Help em desenvolvimento Web - Qual Framework? Beehive, Spring, Hibernate

Olá Pessoal,

Não trabalho com Java, porém, estou terminando minha faculdade e meu projeto final será em Java, Web e implementando MVC.

Meu projeto consiste em um sistema de aquisição de software serviços de TI, aparentemente, bem simples.

Estive procurando muito sobre qual framework utilizar para minha aplicação, e ai que a coisa ficou feia, devido a milhares de opções
que temos.

Eu sei que frameworks é uma questão pessoal, cada um gosta mais de determinado framework ou plugin e por ai vai…

Para MVC, Spring?

Spring +Hibernate para quem não conhece muito bem de java, fica complexo? Posso usar Spring +DAOFactory?

WebTools ou Beehive? A principio gostei do conceito de pageflows e controle em cima do struts que o beehive tem, mas quase não achei documentação sobre o beehive…

Enfim galera, ta uma salada aqui… estou tentando montar um ambiente para começar meu trabalho e esta dificil seguir um cmainho simples para criar essa aplicação web…

Agluém poderia dar dicas, criticas e sugestoes?

Fico Muito Grato!!!

Eu acho que pra quem está começando não é muito legal ficar misturando frameworks, siga um padrão.

Por exemplo, eu gosto de usar Spring + JSF, mas considerando que JSF é do J2EE, talvez fosse legal usar com EJB…
De qualquer jeito você vai ter que dar uma boa estudada nos frameworks.

Não acho descartavel a idéia (dependendo do seu tempo e tal) utilizar apenas um MVC como JSF, Struts… e o resto fazer “na mão”. Fica mais facil se não for um sistema muito complexo e se não precisar ter escalabilidade.

Só pra adicionar, eu uso:
Spring
Spring Security
JSF
RichFaces
Facelets

Minha sujestão tem tempero brasileiro:

M: DAO, Hibernate
V: Jsp/Jstl basicão
C: Vraptor (aqui é o tempero brasileiro :stuck_out_tongue: )

[]'s

Pois é Guilherme,

Não tenho muito tempo disponivel, pois já trabalho com banco de dados e realmente “estudar” um framework e depois ver como posso utilizar na minha aplicação é frustrante.

Estava olhando o Spring Web Flow, parece ser interessante, mas complexo também.

Eu gostaria de um framework que me ajudasse com o MVC e com o “flow” das páginas que serão utilizadas no meu projeto, mas ainda não achei nenhuma IDE interessante para desenhar “flows” e acredito que realmente, vai ter que ser tudo na mão…

Estou meio perdido sobre o desenvolvimento, tendo em vista que meu orientador não é desenvolver, mas um Analista de Requisitos.

Eu já desenhei minhas classes do modelo, e agora estou “parado”

Teria algum livro que tenha um exemplo de projeto web que eu pudesse utilizar para não ficar perdido?

Grato pela ajuda!

[quote=khaoz]Minha sujestão tem tempero brasileiro:

M: DAO, Hibernate
V: Jsp/Jstl basicão
C: Vraptor (aqui é o tempero brasileiro :stuck_out_tongue: )

[]'s[/quote]

Khaoz,

Eu gostaria de algo que me ajudasse a definir o flow da aplicação, entende?

O Vraptor eu vi algo num material da Caelum, teria algum outro para utilizar na camada de controle?

Este “controle” já é o VRaptor, o Struts, JSF ou outro que vc escolher, não se preocupe com isto. A vantagem do VRaptor por exemplo é que uma classe java normal pode ser chamada diretamente da web sem necessidade de complexidades extras.

Spring MVC nem pensar. De todos os frameworks web ele é o que mais precisa de XML. Veja um Controller do Spring e depois compara com um do Struts 2 ou VRaptor2 para ter uma idéia da diferença. Eu gosto do Click, é um dos mais simples: http://incubator.apache.org/click/

Beehive ainda não tá muito difundido…
JSF é legal aprender por que é um padrão… muita gente não usa, mas tem que saber.

