Herança entre eventos em componentes

2 respostas
aajjbb

Bom dia, estou com o um problema em como implementar de maneira eficiente, que todos os componentes gráficos que eu precisar ‘JButton etc’ tivessem o mesmo comportamento de eventos.

Minha primeira ideia foi criar uma classe abstrata que implementaria todos os eventos que eu quero sobrescrever e depois, criar novas classe como ‘JButtonEspecial’ que extende essa classe especial com e que contem(composição) um JButton.

Esta ideia funcionou, mas não me parece a mais elegante, existe alguma outra maneira mais sucinta e mais ‘OO’ ?

Obrigado.

2 Respostas

E

Acho muito esquisito ter um botão que não derive direta (ou indiretamente) de JButton, já que não iria conseguir usar um editor visual qualquer (como o WindowBuilder do Eclipse, ou então o NetBeans).
Acho que deveria ser ao contrário - você ter uma classe que deriva direta ou indiretamente de JButton e que tenha, por composição com essa classe que tem os comportamentos padrões desejados.
Note que isso é relativamente mais fácil e mais compatível com os editores visuais.

aajjbb

mas, eu tambem preciso desse mesmo comportamento de action listeners e mouse listeners em outros componentes como JTextFields e JRadioButtons, eu terei que repetir o mesmo codigo nos eventos desses novos componentes que estendem JTextFields e outros, não ?

Criado 30 de julho de 2012
Ultima resposta 30 de jul. de 2012
Respostas 2
Participantes 2