Gwt

3 respostas
joaodaniel

Fala Galera!

Bom, estou aprendendo o básico do Java ainda. Ainda estou entendendo polimorfismo, herança, interface, etc. Estou tendo as noções básicas ainda, terminando de estudar o livro Conceitos de Computação com Java, do Cay Horstmann.

Ainda em dezembro vou fazer o curso FJ-11 da Caelum. E possívelmente vou fazer os outros dois que completam a formação básica java da Caelum: o FJ-16 e o FJ-21.

Gostaria de saber o que é o básico para que eu possa lidar com o GWT. Pelo pouco que entendi explorando, vi que tem muito de HTTP requests, JSON, obviamente.

Esses cursos que vou fazer, junto com muito esforço, claro, são suficientes para que eu possa explorar o que o GWT tem a oferecer?

Antecipadamente agradeço!

3 Respostas

AGAraujo

Bom dia,

Trabalho com GWT há um pouco mais de um ano e atualmente integro várias das suas funcionalidades às APIs oferecidas pelo Google, dentre elas: GoogleMaps (para um sistema de roteamento e minimização de custos - projeto atual) e com o Picasa (projeto em fase de encerramento).

Posso te dizer com certeza que é uma tecnologia excepcional, oferece muito poder ao se produzir sistemas para Web, mantendo incluise a expericência do usuário no que se refere a aplicações “desktop”.

Então respondendo a sua pergunta, posso dizer que para realmente conhecer (aprender) GWT precisa bem mais do que apenas estes conhecimentos, bem como para o JAVA, mas isto é uma questão de tempo. Porém para iniciar, basta você entender alguma coisa sobre SWT ou Swing e quais são seus componentes (ou widgets) principais e como funcionam os componentes… No Brasil não conheço nenhum livro ainda sobre o assunto, mas há diversos em inglês e muito bons. Mesmo as edições mais antigas ajudam muito a entender o funcionamento do GWT.

Segue os links para uma pequena introdução, caso ainda precise, cujo conteúdo fora criado para um minicurso de apresentação da tecnologia. Veja se ajuda.