HelloWorldConsole não compilou

7 respostas
J

oi
fiz todos os passos do artigo : seu primeiro programa em java, do Rafael Steil, mas aparece a seguinte mensagem:Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorldConsole. todas linhas estão rigorosamente como no artigo. aqui estou usando o jdk1.5.0_08 com netbeans, não usei a API, fiz tudo no bloco de notas.
me ajudem

7 Respostas

J
ta assim:

public class HelloWorldConsole

{

public static void main (String args[])

{

System.out.println(Hello, World!!!);

}

}

fiz : javac HelloWorldConsole      (ok)

depois: java HelloWorldConsole   (ai da o erro descrito acima)

não entendo, se está tudo conforme o tutorial, qual o problem?
dudaskank

Hmm estranho, tem certeza que funcionou o javac?

Bem, aqui eu copiei e colei se código e fiz:

javac HelloWorldConsole.java java HelloWorldConsole

e deu tudo certo… :-/

J

com o javac não apareceu nenhuma mensagem de erro, mas quando tento depois com o java + nome arquivo, aparecia a mensagem.
então passei a usar : java -cp . HelloWorldConsole , então deu certo. Sabe me dizer pq?

T

Acho que em versões antigas do Java não era preciso especificar onde se pode procurar os arquivos .class. (ou seja, especificar o “CLASSPATH”).
É por isso que em muitas apostilas você vê isso de o cara chamar só “java HelloWorldConsole”.

Hoje isso é sempre necessário.

dudaskank

Oi jussa, nossa de repente achei ter visto coisas, meu post tinha sumido, mas era outra thread que você abriu rsrsrs

Bem, esse “-cp .” está dizendo para incluir no classpath do java o diretório corrente, que o java não estava incluindo. Agora, porque, eu não sei, pois aqui eu não tenho a variável de ambiente e nem passei o -cp… vamos esperar alguém que entenda de java nos explicar que fiquei curioso…

flw

[edit]minha versão é antiga já???

U:\>java -version java version "1.5.0" Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0-b64) Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0-b64, mixed mode)

Diogo_Aca

O programa executou no NetBeans ???///

I

Esse erro pode dar a diversos fatores…

1 - Verifique o nome do arquivo se é o mesmo nome da classe public
2 - Verifique a assinatura do metodo main se bate exatamente com essa public static void main (String[] xyz){}
3 - Posta a classe aqui no topico…

Flws.

Criado 5 de setembro de 2006
Ultima resposta 5 de set. de 2006
Respostas 7
Participantes 5