hÁ sgbd para java?

12 respostas
M

Conheço java programando no bloco de notas e depois “compilando” com javac …

Há alguma ferramenta para desenvolver aplicativos para web e desktop em linguagem java, semelhante ao ambiente “delphi” e “c++ builder”? Esta ferramenta é portável em qual ou quais sistemas operacionais? Para ela, há tutorial ou livro? Onde?

É possível java conectar ao oracle? Há leitura sobre isso? Onde e qual?

Obrigado. Carlos

:shock:

12 Respostas

pcalcado

Oi, Carlos,

Todas as suas pergutnas já foram respondidas inúmeras vezes aqui. Dê uma pesquisada no fórum pelas palavras que você porcura :wink:

[]s

danieldestro

A resposta para todas as suas perguntas é SIM.

Uma boa IDE: Eclipse.
Para se conectar a qualquer banco de dados relacional: JDBC.

Dê uma procurada aqui por essas palavras.

Boa sorte.

Daniel_Quirino_Olive

danieldestro:
Uma boa IDE: Eclipse.

“Boa IDE” != “IDE parecida com Delphi, C++ Builder”. Definitivamente.

Se você realmente fizer questão de usar alguma coisinha parecida com Delphi para Java, procure pelo Netbeans. Se quiser usar uma IDE decente, Eclipse ou IDEA.

hmichel

Não classificaria o NetBeans como “coisinha”. O utilizo a um tempo razoável e gosto desta IDE de desenvolvimento.
Nada contra outras IDEs, até por que utilizo também o Eclipse, uma outra ótima ferrameta.

Quanto a banco, utilize qualquer um, IDE, se feita em Java, como as citadas acima, “qualquer” plataforma.

[]'s

Daniel_Quirino_Olive

Ahhh, não chamei Netbeans de “coisinha”. Netbeans é uma boa ferramenta mas só.

F

Pois é, a diferença é que o Eclipse e o IDEA vao alem disso.

Por sinal, eu acho o Eclipse e o IDEA muito semelhante em muitos aspectos. Parece que algumas funcionalidades do Eclipse são “sugadas” do IDEA.

]['s

fzampa

O NetBeans pode ser considerado uma ferramenta RAD (rapid application development) não?

Pois é pra isso que ela serve. Pra agilizar a criação de aplicações.

A facilidade (muita controvérsia em Java) de se criar telas arrastando e soltando pode ser alcançada com NetBeans. Se é isso que vc procura, essa é uma boa ferramenta.

O pessoal que tem mais java no sangue defende a criação de interfaces “na mão”, no código mesmo. A escolha é sua.

F

fzampa:
O NetBeans pode ser considerado uma ferramenta RAD (rapid application development) não?

Não.

Um RAD é um ferramenta que te da todo o ciclo de desenvolvimento. O Netbeans puramente nao faz isso. Com plugins pode fazer, mas ai se for pra usar plugins o Eclipse da de chinelo.

:smiley:

pcalcado

Fábio,

Para mim essa era a definição de ferramentas CASE.

Uma ferramenta RAD te ajuda a produzir software rapidamente.

[]s

F

pcalcado:
Fábio,

[]s

Que furo… :oops:

Mas mesmo assim eu nao acho que o NetBeans seja um RAD.

]['s

fzampa

fabgp2001:
pcalcado:
Fábio,

[]s

Que furo… :oops:

Mas mesmo assim eu nao acho que o NetBeans seja um RAD.

]['s

Se for olhar pelo lado que as interfaces ele lhe dá de mão beijada como no Delphi eu acho que pode sim, considerá-lo como uma ferramenta RAD, pois de alguma forma agiliza o desenvolvimento.

Isso, como eu disse anteriormente é uma questão pessoal, pois “para aqueles com mais java no sangue” o bom mesmo é codificar… :wink:

Rubem_Azenha

não considero RAD uma ferramenta q leva meio hora para iniciar :lol:

brincadeiras a parte, o net beans é pessado, mas muito simples de usar
sem frescuras, mas não tem tanto recursos como um eclipse bem apluginzado

Criado 28 de dezembro de 2004
Ultima resposta 28 de dez. de 2004
Respostas 12
Participantes 8