Seguinte, tenho duas JComboBox na minha aplicação e queria que a Segunda só fique alteravel se a primeira estiver com a ultima opção selecionada… deu pra entender??(espero que sim)
e andei lendo sobre o assunto e cheguei a conclusão que devo usar eventos(minha opnião), só que não sei usar mto bem =\
se essa for mesmo a melhor solução por favor ajudem, se não for ajudem também
realmente ficou um pouco dificil de entender…
você teria 2 combo, onde só irá habilitar o segundo combo se for selecionado algum conteudo no primeiro combo?!?!
Da para criar uma action para o combo.:
[code]io_cb.setAction
(
new AbstractAction()
{
public
void actionPerformed
(
ActionEvent ev
)
{
//
// Se o item selecionado for o primeiro…
//
if (
io_cb_cargo.getSelectedIndex()
== 1
)
{
opa, isso voce pode fazer usando evento, por exemplo::
teuPrimeiroCombo.addItemListener(new ItemListener(){
public void itemStateChanged(ItemEvent event) {
//aqui voce coloca a pega qual o item selecionado do combo
// se esse item selecionado for o ultimo entao voce abilita a outra combo (metodo setEnabled(true) se nao me engano)
// se for outro item que nao o ultimo entao voce desabilita a outra combo (setEnabled(false))
}
});
acredito que isso ai deva resolver teu problema… ve se voce entende o codigo acima, ele adiciona um ItemListener ao teu primeiro combo, dessa forma cada vez que um item for selecionado nela o seu evento ali é chamado (chama o metodo itemStateChanged(ItemEvent)) e nesse metodo voce faz a validacao que deseja para abilitar/ desablitar o otro combo e o que mais quiser…
[quote=didiosam]opa, isso voce pode fazer usando evento, por exemplo::
teuPrimeiroCombo.addItemListener(new ItemListener(){
public void itemStateChanged(ItemEvent event) {
//aqui voce coloca a pega qual o item selecionado do combo
// se esse item selecionado for o ultimo entao voce abilita a outra combo (metodo setEnabled(true) se nao me engano)
// se for outro item que nao o ultimo entao voce desabilita a outra combo (setEnabled(false))
}
});
acredito que isso ai deva resolver teu problema… ve se voce entende o codigo acima, ele adiciona um ItemListener ao teu primeiro combo, dessa forma cada vez que um item for selecionado nela o seu evento ali é chamado (chama o metodo itemStateChanged(ItemEvent)) e nesse metodo voce faz a validacao que deseja para abilitar/ desablitar o otro combo e o que mais quiser…
[]´s[/quote]
certo funfou cara, mto obrigado… tinha mais umas coisinhas que queria saber se não for pedir de mais, tipo:
se eu quiser fazer a segunda combo ter opções diferentes de acordo com a primeira
funfou mas qdo inicio a aplicação a segunda combo fica habilitada so qdo mudo pra segunda opção ela desabilita e dai por diante funfa do jeito que quero que fique msm
no começo da sua aplicaçao, depois que voce criar a segunda combo chama o setEnabled dela passando false ( a mesma coisa que voce faz quando o cara clica nos itens que nao sao o ultimo da tua primeira combo)… Isso ocorre porque por padrao ela vem habilitada e se voce quiser q inicie desabilitada voce tem que especificar, da mesma forma que faz enquanto a aplicaçao roda … entende?
opa, soh vi hj aqui, entao eu fiz uma vez mas nao me lembro direito agora (tenho que procura nos codigos) … mas se nao me engano pra ficar trocando o conteudo de um comboBox eu pegava o Model dele, e no Model dele tem uns metodos (nao lembro certo o nome agora tb) que serviam para voce passar um novo conjunto de elementos (passava ou um array com os novos elementos ou ia adicionando um a um, algo assim) …
de uma olhada no ComboBox e no Model dele (ComboBoxModel eu acho), ai tah a chave pra tu faze o que quer… caso tenha dificuldade posta ae que ajudo a procura e a faze, mas agora no momento me lembro disso soh…