Help dataTable + DataModel!

Bom dia pessoal,

Preciso de um help em relação a um problema um tanto esquisito que estou tendo na listagem exibida em uma página na qual utilizo Richfaces.

Tenho um dataTable que faz binding com um objeto DataModel, o qual contém uma lista de registros retornados de uma consulta feita a partir de um filtro, e acima deste dataTable apresento a quantidade de itens atualmente listados. O problema é que em dados momentos, quando é feita uma consulta com alguma combinação de filtros, a quantidade de itens mostra-se > 0, indicando que tem itens, mas o dataTable não exibe os itens correspondentes na lista. O mais estranho é que para uma consulta feita mais de uma vez com os mesmos filtros, às vezes exibe os itens e às vezes não (mas sempre exibindo corretamente a quantidade de itens acima da lista). Já fiz debugs na aplicação para visualizar o que poderia estar acontecendo, e observei que a listagem é sempre retornada populada (ao utilizar filtros para o quais sabe-se que há itens a serem retornados) para o ManagedBean e colocada no DataModel, é como se apenas não estivesse renderizando em dados momentos. Mas isso não faz sentido para mim, pois é dado um reload na página sempre que é clicado no botão Filtrar, logo a página é toda atualizada.

Algo que notei no último teste feito, agora há pouco, é que uma mesma listagem que ficou oculta em uma consulta que fiz, depois que desloguei e loguei novamente na aplicação, passou a exibir os dados corretamente. Porém, quando menos se espera, a lista é ocultada novamente em uma consulta, seja com os mesmos filtros ou outra combinação, ficando somente os cabeçalhos.

Estive pesquisando sobre este problema, mas não encontrei nada que pudesse indicar uma possível causa. Alguma idéia do que possa estar acontecendo? Algum detalhe que está passando despercebido?

Agradeço desde já pela ajuda!