Help netbeans (JcomboBox) + jpa(toplink) + postgrsSql

Pessoal qdo eu tento add alguma informaao q esta em um JComboBox com acentuacao ele me retorna o seguinte erro::

[quote]Internal Exception: org.postgresql.util.PSQLException: ERROR: could not convert UTF-8 character 0x00e2 to ISO8859-1
Error Code: 0
Call: INSERT INTO db_notas.tb_imovel_documento (ds_tp_alienacao_imovel, ds_circunscricao_imovel, nr_registro_imovel, vl_alienacao_aquisicao_imovel, nr_registro_anterior_imovel, nm_area_imovel, ds_regiao_imovel, nr_area_imovel, ds_tipo_imovel, nr_ato_imovel, nr_lote_imovel, tp_construcao_imovel, nr_numero_imovel, nm_valor_consta_imovel, nm_endereco_imovel, ds_itbi_consta_imovel, sg_estado_imovel, ic_avaliacao_imovel, ds_indicador_fiscal_imovel, nm_orgao_emissor_avaliacao_imovel, nm_alienacao_imovel, vl_avaliacao_imovel, nr_gui_itbi_imovel, nm_complementro_registro_anterior_imovel, nr_aliquota_imovel, cd_cep_imovel, vl_itbi_imovel, nm_bairro_imovel, dt_vencimento_avaliacao_imovel, ds_complemento_imovel, dt_recolimento_itbi_imovel, dt_alienacao_ivovel, vl_venal_imovel, tp_imovel, ds_observacao_imovel, nm_cidade_imovel, nr_quadra_imovel, nm_complementro_registro_imovel, tp_alienacao_imovel, cd_livro_imovel, cd_documento, cd_livro_anterior_imovel) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)
javax.persistence.RollbackException: Exception [TOPLINK-4002] (Oracle TopLink Essentials - 2.0.1 (Build b09d-fcs (12/06/2007))): oracle.toplink.essentials.exceptions.DatabaseException
bind => [234, 2342, 55, 2, 3, 1 - Não, 3 - Rural, 4.0, dasdsa1, 55, 12, 0 ? Construção Averbada , 21, 0 - Sim, asdas, 0 - Sim, 5, null, 4, null, 21 - Distrato de Negócio, null, null, 3, null, 4, null, 5, null, 2, null, 2008-11-05, null, 67 - Casa , null, 5, 12, 22, 5 - À vista, 1, 19, 1]
Query: InsertObjectQuery(br.com.dnasolution.entity.TbImovelDocumento[cdImovel=null])
Internal Exception: org.postgresql.util.PSQLException: ERROR: could not convert UTF-8 character 0x00e2 to ISO8859-1
Error Code: 0
Call: INSERT INTO db_notas.tb_imovel_documento (ds_tp_alienacao_imovel, ds_circunscricao_imovel, nr_registro_imovel, vl_alienacao_aquisicao_imovel, nr_registro_anterior_imovel, nm_area_imovel, ds_regiao_imovel, nr_area_imovel, ds_tipo_imovel, nr_ato_imovel, nr_lote_imovel, tp_construcao_imovel, nr_numero_imovel, nm_valor_consta_imovel, nm_endereco_imovel, ds_itbi_consta_imovel, sg_estado_imovel, ic_avaliacao_imovel, ds_indicador_fiscal_imovel, nm_orgao_emissor_avaliacao_imovel, nm_alienacao_imovel, vl_avaliacao_imovel, nr_gui_itbi_imovel, nm_complementro_registro_anterior_imovel, nr_aliquota_imovel, cd_cep_imovel, vl_itbi_imovel, nm_bairro_imovel, dt_vencimento_avaliacao_imovel, ds_complemento_imovel, dt_recolimento_itbi_imovel, dt_alienacao_ivovel, vl_venal_imovel, tp_imovel, ds_observacao_imovel, nm_cidade_imovel, nr_quadra_imovel, nm_complementro_registro_imovel, tp_alienacao_imovel, cd_livro_imovel, cd_documento, cd_livro_anterior_imovel) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)
bind => [234, 2342, 55, 2, 3, 1 - Não, 3 - Rural, 4.0, dasdsa1, 55, 12, 0 ? Construção Averbada , 21, 0 - Sim, asdas, 0 - Sim, 5, null, 4, null, 21 - Distrato de Negócio, null, null, 3, null, 4, null, 5, null, 2, null, 2008-11-05, null, 67 - Casa , null, 5, 12, 22, 5 - À vista, 1, 19, 1]
[/quote]

alguem sabe como arrumar isso??

meu banco esta como latin1, se eu digitar acentuacao dentro de um edit vai normal. agora de dentro do combo nao vai

valeu

Bom, estranho se funciona com um componente mas nao com o outro…

como vc esta passando a informação do JComboBox para o responsável por persistir os dados?

qual o campo que ta com problema na acentuação?

Se possível, faz um teste com uma aplicação separada, cria um banco com uma tabela so, com 2 campos, e testa o componente… as vezes, o problema nao é com o componente, mas outra coisa, que por coincidência está dado com os dados que tem acento.

Posta mais informação ae

Entao cara pra tu ver como e sinistro… eu digito por exemplo “Em construção” em um edit, ele salva normal… dai eu listo esse valor em um jcombobox(recuperando do banco) ele mostra normal. e qdo eu mando salvar ele da erro tanto se eu colocar o valor do jcombobox na mao como pegar de um db

Pois é…
Mas como vc esta passando o valor do combo para a persistencia?

por exemplo:

String item = combo.selectedItem();

MeuObjeto objeto = new MeuObjeto();
objeto.setValor( item );

DAO.getInstance().salvar( objeto );

considerando que vc preencha um objeto com os dados, e depois passe para o seu DAO, ou para o EM posteriormente, e que os valores do combo sejam String.

Vc preenche o combo com que tipo de dado? com um objeto que tem o toString implementado ou preenche o combo ja com String, como o exemplo acima?

VLW

entao cara… das duas maneiras… tanto como recuperando a string (para um combo com valores pre-definidos) como para um objeto q eu pegue do banco (por exemplo lista de cidade) e salve

Cidade cidadeSelecionada = (Cidade) jcbCidade.getSelectedItem()

É kra… vendo pela mensagem aí que vc recebeu, e pela forma que vc ta fazendo, eu nao tenho te falar nada que ajude… teria que ver o código todo…

Mas tenta fazer o que te falei… isola todas as variaveis possiveis…

Faz o teste em uma aplicação separada…
e ve se realmente o problema é com acentos em um combo…

Boa sorte ae