Hello world no ganymede

9 respostas
J

pessoal, vou novato no desenvolvimento para web, queria fazer um hello world em JSP mas ta dificil, baixei o eclipse ganymede… e criei um projeto dinamic web project, baixei o tomcat (versao 6). No ganymede eu busquei o tomcat.

Ao finalizar a configuracao ele me criou duas pastas, uma se chama Servers (nela tem o tomcat configurado) e a outra se chama Teste (esse é o projeto propriamente dito). Dentro do diretorio WEB-INF criei um oimundo.jsp.

pra compilar eu vou em run > run as …

Dae da um erro:

[b]HTTP Status 404 -

type Status report

description The requested resource () is not available.

Apache Tomcat/6.0.18[/b]

Alguem pode me dizer oq ta acontecendo?

9 Respostas

fredabcdef

o seu tomcat ja esta apontando para o projeto?
Faça isso clicando com botao direito no console Servers e indo “add or remove projects” (alguma coisa assim)

depois disso coloque o seu jsp dentro da pasta web-content, e renomeie-o pra index.jsp.

ok… agora start no tomcat : botao direito nele e start server

agora abre o seu browser e digite: http://localhost:8080/Teste

J

muito obrigado

phpinheiro

Cara…estou com um problema mais básico ainda, eu acredito.

Fiz como vc falou acima. Tambem estou usando o ganymede, instalei o tomcat, criei o projeto e o jsp e quando vou startar o server recebo a seguinte mensagem:

Several ports (8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

Já fechei o skype, derrubei meu outro apache que uso pra desenvolver php. Mesmo assim tenho esta mensagem.

O que devo fazer?

wbdsjunior

phpinheiro:
Cara…estou com um problema mais básico ainda, eu acredito.

Fiz como vc falou acima. Tambem estou usando o ganymede, instalei o tomcat, criei o projeto e o jsp e quando vou startar o server recebo a seguinte mensagem:

Several ports (8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

Já fechei o skype, derrubei meu outro apache que uso pra desenvolver php. Mesmo assim tenho esta mensagem.

O que devo fazer?

quando você instala o Tomcat ele cria um serviço que inicia o servidor automaticamente.

pare o serviço e coloque-o para iniciar manualmente.

abraço.

phpinheiro

se for o serviço que coloca o apache perto do relógio na barra de tarefas, ele está manual já…

mesmo assim nao resolveu

Marcio_Nogueira

O eclipse 3.4 ou ganymede, possui bugs relacionados ao WTP e ferramentas para desenvolvimento web. Acho melhor utilizar a versão europa (anterior) por ser mais estável.
Um abraço. :wink:

phpinheiro

blz…eu tenho a europa tb.

pode me indicar um tutorial ou publicação de como colocar pra rodar tudo certinho no europa?

wbdsjunior

por favor, não se ofenda com a pergunta. você tem certeza que o serviço do Tomcat está parado?

se sim, tem um software (o TCPView) da Microsoft/Sysinternals que informa qual software está usando a porta 8080.

fredabcdef

Do mesmo jeito que vc configurou no ganymed deve rodar. Mas o seu problema nao deve ser o ganymed. Acho que você já possui algum serviço rodando na porta 8080, acho que da pra mudar a porta do tomcat no server.xml, da uma olhada lá. Deve estar 8080, mude pra qualquer outra.
Pra testar chame usando a porta que você escolheu: Ex: 3535
http://localhost:3535

Criado 16 de dezembro de 2008
Ultima resposta 17 de dez. de 2008
Respostas 9
Participantes 5