Gwt

3 respostas
joaodaniel

Fala Galera!

Bom, estou aprendendo o básico do Java ainda. Ainda estou entendendo polimorfismo, herança, interface, etc. Estou tendo as noções básicas ainda, terminando de estudar o livro Conceitos de Computação com Java, do Cay Horstmann.

Ainda em dezembro vou fazer o curso FJ-11 da Caelum. E possívelmente vou fazer os outros dois que completam a formação básica java da Caelum: o FJ-16 e o FJ-21.

Gostaria de saber o que é o básico para que eu possa lidar com o GWT. Pelo pouco que entendi explorando, vi que tem muito de HTTP requests, JSON, obviamente.

Esses cursos que vou fazer, junto com muito esforço, claro, são suficientes para que eu possa explorar o que o GWT tem a oferecer?

Antecipadamente agradeço!

3 Respostas

AGAraujo

Bom dia,

Trabalho com GWT há um pouco mais de um ano e atualmente integro várias das suas funcionalidades às APIs oferecidas pelo Google, dentre elas: GoogleMaps (para um sistema de roteamento e minimização de custos - projeto atual) e com o Picasa (projeto em fase de encerramento).

Posso te dizer com certeza que é uma tecnologia excepcional, oferece muito poder ao se produzir sistemas para Web, mantendo incluise a expericência do usuário no que se refere a aplicações “desktop”.

Então respondendo a sua pergunta, posso dizer que para realmente conhecer (aprender) GWT precisa bem mais do que apenas estes conhecimentos, bem como para o JAVA, mas isto é uma questão de tempo. Porém para iniciar, basta você entender alguma coisa sobre SWT ou Swing e quais são seus componentes (ou widgets) principais e como funcionam os componentes… No Brasil não conheço nenhum livro ainda sobre o assunto, mas há diversos em inglês e muito bons. Mesmo as edições mais antigas ajudam muito a entender o funcionamento do GWT.

Segue os links para uma pequena introdução, caso ainda precise, cujo conteúdo fora criado para um minicurso de apresentação da tecnologia. Veja se ajuda.

video: http://www.4shared.com/file/JXPhxFLV/gwt_video01.html (não possui audi, pois estava sendo apresentado no mini-curso, mas acredito que seja útil)
pdf: http://www.4shared.com/document/2vFYleG8/GWT_na_Prtica.html

t+

joaodaniel

Vou dar uma olhada nesse conteúdo! Valeu AGAraujo!

Tenho um livro aqui sobre GWT, da Prentice Hall. O autor é Ryan Dewsbury. Parece muito bom, mas ainda não tenho conhecimento para destrinchar seu conteúdo! Heheh
Então será que com certeza estes cursos que mencionei abrangem o necessário para o que eu possa ler esse livro e me meter no GWT?

EDIT

Eu digo, no que diz respeito a conhecimento Java. Em relação ao que você disse, que é necessário bem mais do que esses conhecimentos, você está falando de coisas como a experiência que se adquire com o tempo para fazer desse ou daquele jeito, para ganhar em desempenho, ou evitar um determinado comportamento. Ou você está se referindo a conhecimentos mais técnicos como protocolos de transmissão de dados, conexões, na verdade não sei nem listar, pois essa é justamente a minha dúvida.

AGAraujo

Cara, sinceramente… é da Caelum?
É ótimo. Eu mesmo não tive a oportunidade ainda de fazer porque moro muito longe, mas as apostilas que eles fornecem e inclusive o conteúdo, sem falar na atenção que eles prestam a você mostram o quanto esta galera é boa!

E se você quer iniciar nada melhor do que isto. Se conversar direitinho com eles, vão te passar bem melhor tudo que precisa para aprender não só Java, mas qualquer linguagem de programação.

Estudar é otimo, com quem sabe é melhor ainda!

Criado 22 de novembro de 2010
Ultima resposta 24 de nov. de 2010
Respostas 3
Participantes 2