HashTables

2 respostas
luiz_ross

Em que tipo de aplicações são comuns o uso das HashTables?Qual sua
principal utilidade?

2 Respostas

Bani

Em primeiro lugar, você não deve utilizar Hashtables… Não está deprecated nem nada, mas é uma classe meio velhinha e já inventaram outra melhor (em performance): a HashMap.
A utilidade é associar pares de valor.
Por exemplo, eu tenho uma aplicação em que em uma tabela do banco de dados eu guardo um código de status e na tela eu mostro a descrição do status, que fica em outra tabela.
Pra não ficar fazendo join das tabelas em todos os selects eu guardo os pares código - descrição em um hashmap e aí pego as descrições nele ao invés de no banco.

Guilherme_Silveira

Opa Luiz,

A Hashtable eh uma classe que implementa um Map (interface) (a partir de java 1.2), assim como a HashMap faz o mesmo.

Ela eh composta por uma lista de pares (conforme ja mencionado no post anterior) e pode ser usado para milhares de armazenamentos de dados diferentes. Exemplos comuns sao chaves de traducao, voce passa o id e recebe o texto equivalente em uma certa lingua. Outra eh guardar objetos indexados por ID.

Uma outra classe que implementa Map (e extende a Hashtable) muito utilizada eh a Properties que fornece funcoes para facilitar o uso de pares String/String e possui funcionalidades para ler e salvar os dados em arquivos (meio parecidos com aquele padrao ini do windows)

Para aprender mais sobre Maps e suas implementacoes sugiro dar uma lida no proprio javadoc da versao java que voce usa, ou entao nos tutoriais da sun sobre collections.

Guilherme Silveira

Criado 26 de janeiro de 2003
Ultima resposta 28 de jan. de 2003
Respostas 2
Participantes 3