Hardware GPS

Fiz uma pesquisa pelo fórum e vi muita coisa sobre o assunto ligado a GPS que me esclareceram muitas dúvidas.

Tentei procurar no Google sobre minha outra dúvida mas não consegui nenhum resultado para o que eu quero.
Eu preciso distribuir vários GPS para pessoas diferentes. Através de um software eu pegaria a posição de cada um e mostraria em um mapa qualquer.

Eu gostaria de saber se existe alguma opção de hardware de GPS pequena e mais barata, só com a função de enviar a localização, talvez só a latitude e longitude, meu software iria fazer o resto.

Lendo os tópicos, eu entendi que temos um hardware que envia nossas coordenadas, geralmente um celular com um gps integrado, e também podemos ter um receptor que lê estes dados. Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

Você precisa criar uma solução de rastreamento, tal como é feito com carros, é isso?
Como é que você vai enviar sua localização? Usando a rede de celulares (via GPRS ou EDGE)?

Então entanglement, não entendo deste envio de localização, a princípio eu achei que o GPS também enviava a localização, mas pelo que eu estou vendo ele é um receptor apenas?

A idéia é como este rastreamento que vc mesmo disse, mas para pessoas (vai ser uma ação de marketing). Por isso eu precisaria de um hardware bem menor.

O GPS é apenas uma solução de localização (consiste em receber o sinal de vários satélites militares americanos que estão dispostos em uma órbita precisa e têm relógios atômicos, e por triangulação e mais alguns cálculos complexos, determinar a longitude e latitude com precisão de algumas dezenas de centímetros).

Para enviar sua localização, a solução mais tradicional é usar a rede de telefonia celular.

Os equipamentos de rastreamento comumente disponíveis não são muito baratos nem muito pequenos (dê uma olhada em um rastreador que se usa em carros), então se for criar uma ação de marketing (em que você quer saber onde uma pessoa está, não um carro), acaba saindo mais barato distribuir vários celulares com GPS, rodando um programa de rastreamento, mesmo.

Note que quando o GPS fica ligado, o celular descarrega rapidinho, então muita gente que está com esse tal celular vai acabar é fechando o tal programa para que a bateria dure mais :frowning:

Se você não precisa da localização correta, mas da localização aproximada, pode ver com a companhia de telefonia celular se ela pode lhe mandar um log da localização aproximada dessas pessoas durante a semana (mas usualmente isso só é obtido via ordem judicial - veja o caso daquele crime de esquartejamento, onde foi determinado que a assassina passou em um determinado local).

A ação é apenas durante uma noite por exemplo. Minha idéia inicial era colocar em alguma pulseira, colar, etc, o hardware de envio de localização.
Eu teria um software que iria pegar estas localizações das pessoas e mostrá-las em um mapa.

Nos hardwares responsáveis pelo envio da posição, não teria necessidade de ter visor nem nada visual, apenas enviar o dado da latitude e longitude e algum ID para saber quem é.

Estudei um tempo atrás sobre isso e a forma mais barata que eu achei era o rastreador enviar sua posição via SMS para o servidor.
O modelo mais barato que eu encontrei foi o TK-102.

Que interessante esse TK-102 - dá para trazer uns 20 deles em uma maleta :slight_smile: - peso de cada um: 50 gramas.

http://www.xexun.com/ProductDetail.aspx?id=102

:twisted: :twisted: :twisted:

Fernando, acho que isso pode resolver meu problema.

No caso, cada tracker precisa de um chip da operadora, certo?
Como que escolhe para onde ele envia o SMS?

Cada aparelhinho desses precisa de um chip GSM, já que vai usar um serviço pago (tanto faz se é SMS ou GPRS).

Esse outro produto - http://www.xexun.com/ProductDetail.aspx?id=109 - parece mais com um relógio, mas é mais caro - fico imaginando se você não vai acabar tendo de dar o produto “de presente” para o cara que vai usar durante uma noite.

entanglement, o aparelho vai ficar para o usuário. Talvez terei que pegar a “carcaça” deste TK-102 e mudar para a campanha.
Vai ser campanha grande, nós vamos apresentar para o cliente ainda.

Vc sabe me dizer para onde ele envia este SMS?

Não consegui resolver o meu problema com tk-102, pois o que eu tenho que fazer é um sistema que vai monitorar em tempo real, e mandar SMS toda hora, se torna caro demais =/

Fernando, talvez este será o meu problema também.
Você desistiu ou ainda continua procurando uma solução?

Na verdade não estou mais pesquisando, não achei uma solução com um custo/beneficio legal. Mas se você encontrar da um toque!

Pela spec parece que ele também pode usar GPRS (ou seja, comunicação via TCP/IP). Nesse ponto, se cada um dos aparelhinhos tiver um plano de dados bem baratinho (como aqueles da TIM que custam R$ 2,00 por dia) será que dá pra fazer?

Então, eu encontrei um plano da TIM que é 9,90 por mês e tem SMS ilimitado, com isso se torna mais viável.
Só resta saber como se faz para o celular enviar o SMS para um servidor…

Desculpa reviver o tópico… mas não sei em que lugar postar… e vi o tópico sobre GPS… então resolvi aproveitar…

estou com um problema de Socket…

estou usando o gps tk-102…configurado com gprs…

criei um Socket servidor na porta 7000 e faz a conexão… mas trava(quero dizer que o debug fica parado) na linha 28…

isso porque o servidor esta esperando o gps enviar as coordenadas…

alguem que mexeu com isso… sabe se eu tenho que enviar algum tipo de comando para o gps para enviar as coordenadas?

segue o codigo…

Obrigado!!

[code]import java.io.BufferedReader;
import java.io.DataOutputStream;
import java.io.InputStreamReader;
import java.net.ServerSocket;
import java.net.Socket;

public class Servidor {

public static void main(String argv[]) throws Exception 
    { 
      String text; 

ServerSocket welcomeSocket = new ServerSocket(7000); 

while(true) { 

Socket connectionSocket = welcomeSocket.accept();

BufferedReader inFromClient =  new BufferedReader(new InputStreamReader(connectionSocket.getInputStream()));

DataOutputStream  outToClient = new DataOutputStream(connectionSocket.getOutputStream());

//      outToClient.writeBytes("ON"); 

//    outToClient.writeBytes("LOAD"); 
          // outToClient.write(new byte[] { (byte)'L', (byte)'O', (byte)'A' , (byte)'D'  });

text = inFromClient.readLine(); // TRAVA AQUI.

System.out.print(text);

} 
    } 

}[/code]

Você tem um manual que descreve como é que esse aparelho deve se comunicar (descrição do protocolo)? Não adianta ficar escrevendo um programa se você não sabe os comandos :frowning:

[quote=entanglement]Você tem um manual que descreve como é que esse aparelho deve se comunicar (descrição do protocolo)? Não adianta ficar escrevendo um programa se você não sabe os comandos :frowning:
[/quote]

então cara… no manual diz que só tem que configurar no aparelho o Ip do servidor que por TCP/IP ele envia as coordenadas…

mas ai fica travado naquela linha que te falei…

o manual do aparelho é este

http://gpsbo.com.br/TK102-2_Portugues_user_manual.pdf