HELP - JFreeChart lento e com problema de reinderização

Olá Pessoal,

Estou utilizando o JFreeChart para um projeto meu, onde o objetivo é Ler um arquivo e plotar gráficos, principalmente TimeSeriesCollection e XYPlot.

Os gráficos no qual eu utilizo são baseados no tempo, linha X representa o tempo e a Y os valores q ocorrem no tempo…

Segue os problemas que tenho com o JFreechart

  1. tenho arquivos com mais de 50.000 registros, para plotar todos esses registros fica muuuuito lento, então ploto de 5.000 em 5.000 registros e navego no tempo para mostrar os demais registros… essa navegacao tb fica lenta, menos lenta pq ao navegar removo todos os eventos e depois os adiciono…

  2. barra vertical que acompanha o mouse chartPanel.setHorizontalAxisTrace(true) se perde ao realizar um ALT+TAB, onde sai e entra na tela, ficam varias barras verticais plotadas.

Pessoal, tem algum Expert em JFreechart aqui no forum que possa me dar um consultoria?
Ou, existe alguma outra API semelhante ao JFreeChart e com as mesmas quantidades de gráficos e funcionalidades que o JFreechart possui? Pode ser inclusive paga essa API tb…

JFreechart é free, tem vários gráficos, mas nao tem mais suporte e está descontinuado… nao tem mais atualizacoes…

Se alguém puder me dar um help, agradeço…

Grande abraço.

Alguma Dica?