Conheço java programando no bloco de notas e depois “compilando” com javac …
Há alguma ferramenta para desenvolver aplicativos para web e desktop em linguagem java, semelhante ao ambiente “delphi” e “c++ builder”? Esta ferramenta é portável em qual ou quais sistemas operacionais? Para ela, há tutorial ou livro? Onde?
É possível java conectar ao oracle? Há leitura sobre isso? Onde e qual?
Todas as suas pergutnas já foram respondidas inúmeras vezes aqui. Dê uma pesquisada no fórum pelas palavras que você porcura
[]s
danieldestro
A resposta para todas as suas perguntas é SIM.
Uma boa IDE: Eclipse.
Para se conectar a qualquer banco de dados relacional: JDBC.
Dê uma procurada aqui por essas palavras.
Boa sorte.
Daniel_Quirino_Olive
danieldestro:
Uma boa IDE: Eclipse.
“Boa IDE” != “IDE parecida com Delphi, C++ Builder”. Definitivamente.
Se você realmente fizer questão de usar alguma coisinha parecida com Delphi para Java, procure pelo Netbeans. Se quiser usar uma IDE decente, Eclipse ou IDEA.
hmichel
Não classificaria o NetBeans como “coisinha”. O utilizo a um tempo razoável e gosto desta IDE de desenvolvimento.
Nada contra outras IDEs, até por que utilizo também o Eclipse, uma outra ótima ferrameta.
Quanto a banco, utilize qualquer um, IDE, se feita em Java, como as citadas acima, “qualquer” plataforma.
[]'s
Daniel_Quirino_Olive
Ahhh, não chamei Netbeans de “coisinha”. Netbeans é uma boa ferramenta mas só.
F
fabio.patricio
Pois é, a diferença é que o Eclipse e o IDEA vao alem disso.
Por sinal, eu acho o Eclipse e o IDEA muito semelhante em muitos aspectos. Parece que algumas funcionalidades do Eclipse são “sugadas” do IDEA.
]['s
fzampa
O NetBeans pode ser considerado uma ferramenta RAD (rapid application development) não?
Pois é pra isso que ela serve. Pra agilizar a criação de aplicações.
A facilidade (muita controvérsia em Java) de se criar telas arrastando e soltando pode ser alcançada com NetBeans. Se é isso que vc procura, essa é uma boa ferramenta.
O pessoal que tem mais java no sangue defende a criação de interfaces “na mão”, no código mesmo. A escolha é sua.
F
fabio.patricio
fzampa:
O NetBeans pode ser considerado uma ferramenta RAD (rapid application development) não?
Não.
Um RAD é um ferramenta que te da todo o ciclo de desenvolvimento. O Netbeans puramente nao faz isso. Com plugins pode fazer, mas ai se for pra usar plugins o Eclipse da de chinelo.
pcalcado
Fábio,
Para mim essa era a definição de ferramentas CASE.
Uma ferramenta RAD te ajuda a produzir software rapidamente.
[]s
F
fabio.patricio
pcalcado:
Fábio,
[]s
Que furo… :oops:
Mas mesmo assim eu nao acho que o NetBeans seja um RAD.
]['s
fzampa
fabgp2001:
pcalcado:
Fábio,
[]s
Que furo… :oops:
Mas mesmo assim eu nao acho que o NetBeans seja um RAD.
]['s
Se for olhar pelo lado que as interfaces ele lhe dá de mão beijada como no Delphi eu acho que pode sim, considerá-lo como uma ferramenta RAD, pois de alguma forma agiliza o desenvolvimento.
Isso, como eu disse anteriormente é uma questão pessoal, pois “para aqueles com mais java no sangue” o bom mesmo é codificar…
Rubem_Azenha
não considero RAD uma ferramenta q leva meio hora para iniciar :lol:
brincadeiras a parte, o net beans é pessado, mas muito simples de usar
sem frescuras, mas não tem tanto recursos como um eclipse bem apluginzado