Herança em JSF para centralizar regras básicas

24 respostas
L

Bom dia a todos,

Sou Analista de Sistema e na empresa estamos iniciando um novo projeto, optamos por JSF + JPA + primefaces.
Tenho conhecimento de Java, porém sempre trabalhei com JSE. Por conhecer os problemas de evolução de sistemas tento garantir a facilidade de manutenção dos cadastros de forma homogenia.

Por isso gostaria de me informar se existe a possibilidade de implementar algo como sempre fiz no JSE.
Imaginem o seguinte, a tela de listagem ou a cadastro possuem características muito similares, eu sempre tive um ancestral visual (JFrame) que implementava as questões básicas e criava filhos que especializavam os métodos. Na realidade o filho passa simplesmente o ?Class? do objeto que será instanciado e proveria as informações para listagem e cadastro.

Muito bem, quando chequei no JSF me deparo com o problema conceitual. XHTML não é um JFrame, não é orientado á objeto. Como posso fazer que um xthml ancestral utilize de um BEAN que receba através dos seus filhos as informações necessárias para preencher as informações visuais?

A visão da ideia seria assim:

|XHTML_BASICO| usa --> |BEAN_BASICO|
^ ^
| Herda | Herda
|XHTML_PESSOA| usa --> |BEAN_PESSOA|

No final das contas como fazer um xhtml herdar e um BEAN genérico ser dinamicamente modificado por um filho?

Grato por qualquer ajuda.

24 Respostas

Hebert_Coelho

De certo modo existe. Chama Facelets.

url=http://uaihebert.com/?p=1596]JSF Mini Livro - Dicas, conceitos e boas práticas[/url]

Te aconselho muuuito estudar o JSF antes de começar a desenvolver.

L

Obrigado pela resposta, mais talvez não tenha me compreendido.

Eu já conheço JSF e sei que é possível, reutilização de código com o facelets.

A pergunta é como fazer este mecanismo com um Bean que será ofertado pelos filhos (os XHTML que usam o template).

fabiozanardi

isso mesmo,

o xhtml_basico seria o template da aplicação, e o conteudo de “pessoa” ficaria no xhtml de pessoa.