Help layout matisse

Pessoal trabalho com Netbeans desenvolvendo aplicacoes DESKTOP, e sempre tenho problemas na hora de criar a tela. utilizo o FREE DESIGN por me dar melhores condicoes na hora de criar um layout e tal… porem sempre tenho um problem nele qdo preciso acrescentar um componente a mais depois de a tela ja pronto… eu mexo um comp pra cima, os outros perdem td, posicao, tamanho, um vai pro outro lado do form o outro desce, 3 sobem, 4 descem , o resto estica a tela… essas coisas…

tem uma maneira mais facil de criar as telas sem ter essa dor de cabeca caso precise alterar ou “to fudid$$$” mesmo?? ehehe

valwu

Se houver componentes “encaixados” (normalmente à direita ou abaixo) num outro componente que você mexer, normalmente acontece esse problema desagradável de eles irem para posições inadequadas. Para evitar isso eu aumento o tamanho do formulário de modo que haja bastante espaço livre, arrasto para esse espaço livre os componentes que seriam afetados pela movimentação do primeiro componente, movimento finalmente o primeiro componente, e depois recoloco na posição inicial os componentes que pus no espaço livre. Um pouco trabalhoso, mas até agora tem resolvido bem.