O Spring é bom em muitas outras coisas, como container IoC (se vc já estudou isto) e para gerenciar as transações da sua aplicação. Mas se você está começando é melhor fugir do Spring, a não ser que não tenha medo de configurar ele.

Se vc prefere para aprender é melhor usar apenas Hibernate, e controlar suas transações na mão. Tem artigos aqui no guj que mostram uma classe HibernateUtil que vai lhe ajudar…

Eu lembro de ter visto no blog da caelum um vídeo mostrando como usar JPA/Hibernate no Eclipse, é bem legal se vc achar.

Realmente, não entendi. :roll:

Foi devido ao “aprender” que fiz a sugestão. O vraptor ali no meio não atrapalha e somente abstrai a parte chata dos servlets. De resto são tecnologias básicas que você deve saber (jsp/jstl) e operações como controle de transações do hibernate a mão que você citou. Daria até pra dizer “vai para o jdbc”, mas acho que saber hibernate é mais vantajoso.

OLá, cara ja trabalho com java pra web a alguns anos, ja usei html + javascript e servlets, depois jstl, e struts, hoje utilizo gwt ext em minhas aplicações, de uma olhada é uma execelente alternativa pra web, posso dizer que a produtividade aumenta muito e poupa você de ficar escrevendo javascript manualmente, porque mesmo com strus ou jsf vc não escapa totalmente de utilizar um pouco de css e javascript na mão…

o gwt e gwt-ext aceleram o processo de desenvolvimento, o software fica todo com ajax… e você so trabalha em java, não precisa de linguagens de scripts…

[quote=khaoz][quote=brunomalmsteen]
Eu gostaria de algo que me ajudasse a definir o flow da aplicação, entende?
[/quote]

Realmente, não entendi. :roll: [/quote]

Khaoz, Na verdade eu quis dizer - fazer o flow das minhas páginas web. Eu vi que o spring web flow faz isso, mas realmente, to com medo de tanto xlm na minha frente.

[quote=toncarvalho@gmail.com]OLá, cara ja trabalho com java pra web a alguns anos, ja usei html + javascript e servlets, depois jstl, e struts, hoje utilizo gwt ext em minhas aplicações, de uma olhada é uma execelente alternativa pra web, posso dizer que a produtividade aumenta muito e poupa você de ficar escrevendo javascript manualmente, porque mesmo com strus ou jsf vc não escapa totalmente de utilizar um pouco de css e javascript na mão…

o gwt e gwt-ext aceleram o processo de desenvolvimento, o software fica todo com ajax… e você so trabalha em java, não precisa de linguagens de scripts…

[/quote]

Cara, estou consideranto o gwt, como fica a parte de abstração dos dados utilizando gwt?

[quote=ricardolecheta]Este “controle” já é o VRaptor, o Struts, JSF ou outro que vc escolher, não se preocupe com isto. A vantagem do VRaptor por exemplo é que uma classe java normal pode ser chamada diretamente da web sem necessidade de complexidades extras.

Spring MVC nem pensar. De todos os frameworks web ele é o que mais precisa de XML. Veja um Controller do Spring e depois compara com um do Struts 2 ou VRaptor2 para ter uma idéia da diferença. Eu gosto do Click, é um dos mais simples: http://incubator.apache.org/click/

Beehive ainda não tá muito difundido…
JSF é legal aprender por que é um padrão… muita gente não usa, mas tem que saber.

O Spring é bom em muitas outras coisas, como container IoC (se vc já estudou isto) e para gerenciar as transações da sua aplicação. Mas se você está começando é melhor fugir do Spring, a não ser que não tenha medo de configurar ele.

Se vc prefere para aprender é melhor usar apenas Hibernate, e controlar suas transações na mão. Tem artigos aqui no guj que mostram uma classe HibernateUtil que vai lhe ajudar…

Eu lembro de ter visto no blog da caelum um vídeo mostrando como usar JPA/Hibernate no Eclipse, é bem legal se vc achar.
[/quote]

Valeu Ricardo, vou dar uma olhada…

Cara, não gostei o gwt-etx não… na verdade, nem configurar direito eu consegui…

O que voces acham do extjs?