Herança JSF

2 respostas
J

Gostaria de saber se existe alguma maneira de criar forms utlizando JSF, que trabalhe dinamicamente, como se fosse uma herança de tela, se eu criar por exemplo uma grid que eu so passe as informaçoes e as colunas das quais aquela grid que já vai ter seu estilo, tamanho, cor e tudo mais já definido no seu “form pai”.

Se alguem souber ou principalmente tiver algum exemplo…

Grato

2 Respostas

Grinvon

O mais perto dessa herança que você fala seria na verdade a criação de templates, onde eu pudesse criar um arquivo template de Facelets e atribuir algumas propriedades em comum, dessa forma, para cada tela minha eu chamaria esse template, passando algumas informações, reduzindo dessa forma, a quantidade de linhas de código repetidas nas páginas.

barbon

Olá,

Não podemos esquecer que JSF é um framework web, sendo a VIEW web (para definiação do estilo, formato e cor na web) deve ser definido através do já “tradicional” CSS. Isso se deve ao fato de que quem “trabalha” com esta camada do projeto seria um designer, especializado em layout e muito provavelmente em CSS.

No caso de criar uma estrutura de layout em JSF (Java), sobrecarregaríamos o programador com tarefas de ajustes de layout, por mais Herança ou qualquer outro conceito de OO, que garantiria a ele produtividade.

Até!

Criado 30 de julho de 2010
Ultima resposta 30 de jul. de 2010
Respostas 2
Participantes 3