Olá, boa noite,
Estou com duvidas de como utilizar uma classes de formulario.
sou iniciando em desenvolvimento em Java, completamente habitada em Delphi, e iniciando projeto em Java, como fazer?
Tenho classes do tipo Paciente, Medico…
classe ListaPadrao, a qual eu necessito utilizar para as outras classes Paciente, Medico…
Para não criar varias copias de classes Lista
Ex: ListaPaciente, ListaMedico…
Agradeço a atenção dispensada, a minha duvida desde já!
Att.
Cláudia Patrícia de Andrade
3º Ano de Processamento de Dados
Deste modo as classes Medico e Paciente são herança da class ListaPadrao,
Espero que seja essa a sua dúvida, se não for explica melhor… [/quote]
Desde quando um Paciente e um Medico passam na regra IS-A (É-UM) com relação a ListaPadrao? (Pelo menos eu nunca vi um medico que se pareça com uma lista :))
Bom pessoal, o que acontece, é que eu tenho duas classes diferentes, medico e paciente.
tenho uma classe(formulario) ListaPadrao, onde é visualizado apenas dois ou tres atributos da classe.
bom, para eu não ter que fazer farias listas (listaPaciente, listaMedico), gostaria de obter este formulario atraves de herança, a ListaPadrao, onde no menu, qdo chamar paciente, abrirá a tela de ListaPadrao (paciente)
Espero ter explicado melhor o que necessito fazer!
Att.
Cláudia Patrícia de Andrade
3º Ano de Processamento de Dados
Se eu bem entendi você quer fazer uma classe ListaPadrao que trate tanto de Médicos quanto de Pacientes sem ter de reescrever código algum?
Se sim, repense as 2 classes, Medico e Paciente e descubra a interface comum e a abstraia, seja através de interface java ou através de uma superclasse. Um exemplo:
public class Pessoa {
private String nome;
private String endereco;
private String telefone;
//getters e setters
}
public class Medico extends Pessoa {
//seu codigo vai aqui
}
public class Paciente extends Pessoa {
//seu codigo aqui
}
Fazendo dessa maneira, voce pode tratar Medico e Paciente como Pessoas e se for o caso de montar uma tela de Listagem de Nome/Endereco/Telefone, voce poderia ter uma classe que trate tanto de médicos quanto de pacientes:
class ListaPadrao {
public ListaPadrao(List<Pessoa> lista) {
//codigo
}
}
O código tá bem resumidão e porco, mas acho que é suficiente para pegar a ideia.
Espero ter ajudado.