:roll: [b] Estou me preparando p/ a certificação SCJP 1.4 e gostaria de saber se o livro “verde” é bom, estudei por ele e um pouco do “Java em 21 dias”, com o conteúdo dos books consigo passar? Quais dicas vcs dão para as 3 semanas q antecedem o exame? material, simulados, etc…
Acho que o conteúdo em geral é suficiente, mas é necessário prestar muita atenção nos detalhes que só são ressaltados em textos específicos para a certificação. Desta forma, é importante você fazer vários mocks para se familiarizar com eles.
Um site muito bom é o JavaRanch. A lista de links para mocks dele está em http://www.javaranch.com/mock.jsp
Se você quer apenas passar, isto é, atingir a nota mínima (que é beeem baixa), talvez passe.
Mas se quiser aproveitar essa oportunidade da prova para aprender a fundo, conhecendo os detalhes da linguagem, que em minha opinião é o que mais vale a pena em se tratando de estudar para certificação!, então só esses livros não bastam!
É aquela história… Passar no exame é fácil, todos passam! Se essa é a sua preocupação, relaxa! Agora, são poucos que realmente sabem aproveitar esse exame como uma forma de ganhar muito conhecimento.
Ou você acha que vai estudar tanto assim, sobre esse assunto, depois de ter o certificado? Por iso, muitas vezes, é uma oportunidade única!
Gerson K.
luiz_ross
Essa é pra quem comprou o livro da Kathy Sierra. Demorou muito pra chegar o livro(quem comprou pela net)?
duardor
Ae …
Fiz a prova ontem e estudei por uma pancada de pdfs de livros que soh tratam de certificação e mesmo assim achei algumas sintaxes da prova estranhas( principalmente no q se refere a classes anonimas e threads).
Acho q os mocks que rodam ai pela net sao bons mas no q se refere a threads e collections na prova cobra MUITO mais…
Eh isso…
Abraços
Alexandre
Fala pessoal…
entrei para mandar um tópico mas como o assunto sobre
certificação ja estava rolando, resolvi aproveitar…
Seguinte, estou estudando para certificação, e sabia e sei que a
parte de threads, o pessoal sempre fala que é mais difícil…
estou com um mock que fala sobre a propriedade [color=“red”]“DAEMON”[/color], alguém poderia me explicar o q é
isso, ou passar algum link q explique esta propriedade e de uma
boa explicação sobre threads para certificação!!!
valeu…
Alexandre Martins.
Rafael_Steil
A sua aplicacao nao termina enquanto houver threads rodando. Porem, se o ultimo thread que sobrar for um “daemon”, entao a aplicacao pode terminar. Voce configura um thread como deamon usando o metodo setDaemon(true).
Rafael
Gerson
“Alexandre”:
Fala pessoal…
entrei para mandar um tópico mas como o assunto sobre
certificação ja estava rolando, resolvi aproveitar…
Seguinte, estou estudando para certificação, e sabia e sei que a
parte de threads, o pessoal sempre fala que é mais difícil…
estou com um mock que fala sobre a propriedade [color=“red”]“DAEMON”[/color], alguém poderia me explicar o q é
isso, ou passar algum link q explique esta propriedade e de uma
boa explicação sobre threads para certificação!!!
valeu…
Alexandre Martins.
Em termos simples, um daemon é nada mais que uma thread que é executada em segundo plano, aproveitando o tempo livre do processador (por isso, tem baixa prioridade!), e oferece serviço às outras threads em execução. O GC é um exemplo!
Gerson K.
N
net_sandro
Que papo é esse colega ? Todos passam ? Se for assim esse certificado não vale nada ! E eu paguei muito caro por ele.
Você já fez alguma certificação MS ? Isso sim é que é fácil.
Rafael_Steil
Mas isso eh verdade: a pessoa soh nao passa no exame se for muito burra. O minimo de acerto eh 52%, uma taxa extremamente baixa.
Na minha opniao, a Sun deveria subir o minimo para 70%.
Mas dizem as mas linguas que o que ela quer eh que tenha um grande numero de pessoas certificadas.
Rafael
marciolx
Concordo, só de ter que desembolsar uma boa grana em um bom livro e no voucher do exame, já não é nada fácil.
marciolx
Corrigindo…
Concordo [que não é fácil]
Gerson
Que papo é esse colega ? Todos passam ? Se for assim esse certificado não vale nada ! E eu paguei muito caro por ele.
Você já fez alguma certificação MS ? Isso sim é que é fácil.
Vale sim, tudo tem seu valor. Por exemplo, pode valer mais que aquele que não tem, já que certificação não é o mais importante (ele não é um comprovante de experiência, não é um comprovante de produtividade, etc.)! Mas a questão é que passar no exame, hoje em dia, é realmente fácil para quem estudou um pouco. E estou falando em ser aprovado no exame, nem que seja com a nota mínima para passar. E é por isso que, na hora de estudar para a certificação, é importante levar em conta outros ganhos além do título, como já mencionei na mensagem anterior.
