Hands-on JSTL

8 respostas
Daniel_Quirino_Olive

Todo mundo fala em Struts e Velocity, mas muitos esquecem de que há uma solução muito interessante (e padrão) para a camada de apresentação chamada JSP Standard TagLibrary, vulgo JSTL. No devworks, da IBM, há uma série de artigos escritos pelo Mark Kolb (co-autor de um ótimo livro sobre JSP e Servlets cujo nome não me recordo agora). O primeiro deles está neste endereço: http://www-106.ibm.com/developerworks/java/library/j-jstl0211.html

8 Respostas

douglasfs

Concordo com você Daniel, o JSTL é interessante (e bom) na edição número 7 da Java Magazine saiu a primeira parte de um guia completo de JSTL.

Paulo_Silveira

o problema eh que nao existe um strict JSTL
voce faz bonitinho o seu JSP soh com tags, e ai chega um carinha e abre uma conexao JDBC a partir do JSP.

velocity voce NAO pode fazer essas coisas… bloqueio total.

N

Paulo,

O que você quis dizer com:

Você queria dizer que um desenvolvedor com acesso ao código abre a conexão através das tags específicas de acesso a banco, ou, você quis dizer que um hacker mal-intencionado infiltra código malicioso em seus requests para acessar o banco de dados ?

:roll:

cv1

net_sandro, o Paulo provavelmente estava falando de desenvolvedores ...uhh... "iniciantes" (eu realmente quis evitar usar a palavra "dementes" aqui) que destroem qualquer JSP, por mais bem-feito que seja, por mais que use JSTL, struts, blablabla, com coisas assim:

<%

Class.forName("nome-do-driver");
Connection c = DatabaseManager.getConnection();
ResultSet rs = c.executeStatement("SELECT ...");

...

%>
[/quote]
N

Foi o que eu imaginei também ! 8)

A minha idéia era saber se o Velocity teria algum tratamento contra solicitações “maliciosas”, se é que me entende. Acho difícil que tenha, por isso a dúvida :stuck_out_tongue: .

cv1

Não tem tratamento, mas o que voce consegue fazer de malicioso no Velocity, se não dá pra instanciar nenhum objeto? :slight_smile:

N

hehehehe, existem mil formas de se burlar a segurança de um sistema, não se trata somente de instanciar objetos, basta ler qualquer livro a respeito de hackers e segurança de aplicações web, vc vai entender do que estou falando.

Estou estudando um pouco a respeito de segurança em aplicações web e tenho visto diversas formas de se executar código malicioso no servidor.

Uma dessas formas de invasão é através da manipulação do request, por isso questionei se o Velocity fazia algum tratamento, o que até o momento imagino que não faz.

:arrow:

cv1

Dê um exemplo de request malicioso que poderia ferrar um sistema feito em velocity… nao ficou mto claro :wink:

Criado 6 de julho de 2003
Ultima resposta 7 de jul. de 2003
Respostas 8
Participantes 5