vc vai responder sozinho um dia com o tempo… se vc vai gostar ou não vai depender das suas necessidades, seu ponto de vista.

são 2 maneiras totalmente diferentes de construir aplicações.

mas quão diferentes estas são entre si? existe uma melhor?