Bom vamos la pessoal, uma perguntinha basica.
Com relação a herança das classes, se eu tiver uma classe1 que herda de classe0, e essa classe0 tem um construtor, o construtor de classe0 eh herdada por classe1 ??? É necessário sobrescrever o mesmo construtor de classe0, ou pode-se colocar construtores diferentes?
e jeve e matheus esperem um pouco pra responder senão jaacaba com a brincadeira =)
cya!
Os construtores não são herdados…
Os construtores da classe filha devem ser declarados de forma explicita, mas dentro do contrutor da classe filha, pode invocar o construtor da classe pai, utilizando a palavras “super()”. Lembrando q “super()” deve ser o primeiro comando do construtor.
Olha um exemplo:
Consideramdo funcionario sendo a classe pai e gerente a classe filha…
(soh os construtores)
public funcionario(String n, double s){
nome = n;
salario = s;
}
public gerente(String n, double s, double b){
super(n,s);
bonus = b;
}
eh isso…
na classe filha, vc pode chamar o construtor da classe pai, explicitamente (atravez da palavra super, esse deve ser o primeiro comando do construtor da classe filha), ou implicitamente, sem chamar super(), ou seja, o construtor da classe pai SEMPRE sera executado, ele n sera sobre-escrito pela classe filha, pois o construtor da classe filha ira chamar o construtor da classe pai…
legal… agora, esse código ai vai dar erro, ehehehe
[code]
public class Father {
public Father( int a ) {}
}
class Son extends Father {
public Son()
{
super();
}
}[/code]
…heahea, quem diz o pq?
[quote=“matheus”]legal… agora, esse código ai vai dar erro, ehehehe
[code]
public class Father {
public Father( int a ) {}
}
class Son extends Father {
public Son()
{
super();
}
}[/code]
…heahea, quem diz o pq? :)[/quote]
Com certeza vai dar erro, pois no construtor da classe Son vc está tentando chamar o construtor sem parâmetros da super classe Father, mas nesta classe vc definiu um construtor com parâmetro, então o compilador não gera o construtor default que é sem parâmetro, portanto, dará erro de compilação…
OBS: Pessoal… voltei a ajudar aqui no portal… esses dias estava terminando meu TCC… mas entreguei ontém (11/06/2004) e vou apresentar terça agora…
opa! massa! boa sorte na apresentação! coloca o logo do Portal no canto do slide haehaehaeh :lol:
Mudando um pouquinho de assunto do tópico, mas por falar em tcc, eu tenho q escolher o meu tema…
tinha dois em vista:
-Avaliação de ferramentas de aplicações distribuidas em java(j2ee) utilizando software livre;
(seria avaliar o eclipse+lomboz e ver se a economia de não ter q pagar licença vale a pena em grandes projetos, ou se eh melhor pagar pelo jbuilder e ter uma maior facilidade de desenvolvimento…)
Mas cheguei a conclusão q eu precisaria aprender muito de j2ee para fazer isso e eu soh sei usar servlet e jsp…
outro seria fazer um estudo de casa da utilização de java nos robos da nasa q foram para marte, considerando que eu perticipei de pesquisar em robotica na facul…
Acho q vou fazer esse segundo…
Gostaria de ver o comentario de vcs…
Qual foi o tema do seu Javateco??
Valew…
O meu foi um Editor de Autômatos voltada a especificação de animações gráficas… vou explicar… O meu orientador, defendeu no seu mestrado, uma nova forma de tratar animação quadro-a-quadro… onde a animação é criada a partir de um autômato com saida, mas especificadamente uma Máquina de Mealy… onde nas saídas do automato são associadas imagens. Portanto, através do processamento de uma fita, é gerada a animação…(Para entender do que estou falando é necessário conhecer os conceitos de Autômatos)…
Atualmente, para se especificar um ator no modelo definido pelo meu orientado, tinha que ser através de um arquivo XML, onde o usuário especifica todas as informações do automato e tal… mas esta forma não é amigavel para o usuário… então o objetivo do meu TCC foi criar um programa em Java em que o usuário cria um ator (automato com saida, onde nas saidas são adicionadas imagens) de maneira gráfica e o mesmo gere este arquivo XML automaticamente… tipo um Flash da vida (claro que não tem toda complexidade de um Flash)… mas resumidamente é isso…
Ficou muito legal… utilizei padrões de projeto para desenvolver o programa… e tal…
[quote=“jujo”]e jeve e matheus esperem um pouco pra responder senão jaacaba com a brincadeira =)
cya![/quote]
pq nao??? Tua sorte que só vi o post agora. hehehehe :razz: :razz:
T+