Nunca fiz certificação da MS, apenas as da Sun voltados pra Java (SCJP e SCWCD). Depende muito de qual certificação, não dá pra comparar assim! E já ouvi dizer que MCP é realmente mais fácil que o SCJP 1.2, mas já o MCSE e o MCSD, por exemplo, não parece ser nada trivial assim não. Você já fez um desses dois pra contar como foi?
Gerson K.
Bani
O meu chegou em 3 dias úteis (pedi em uma quinta e chegou na segunda). Mas claro que depende muito de onde você comprar e, sendo um site internacional, do tipo de transporte que escolher.
Quanto à prova de programador ser fácil, qualquer um que estudar um pouco passa sim. Mas não é o tipo da coisa que por exemplo um programador de C que só tem uma vaga idéia de Java vai passar, porque em muitas questões caem detalhes da linguagem. Mas de qualquer forma, é recomendável estudar “o suficiente”, porque o preço do voucher não é barato para correr o risco de ser desperdiçado.
E quando às provas da M$, não sei quando vocês fizeram, mas dizem por aí que andaram deixando um pouco mais difícil agora.
Alexandre
Vanessa,
por acaso tem aonde comprar o livro de certificacao da Kathy Sierra
aki no Brasil? Alguma livraria, online, q seja???
[]'s
Alexandre Martins.
Bani
Em estoque acho que vai ser um pouco difícil, mas tem várias que importam por encomenda, como a Tempo Real e a Livraria Cultura.
O ISBN do livro é [telefone removido]
luiz_ross
Na livraria cultura pelo menos, ta falando que entregam em até seis semanas. Eu mandei um e-mail pra eles perguntando se tinham pra pronta entrega porque eu vou pagar a vista e vou comprar direto na loja do conjunto nacional.Esperar 6 semanas sinceramente eu não tenho muita paciência não. Acho que hoje eles retornam pra mim se tem ou não tem, se tiver eu posto pra galera aki.
boaglio
Mais difíceis? Acho q não…
Conheço um cara que conhece bastante de VB (e nada de .NET),
fez a prova de VB .NET e passou numa boa.
Bani
VB.NET não é tão diferente assim de VB 6…
Criaram algumas coisinhas a mais, tipo controle de exceptions, mas continua sendo o velho VB…
Parece que as mais “estruturais” ficaram mais difícieis, tipo as de Windows e tal.
(nossa, uma mensagem só pra falar de coisas Microsoft… credo!)
Gerson
“Bani”:
VB.NET não é tão diferente assim de VB 6…
Criaram algumas coisinhas a mais, tipo controle de exceptions, mas continua sendo o velho VB…
Parece que as mais “estruturais” ficaram mais difícieis, tipo as de Windows e tal.
(nossa, uma mensagem só pra falar de coisas Micro$oft… credo!)
Achei que muita coisa mudou sim…
O próprio .NET framework fez com que VB.NET mudasse MUITO em relação a versão anterior, principalmente em relação ao suporte a Programacao Orientada a Objetos, Tipo de dados (por causa da compatibilidade exigida da CLR), Threading, etc.
Quem já usou VB, sabe bem o que era uma classe (na verdade, um “class module”). E nunca teve herança. Polimorfismo costumava ser implementando de uma forma que meu deus! E, como a Bani citou, a parte de Exception Handling era realmente desastrosa (Resume Next, goto…). Tudo isso mudou, e, finalmente, para melhor (para alguns “pior”).
Aqueles que estavam “presos” no VB6 terao uma certa dificuldade de migrar para a nova versão (bom, isso é comum nas ferramentas da MS…)
Gerson K.
E
EddiE
Estou querendo tirar a certificação no final do ano e vou aproveitar muito para conhecer mais sobre a linguagem ao invés de estudar apenas para passar. Concordo que a nota de corte é baixa e deveria ser mais alta.
É verdade que dá para fazer a prova sem o curso? Um amigo meu certificado disse que ele passou fazendo apenas a prova e estudou usando os livros CORE JAVA.
duardor
Bom fazer a prova ateh sem estudar e passar nao eh dificil nao, mas o q vale eh o processo de estudar para a prova…
Soh como exemplo eu nao sacava nada de Threads dai eu estudei pra prova e logo uma semana depois de fazer a prova eu precisei de utilizar Threads em um trabalho da faculdade… ou seja foi muita sorte eu ter estudado bastante Threads, pois sem isso nao conseguiria fazer o trabalho em Java , teria q usar C (No builder ainda!!!) …
Eh isso
T+