Estou com um super problema, tenho que entregar um trabalho ainda hoje, tem que fazer um diagrama de classes a partir de um modelo ER + o caso de uso, o diagrama é bem pequeno, mas estou iniciando nessa parte, preciso de ajuda URGENTE!!
eu nao sei fazer muito bem um diagrama de classes. Montei até onde consegui. queria que alguem validasse ele… e podesse me indicar se existe algum erro. por isso passei o msn junto.
Estou enviando o modelo ER + o caso de uso e por último está o diagrama que fiz até o momento.
(olhei so para o diagrama de classes q vc fez…pulei o resto)
vc tem Uma classe Funcionario e outra Aluno, com 4 campos repetidos…aki eu te falo para criar uma super-classe, PESSOA , por exemplo, com os campos q são comuns as 2 tbls…nessa tbl PESSOA eu colocaria tb o login e senha, já q as suas 2 classes tb continuam fazendo associacao com essa classe LOGIN…
dentro de LIVRO vc tem atualizaLivro…quem atualiza o livro? o proprio Livro?! :?
entao as classes aluguel e reserva que também tem um método de “atualiza” estao erradas também? :?
outra coisa… todos os atributos da classe funcionario iriam para essa super classe PESSOA… posso deixar a classe funcionario sem nenhum atributo?:
[quote=leobbg]entao as classes aluguel e reserva que também tem um método de “atualiza” estao erradas também? :?
outra coisa… todos os atributos da classe funcionario iriam para essa super classe PESSOA… posso deixar a classe funcionario sem nenhum atributo?:[/quote]
em um primeiro momento deixa sem atributo…pode ser que mais tarde venha a ter mais propriedade, ai é só vc incluir…
QUEM atualiza o livro?! o Funcionario ou o Aluno!?
outra coisa, vc sabe o conceito de agregação e composição?!
do jeito q está o Aluno para existir, TEM Q ESTAR ASSOCIADO a algum Aluguel… :? Neste caso, ao meu ver, deveria ser uma associacao “simples”…(lembrando q eu nao sei qual a sua logica, estou olhando apenas o DC)
para livros e aluguel é a msm coisa, nao seria “nao existe aluguel sem q haja livro”?